fbpx

Recato: o que é, por que vivemos e por que (ainda) é importante

Minha avó costumava contar uma história que aconteceu na Universidade Brigham Young em Provo, Utah. Se realmente aconteceu ou é apenas uma lenda urbana, ninguém sabe afirmar.

Na época em que ela era uma estudante na década de 1940, todas as mulheres eram obrigadas a usar saias na altura do joelho ou mais longas para ir à universidade todos os dias, independentemente do clima.

A história conta que durante uma semana de inverno durante as provas finais de dezembro, uma jovem que ia para a universidade decidiu enfrentar a nevasca com calças compridas e quentes em vez da saia.

Quando ela chegou, o porteiro notou que ela estava vestindo calças e disse que ela não poderia fazer a prova porque ela estava violando o código de honra.

Ela precisaria ir para casa, vestir uma saia e voltar “devidamente vestida” para poder fazer sua prova.

A mulher estava chateada, mas também era inteligente. Então, ela entrou no banheiro, tirou as calças compridas, colocou na mochila e abotoou o casaco comprido até a panturrilha.

Alguns minutos depois, ela voltou ao balcão, agora aparentemente vestida de forma adequada.

Presunçoso e satisfeito consigo mesmo por ter feito as regras serem cumprir, o jovem entregou a prova à mulher. E ela fez a prova de blusa, casaco comprido e calcinha.

Acho que todos podemos concordar que este incidente, real ou não, demonstra onde a intenção de recato estava olhando além da marca.

Ainda assim, o princípio do recato é aplicado hoje e representa muito mais do que o comprimento da saia de uma mulher.

Como você se veste afeta a maneira como você se comporta

Moça Recato Moda

O panfleto Para o Vigor da Juventude diz: “a maneira como você se arruma e se veste influencia o modo pelo qual você e outras pessoas agem”.

Você já viu adolescentes vestidos roupas formais? Moças usando vestidos longos e rapazes vestindos ternos?

Esses mesmos jovens podem ter passado o dia todo usando leggings e bermudas de basquete, mas há uma diferença notável em como eles se comportam vestidos com roupas formais.

Ainda não está convencido? Como você se sente quando não tira pijama o dia inteiro e quando está vestido e pronto para o dia?

A maneira como nos sentimos é afetada pela forma como nos vestimos e a maneira como nos comportamos é afetada pela forma como nos sentimos.

O recato está ligado a situação em que nos econtramos

Embora o princípio do recato seja um princípio verdadeiro em todas as circunstâncias, “recato” pode significar coisas diferentes em circunstâncias diferentes.

Um maiô sem decote é modesto na praia ou na piscina. Mas um maiô modesto seria totalmente indecente para usar em uma aula de português na escola.

Um vestido formal modesto pode não ser apropriado para a igreja, assim como um smoking modesto não é apropriado para o templo.

Os noivos entram no templo vestindo suas camisas e calças ou seus ternos e podem vestir seus smokings após a cerimônia de selamento no templo.

Por que? Porque recato não significa apenas cobrir seu corpo. Também inclui se vestir, aparecer e se comportar de uma maneira que não seja auto-engrandecedora ou auto-indulgente.

Um smoking no templo desvia a atenção das cerimônias sagradas que ocorrem e o aponta diretamente para o homem que o veste.

Da mesma forma, até mesmo vestidos de noiva “modestos” costumam ser usados ​​​​após – não durante – a cerimônia. O foco de todos deve estar nos convênios, não nnos trajes, nas ações, não no vestido.

Pode ser interessante: Certas musicas não são para os discípulos de Cristo

O que é recato?

A irmã Silvia H. Allred, ex-primeira conselheira na Presidência Geral da Sociedade de Socorro, ensinou: “o recato envolve vestuário, linguagem, pensamentos e conduta pessoal,”. Ela relacionou o recato com humildade.

“O conceito de sermos humildes em nosso modo de vestir também foi expresso em Doutrina e Convênios 42:40: “Que não haja orgulho em teu coração; sejam simples todas as tuas vestes”. Será que isso significa que não podemos nos vestir com elegância? Não, devemos vestir-nos de modo adequado para a ocasião, mas não devemos consumir nossos recursos para comprar marcas de grife ou para vestir sempre a última moda”.

Mais do que cobrir a pele

O recato tem mais a ver com nossas intenções do que com nosso guarda-roupa. Por exemplo, em Tópicos do Evangelho, sugere-se que as mulheres que desejam usar brincos “usem apenas um par de brincos modestos”.

Não está sugerindo aqui que as mulheres usem brincos que forneçam algum tipo de cobertura corporal. Em vez disso, considere como o recato é usado ao falar de uma “casa modesta” ou de um “estilo de vida modesto”.

“Brincos recatados” incluiriam qualquer um que complementasse minha aparência sem chamar atenção indevida para o meu corpo.

Quando me visto e vivo com recato, procuro ser mais parecida com o semblante o Senhor dentro. Estou aqui para compartilhar Sua mensagem ou estou tentando me tornar a mensagem?

Uma casa modesta atende às necessidades da minha família sem fazer um show ostensivo para meus amigos, familiares e vizinhos.

Eu uso este vestido simplesmente porque eu gosto? Ou eu gosto da atenção que recebo ao usá-lo?

Estou comprando este carro porque gosto dele? Atende minhas necessidades? Ou nutre o meu orgulho quando os outros o invejam?

O apóstolo Robert D. Hales disse: “Ser recatado é ser humilde, e a humildade convida o Espírito a estar conosco.”. Ele continuou: “Se nos vestirmos com o intuito de chamar atenção, não convidaremos o Espírito Santo”.

Então, sim, ser recatado inclui como nos vestimos. Mas apenas porque a maneira como nos vestimos pode expressar as intenções do nosso coração.

“Muitas vezes se fala em recato em termos de vestimenta e aparência, mas o recato abrange muito mais do que a aparência externa”, disse a irmã Elaine S. Dalton, ex-presidente geral das Moças.

“É uma condição do coração, é uma manifestação exterior de conhecimento e compromisso interior, é uma expressão de que entendemos nossa identidade como filhas [e filhos] de Deus”.

O recato se aplica a todos nós

A jovem que vestiu calças para ir à universidade estava em busca de atenção? Ela estava tentando nutrir seu orgulho? Certamente não.

Ela se vestiu adequadamente para a ocasião – uma nevasca cruel de Provo. Isso até ela tirar as calças para parecer mais recatada. O verdadeiro recato deve incluir intenção, não apenas regras.

Quer estejamos falando de recato em termos de como nos vestimos, como nos comportamos, como chamamos a atenção para nós mesmos ou como nos apresentamos ao mundo, a necessidade de recato é aplicável a todos, homens ou mulheres, velhos ou jovens.

O recato não é apenas usar blusas de manga e cobrir a barriga. Recato tem a ver com orgulho, humildade e temperança. Isso se aplica a todos nós.

Um reflexo de nosso amor pelo Salvador

Não podemos conhecer o coração ou a intenção de outra pessoa, por isso devemos ter cuidado para não condenar os outros por suas escolhas de vestuário ou aparência.

É claro que devemos julgar por nós mesmos nossas próprias intenções e procurar ser humildes e recatados em nossos próprios comportamentos, mas devemos guardar o julgamento dos outros para o Senhor.

Se tudo o que conhecemos sobre recato são decotes e bainhas, estamos perdendo inteiramente seu princípio mais elevado – que a maneira como nos vestimos e nos arrumamos, como nos comportamos, como chamamos a atenção dos outros para nós mesmos é um reflexo de nosso amor pelo Salvador e do nosso desejo de fazer com que as pessoas se acheguem a Ele.

Que passos podemos dar para nos tornarmos mais recatados em nossos pensamentos, decisões e comportamento?

Fonte: LDS Daily

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *