Quer ser missionário na BYU-Pathway Worldwide? Saiba como
A BYU-Pathway Worldwide é uma instituição de ensino superior on-line e de baixo custo. De acordo com o site www.byupathway.edu, a missão dessa instituição é desenvolver discípulos de Jesus Cristo que são líderes em suas casas, na Igreja e em suas comunidades.
Como tudo começou
Em 1971, cerca de 50 anos atrás, Henry B. Eyring se tornou presidente do então chamado Ricks College. Durante seu primeiro discurso como presidente, ele afirmou que o Ricks College encontraria “maneiras para que esta faculdade atenda jovens cujas necessidades são moldadas por uma grande variedade de culturas e situações, e que podem não ser capazes de vir a este campus”.
Quase 30 anos depois, em 1998, David A. Bednar fez comentários semelhantes em seu discurso de posse como presidente do Ricks College.
“Será necessário para nós … servir cada vez melhor os milhares de estudantes que temos no campus e, ao mesmo tempo, estender a mão para abençoar a vida de dezenas de milhares de jovens santos dos últimos dias em todo o mundo.”
Em 2009, o cumprimento das palavras de Henry B. Eyring e David A. Bednar aconteceu quando a BYU-Idaho lançou o Pathway, também conhecido como PathwayConnect, um programa on-line de um ano, com custo reduzido, oferecido aos alunos onde quer que eles morassem, sem necessidade de frequentar um campus universitário.
O Pathway cresceu e passou de atender 50 estudantes nos Estados Unidos em 2009 para servir mais de 14 mil em mais de 60 países em 2016.
Então, em 2017, o Pathway mudou para sempre quando a Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou a criação de uma nova organização de ensino superior em toda a Igreja, agora chamada de BYU-Pathway Worldwide.
Em 2022, a BYU-Pathway Worldwide atende a mais de 61 mil estudantes anualmente em mais de 180 países. Os certificados e diplomas são oferecidos em parceria com a BYU-Idaho e a Ensign College.
A BYU-Pathway Worldwide no Brasil
O Brasil é um dos países onde o número de alunos da BYU-Pathway cresce a cada ano. O primeiro grupo de alunos do Pathway começou em 2014 em Sorocaba e com 20 alunos. No ano seguinte, 19 novas localidades foram abertas para grupos do Pathway.
Em 2018 aconteceram os primeiros encontros virtuais para que mais pessoas pudessem ter acesso a BYU-Pathway. Em 2019, foi lançado o EnglishConnect 1, 2 e 3 para que mais pessoas pudessem estudar inglês e assim ter acesso a BYU-Pathway. Hoje, o Brasil tem mais de 7.500 estudantes e muitos alunos ex-alunos que alcançaram sucesso profissional por meio do programa.
Com o crescimento do programa no Brasil, a BYU-Pathway está em busca de voluntários para serem missionários de serviço tanto para servir como facilitador do EnglishConnect quanto para ser facilitador dos grupos da BYU-Pathway.
Entre os pré-requisitos para ser facilitador de ambos os programas estão a fluência em inglês, ser membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ser portador de uma recomendação para o templo e ter disponibilidade de 8 horas semanais para servir.
Como ser um facilitador da BYU-Pathway Worldwide
Se um candidato tem interesse em servir como facilitador da BYU-Pathway Worldwide, ele pode se inscrever por meio desse formulário. Após a inscrição, a candidatura é analisada e a pessoa passa por um processo de aprovação eclesiástica e treinamento, para então estar preparada para iniciar sua missão, onde ela terá a oportunidade de ministrar os alunos e facilitar os encontros semanais que são chamados de gatherings.
A Sister Camila Passos é uma das missionárias da BYU-Pathway no Brasil e reconhece as bênçãos de ser ex-aluna da BYU-Pathway e do serviço voluntário como facilitadora do programa em sua vida.
“A minha história como missionária da BYU Pathway Worldwide começou muito antes do meu chamado formal. Sempre sonhei em estudar na BYU e quando eu soube que teria a possibilidade de estudar do Brasil foi como um sonho realizado!
Depois de dois anos estudando inglês sozinha, prestei a prova para o EnglishConnect 3 o que ajudou a aumentar meu nível de inglês para me inscrever no curso do PathwayConnect. Em 2021 recebi meu certificado de conclusão do Pathway.
Durante o PathwayConnect tive tantas pessoas me ajudando a ser bem sucedida, instrutores, missionários, mentores e tutores, que surgiu em meu coração um profundo desejo de retribuir tudo o que fizeram por mim.
Em maio de 2023 vi um anúncio no Instagram informando que eles estavam precisando de novos missionários e apliquei para servir. Após uma entrevista com a equipe, fui designada para servir por dois anos como facilitadora das turmas e tem sido uma das experiências mais transformadoras da minha vida!
Servir na BYU aumentou minha capacidade de ser uma melhor discípula de Jesus Cristo, meu relacionamento com o Pai Celestial está muito mais próximo. Uma das maiores alegrias do meu chamado é poder ajudar os alunos que estão fazendo o curso do PathwayConnect a serem bem sucedidos, receberem o mesmo apoio que eu recebi e ver eles conseguindo começar sua graduação. Durante as reuniões de zona da missão aprendo muito com meus líderes a liderar como o Salvador e cuidar das pessoas um a um.”
O Presidente Dallin H. Oaks, primeiro conselheiro na Primeira Presidência ensinou que “temos o encargo de usar nosso conhecimento em benefício da humanidade”. Assim, a Sister Passos, junto a outros missionários, cumpre as palavras do Élder Oaks, e por meio de seu serviço e conhecimento abençoa a vida daqueles a quem serve.
Para saber mais sobre o programa e como ser um voluntário, siga a BYU-Pathway Worldwide em suas contas oficiais no Instagram, Facebook ou acesse byupathway.edu.
Veja também: Pathway Connect: TUDO o que você precisa saber para estudar em uma universidade internacional