Eu sempre fui um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ponderei várias vezes sobre como eu me visto. Sempre me perguntava a razão de eu não vestir certas roupas e por que é tão importante para os “mórmons” — ou melhor dizendo, para os membros da Igreja — se vestirem de forma recatada e evitarem roupas mais reveladoras.

Vale lembrar que o termo “mórmon” foi usado por muito tempo, mas hoje seguimos a orientação do próprio Senhor de usar o nome completo da Igreja, pois é Ele quem deve estar no centro de tudo o que fazemos.

Devo mencionar que membros da Igreja não são forçados a se vestirem de uma forma específica, e não há ninguém na Igreja medindo os decotes ou altura de vestidos.

roupas, recato
Imagem: Pexels

Um conselho

A Igreja simplesmente aconselha os membros sobre como o recato é um princípio importante motivado pela fé, mesmo que a crença popular diz que vestimentas recatadas são antiquadas, bregas e controladoras. Como membros da Igreja, acreditamos que o recato não é somente sobre as roupas que usamos, mas também uma atitude de “humildade e decência.”

Desde muito tempo atrás, eu fui ensinada que eu sou uma filha do Rei, nosso Pai Celestial, nosso Deus. Assim, aprendi que Ele me criou em Sua própria imagem e semelhança, e que Seu amor por mim e todos os Seus filhos é infinito. Aliás. estas são apenas algumas das crenças fundamentais da Igreja de Jesus Cristo e elas são centrais no princípio do recato.

Na Igreja, acreditamos que como filhos e filhas de Deus temos uma herança espiritual de divindade. Quando nos vestimos com recato, reconhecemos e honramos essa linhagem divina. Também acreditamos que nossos corpos são criações sagradas de Deus e que devemos cuidar deles como algo precioso.

Nossos corpos são o lar de nosso espírito. Nossos corpos podem criar uma nova vida. O corpo humano é capaz de fazer coisas incríveis. Quando reconhecemos essas coisas, e vemos nossos corpos como sagrados, nós os protegemos e os respeitamos na maneira que nos vestimos.

A Igreja também aconselha que a maneira que nos vestimos pode influenciar nossos pensamentos, comportamentos e decisões. Em nossa vestimenta, aparência, e maneiras, devemos nos esforçar para representar bem nosso Salvador Jesus Cristo e Sua Igreja.

A Igreja nos encoraja a evitar o desleixo e a manter uma aparência limpa e organizada. Isso mostra consideração por nossa identidade espiritual e o respeito que temos por nós mesmo e outras pessoas.

duas amigas num grupo de jovens conversando sobre crenças
Imagem: ChurchofJesusChrist.org

Expressão de nosso comprometimento

Nossa vestimenta é uma expressão de nosso caráter e em diversas maneiras, nosso comprometimento com Deus. As roupas que vestimos podem falar muito sobre nossa atitude, sobre como vemos a nós mesmos, e como queremos que os outros nos vejam. A maneira como nos apresentamos envia uma poderosa mensagem para outras pessoas. Na Igreja, o recato é sobre nos vestirmos de uma maneira que honra nossas crenças religiosas e convênios.

Tendo dito tudo isso, aqui vai uma verdade.

Não falo pelos outros — falo por mim quando digo que praticar o recato tem sido um desafio. Também não digo que sou recatada 100% do tempo. Eu amo moda e às vezes fico provando centenas de roupas. Confesso que algumas vezes eu fiquei desolada por não achar algo que eu gostava que fosse nos padrões.

Entretanto, recato sempre foi muito simples. Limitei meu guarda-roupa e gastei alguns reais a mais na costureira, mas resumo recato em uma palavra: respeito. Respeito por mim mesma, respeito por meu corpo, repeito pelas outras pessoas, e principalmente respeito pelo meu Pai Celestial.

Eu escolho me vestir com recato não por ser uma regra, mas porque meu testemunho é maior do que alguns vestidos bonitos. Recato, para mim, é sobre minha disposição de priorizar minhas crenças.

Em suma, ao honrar a Deus e Jesus Cristo eu me sinto feliz. Nenhum vestido, shorts ou blusa faz com que valha a pena desistir disso.

Fonte: Third Hour

Veja também