fbpx

O nome de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias: Uma história resumida

Quando o Cristo ressuscitado visitou os habitantes das Américas antigas, o povo lhe perguntou como eles deveriam chamar a si mesmos.

“Senhor, desejamos que nos digas o nome que devemos dar a esta igreja, porque há controvérsias entre o povo a respeito deste assunto”, perguntou Seus discípulos. A resposta do Salvador foi clara.

“Em verdade, em verdade vos digo: Por que é que o povo murmura e discute sobre este assunto? Não leram as escrituras, que dizem que deveis tomar sobre vós o nome de Cristo, que é o meu nome? Porque por esse nome sereis chamados no último dia.”

Desde a restauração do evangelho de Jesus Cristo por meio do profeta Joseph Smith, este processo de nos chamarmos pelo nome de Cristo tem sido apenas isso—um processo. Aqui está uma história rápida sobre o nome da Igreja.

Também pode ser interessante: A Importância de usar de modo correto o nome do Senhor e de Sua Igreja

6 de abril de 1830

A Igreja de Cristo está oficialmente organizada com seis membros. O nome “Igreja de Cristo” foi inspirado nas escrituras e usado até 1834.

3 de maio de 1834

Uma conferência de líderes da Igreja sustenta uma moção de Sidney Rigdon e Newel K. Whitney de que o nome da Igreja seria alterado para “A Igreja dos Santos dos Últimos Dias”. É altamente provável que esta mudança ocorreu devido à alta frequência do uso de “A Igreja de Cristo” por muitas outras igrejas protestantes.

Oliver Cowdery também comentou sobre os apelidos dados aos Santos dizendo: “O mundo, por desprezo e ridicularização, ou para nos distinguir dos outros, têm sido luxuosos em conceder-nos o título de ‘Mormonita’. Mas não aceitamos o título acima, nem o usaremos como nosso nome, embora possa ser nos dado o dobro do que recebemos até agora.”

Oliver Cowdery continuou afirmando que o termo “Santos” tinha precedência bíblica como um nome para os seguidores de Cristo.

26 de abril de 1838

Quatro anos depois, Joseph Smith recebeu uma revelação do Senhor sobre o nome oficial da Igreja. Agora conhecido como Doutrina e Convênios 115, a revelação afirma:

“Pois assim será a minha igreja chamada nos últimos dias, sim, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.”

Este híbrido do nome original da Igreja e a variação de 1834 já havia ganhado proeminência entre os Santos.

O Professor K. Shane Goodwin afirma que a revelação “sugere que o Senhor está sancionando o nome que seu pequeno grupo de Santos dos Últimos Dias já havia sido inspirado a usar ao trabalhar neste processo de refinamento.

9 de julho de 1843

Joseph Smith usa a frase “Mórmon” e “Mormonismo” várias vezes em um diário. É uma evidência de que os líderes da Igreja tinham diferentes níveis de conforto ao usar os termos de uma maneira positiva; nos próximos anos, os líderes continuariam a usar “Mórmon” e “Mormonismo” tanto em público quanto em privado.

1840 a 1850

Ao longo deste período de tempo, acredita-se que as primeiras menções à “Igreja Mórmon” tenham ocorrido.

Também pode ser interesante: Não somos “mórmons”. Por que alguns continuam a usar esse nome?

1844

Após a morte de Joseph Smith, várias igrejas começaram a se formar. A Igreja liderada por Brigham Young adotou a grafia britânica do nome, usando “Latter-day Saints” (Santos dos Últimos Dias) em vez de “Latter Day Saints” (Santos dos Últimos Dias).

Fevereiro de 1851

Depois que a Igreja foi legalmente incorporada ao “Estado de Deseret”, o artigo “‘A” com letra maiúscula é incorporado ao nome.

Abril de 1918

O Presidente Joseph F. Smith fala com poder sobre a importância do artigo “A” no nome da Igreja, dizendo: “[A Igreja] é a única hoje existente no mundo que pode e legitimamente carrega o nome de Jesus Cristo e Sua autoridade divina.”

Abril de 1966

A letra maiúscula “A” no nome da Igreja é usada a partir deste momento.

Abril de 1972

O Élder Milton R. Hunter usa o termo “Igreja SUD” no púlpito da Conferência Geral pela primeira vez. O termo “SUD” não tem ponto de partida definitivo para o uso em referência aos Santos.

Dezembro de 1995

O logotipo oficial da Igreja (em uso desde 1974) é alterado para ajudar a enfatizar a centralidade de Cristo no ensino da Igreja.

2001

Mormon.org é lançado para ajudar os visitantes interessados na fé a aprender mais.

2010

O site mormon.org o site é completamente renovado para permitir que os membros compartilhem perfis de fé.

Janeiro de 2011

Os primeiros videoclipes para a campanha “Sou mórmon” começam a ser exibidos.  A campanha de divulgação duraria até 2018 e incluía cartazes, anúncios em ônibus, televisão e campanhas na internet.

16 de agosto de 2018

O Presidente da Igreja, Russell M. Nelson, divulgou uma declaração afirmando que:

“O Senhor revelou em minha mente a importância do nome que Ele decretou para Sua Igreja, sim, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Temos muito trabalho pela frente para ficarmos em harmonia com Sua vontade

Nas últimas semanas, vários líderes e departamentos da Igreja iniciaram os passos necessários para fazê-lo. Nos próximos meses, serão disponibilizadas informações adicionais sobre esta importante questão.” Um guia de estilo revisado é lançado.

Outubro de 2018

Presidente Nelson dá um discurso na Conferência Geral, intitulado “O Nome Correto da Igreja”, onde ele afirma, “prometo-lhes que, se dermos o melhor de nós para restaurarmos o nome correto da Igreja do Senhor, Ele, a quem esta Igreja pertence, derramará Seu poder e Suas bênçãos sobre os santos dos últimos dias de maneiras como jamais vimos.”

5 de março de 2019

O site oficial da Igreja se torna ChurchofJesusChrist.org. Mormon.org foi alterado nesse ano para VindeaCristo.org e agora foi fundido em uma seção independente no site oficial.

4 de abril de 2020

Um novo logo da Igreja é lançado, com a estátua de Christus.

O Professor Goodwin testificou que “de uma forma semelhante a de como o Senhor não deu a Néfi e a sua família um navio pré-construído para a sua viagem, os Santos dos Últimos Dias não receberam um nome polido e oficial no início da Restauração. Pelo contrário, eles chegaram ao nome “a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias” através de um processo colaborativo e de revelação que continua até hoje.”

Fonte: LDS Daily

| História da Igreja

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *