fbpx

5 maneiras de purificar a mente de pensamentos impuros

Muitos cristãos lutam com essa questão, especialmente em nosso mundo altamente tecnológico. No entanto, tomar o controle dos nossos pensamentos é essencial. Provérbios 4:23 diz:

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

O “coração” citado nesta escritura inclui a mente e tudo que procede dela. Alguém disse que cada pecado que cometemos é cometido duas vezes – uma vez em nossos pensamentos e novamente quando agimos devido a esses pensamentos. É mais fácil livrar a nossa vida de pecado se o atacarmos quando ainda no início (em nosso pensamento), em vez de esperar que se torne enraizado em nossas vidas por nossas ações e, em seguida, tentar retirá-lo.

Há também uma diferença entre ser tentado (um pensamento entrando na mente) e pecar (meditar e desfrutar de um mau pensamento). É importante compreender que quando um pensamento entra em nossa mente, nós o examinamos com base nas escrituras e determinamos se devemos continuar por esse caminho ou rejeitar o pensamento e substituí-lo por outro.

Se já permitimos que um hábito se forme em nossa vida de pensamento, torna-se mais difícil mudar o caminho de nossos pensamentos, assim como é difícil pegar um carro de um barranco profundo e em uma nova pista. No entanto, não é impossível!

Aqui estão algumas sugestões para tomar o controle de nossos pensamentos e nos livrar de pensamentos errados:

1)   Sejamos constantes em guardar os mandamentos

Sejamos constantes em guardar os mandamentos, de modo que quando um pensamento pecaminoso entrar na mente (uma tentação) seremos capazes de reconhecê-lo pelo que é e saber o rumo a tomar. Jesus no deserto (Mateus 4) respondeu a cada uma das tentações de Satanás com a Escritura que se aplica à direção que Ele sabia que sua mente devia tomar, em vez de partir para o caminho do pensamento pecaminoso. Quando tentado a satisfazer sua necessidade física (transformar pedra em pão),

Ele recitou a passagem sobre a importância de confiar em Deus. Quando tentado a servir a Satanás a fim de obter a glória do mundo, Ele trouxe a passagem que diz que devemos servir e adorar somente a Deus e falar da glória que pertence a Ele e aos que são Seus. Quando tentado a testar Deus (para ver se Deus realmente estava presente e iria manter as Suas promessas), Jesus respondeu com passagens que enfatizam a importância de crer em Deus sem ter que vê-lo demonstrar a Sua presença.

Citar as Escrituras em um momento de tentação é uma chave poderosa, que abre as portas do céu e iluminam nosso caminho. No entanto, precisamos conhecer as escrituras, antes de a tentação chegar. Em outras palavras, precisamos fazer nossa escolha antes que a ocasião se apresente, porque caso a ocasião se apresente, saberemos exatamente como proceder.

Assim, um hábito diário de estudar as escrituras, de uma maneira significativa é essencial. Se estivermos conscientes de que um mandamento está sendo particularmente difícil, lei da Castidade ou Palavra de Sabedoria, por exemplo, precisamos estudar e memorizar escrituras que lidem com essas questões.

2)      Busquemos a companhia do Espírito Santo

Todos os membros da Igreja têm direito ao dom do Espírito Santo e todas as pessoas, mesmo os que não são membros da Igreja, têm direito a influência dele. O Espírito Santo, nos ajuda a fazer as melhores escolhas. Ele nos ajuda a escolher que caminho seguir. Verdadeiramente, o Espírito Santo nos santifica. Santificar algo significa torná-lo puro e sagrado.

O Espírito Santo pode nos ajudar a nos tornar puros e santos ao trabalharmos para sermos mais parecidos com nosso Salvador Jesus Cristo. João Batista, que batizou Jesus Cristo, ensinou que Cristo batizaria as pessoas “com o Espírito Santo, e com fogo”. O fogo é usado como uma maneira de remover impurezas. O Espírito Santo é comparado ao fogo porque tem uma influência purificadora em nossas vidas, que nos ajuda a nos tornar dignos de viver com Deus um dia.

3)   Não devemos alimentar as nossas mentes com o que promove pensamentos pecaminosos

Esta é a ideia de Provérbios 4:23. Devemos guardar o nosso coração – o que permitimos que entre ou permaneça nele? Jó 31:1 diz: “Fiz convênio com os meus olhos; como, pois, atentaria numa virgem?” Romanos 13:14 diz: “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.” Assim, devemos evitar revistas, vídeos, sites, conversas e situações que nos induzam a cair. Também devemos evitar passar o tempo com aqueles que nos incentivam a seguir esses caminhos errados.

Também pode ser interessante: Perguntas e respostas: “Ainda é adultério mesmo que seja somente em pensamento?”

4)   Substitua pensamentos pecaminosos, por bons pensamentos e boas ações

Devemos seguir a Cristo, substituindo os pensamentos pecaminosos por atividades e pensamentos sadios. Este é o princípio de reposição. Quando tentado a odiar alguém, podemos substituir esses pensamentos de ódio com ações divinas: fazemos o bem para eles, falamos bem deles e oramos por eles (Mateus 5:44).

Ao invés de roubar, devemos trabalhar duro para ganhar dinheiro, para que possamos buscar oportunidades para dar aos outros em necessidade (Efésios 4:28). Quando tentado a cobiçar uma mulher, tiramos o nosso olhar, louvamos a Deus pela maneira como Ele nos fez e então pense nela como uma irmã (1 Timóteo 5:2).

A Bíblia fala muitas vezes de se “despojar” de ações e pensamentos errados, e em seguida de se “revestir” com ações e pensamentos divinos (Efésios 4:22-32). Simplesmente buscar remover os pensamentos pecaminosos sem substituí-los com pensamentos puros deixa um campo vazio para Satanás vir e semear as suas ervas daninhas (Mateus 12:43-45).

5)   “É só você murmurar o hino que mais gostar”

O hino “Murmure seu hino favorito”, é uma grande dica para afastar pensamentos impuros. Vamos à letra:

“Se em sua mente penetrar um negro pensamento

Um bom conselho vou lhe dar aqui neste momento

É só você murmurar o hino que mais gostar

Expanda o som e o coração e comece a cantar

Se sua língua quer soltar palavras bem zangadas

Você a pode controlar e ser apaziguada”

Se tivermos em mente, a letra de nosso hino favorito, quando tivermos um pensamento ruim, poderemos começar a cantar, mesmo que mentalmente. Se fizermos isso, o pensamento ruim irá embora.

Obviamente, há muitas dicas úteis para afastar pensamentos impuros. Se você tiver outras dicas, compartilhe conosco. Lembre-se sempre de que Cristo caminha conosco. Ele pode sempre nos ajudar.

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Assista a reportagem da Band sobre a dedicação do Templo de...
Por que estabelecer metas na metade do ano

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *