fbpx

Os ricos não têm salvação? O que Jesus quis dizer com a história do camelo e da agulha?

“E outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.”

Essa é uma das passagens mais conhecidas das escrituras sobre riqueza e também uma das mais confusas. Por que Jesus compara ricos com camelos, e ele realmente diz que os ricos não chegarão ao céu?

A cena tem lugar na Judeia, onde Jesus acaba de terminar uma ilustração sobre receber crianças em seu Reino. Um jovem rico aproxima-se Dele e pergunta como herdar a vida eterna. Jesus diz ao jovem para guardar os mandamentos de Deus, que o homem rapidamente afirma ter guardado. “Que me falta ainda?” o jovem questiona. (Mateus 19:20)

Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; E vem, e segue-me.”

Quando o jovem ouviu isso, foi embora triste, porque tinha grande riqueza.

Então Jesus disse aos seus discípulos: “Em verdade vos digo que dificilmente entrará um rico no reino dos céus. E outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.” (Mateus 19:21-24)

O que é imediatamente óbvio é que os camelos são demasiado grandes para passarem pelo fundo de uma agulha. É absurdo até mesmo fazer esta sugestão.

Então, qual é o significado desse versículo? Jesus estava realmente dizendo que pessoas ricas não podem entrar no reino de Deus? Vamos examinar mais de perto a passagem para ver o que podemos aprender.

Camelos, agulhas e os ricos

rico camelo e agulha

Se Jesus estava falando de um camelo e de uma agulha, então os ricos estão em apuros. Alguns estudos sugerem que ele pode ter dito algo diferente.

A palavra aramaica para “corda”, kamilon, era quase idêntica à palavra grega para “camelo”, kamelon, que aparece nesse versículo.

Alguns estudiosos dizem que a palavra foi grafada incorretamente e, portanto, Jesus pode estar fazendo uma analogia sobre como enfiar uma corda grossa no buraco de uma agulha, e não um animal grande. Em outras palavras, Ele pode estar se referindo a algo extremamente difícil, mas não impossível.

Outros estudos sugerem que, naquela época, havia um tipo de portão pequeno chamado agulha. Ainda assim, outros insistem que a declaração de Jesus foi tão absurda quanto parece, na verdade referindo-se às nossas mesmas noções de camelos e agulhas.

Existem várias explicações potenciais para o que camelos e agulhas poderiam significar nos tempos bíblicos.

No entanto, todos apontam para a mesma lição: Jesus disse que é extremamente difícil, se não impossível, para uma pessoa rica entrar em Seu Reino.

De fato, quando os discípulos especulam que ninguém pode ser salvo, Jesus responde: “Aos homens isso é impossível, mas a Deus tudo é possível.” (Mateus 19:26)

O próprio Jesus resolve a questão: Ele referia-se intencionalmente a algo impossível.

Pode ser interessante: As tentações de Satanás: uma perspectiva que muda tudo

O jovem rico perdeu sua salvação?

Então, o que significa ser mais fácil para um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um homem rico entrar no Reino dos Céus?

O exemplo dado pelo Salvador produziu o efeito desejado de incredulidade sobre seus discípulos. Os seus discípulos, ouvindo-O, maravilharam-se muito, dizendo: “Quem poderá, pois, salvar-se?”

A declaração do Salvador foi em resposta para a resposta do jovem rico à instrução do Salvador de vender tudo tinha, distribuir aos pobres e segui-Lo.

O jovem foi embora triste porque era muito rico. Todos aqueles que amam as suas riquezas mais do que amam o Salvador acabarão por “ir embora tristes”.

Devemos entender a escritura no contexto em que foi dada. O jovem foi desafiado a escolher entre as suas riquezas e o Senhor. Ele fez uma escolha infeliz.

Isso ficou marcado na mente dos discípulos com a declaração em questão, e quando seus discípulos a ouviram, ficaram extremamente maravilhados, dizendo: Quem então pode ser salvo?

Isto quer dizer que, de fato, aqueles que são ricos não podem alcançar a salvação? De modo algum!

Se olharmos para a escritura acima à luz de outras escrituras, entendemos rapidamente que a salvação se baseia na pureza, não na pobreza. No Livro de Mórmon, Jacó oferece este sábio conselho:

“Pensai em vossos irmãos como em vós mesmos; e sede amáveis para com todos e liberais com vossos bens, para que vossos irmãos sejam ricos como vós.

Mas antes de buscardes riquezas, buscai o reino de Deus.

E depois de haverdes obtido uma esperança em Cristo, conseguireis riquezas, se as procurardes; e procurá-las-eis com o fito de praticar o bem — de vestir os nus e alimentar os famintos e libertar os cativos e confortar os doentes e aflitos” (Jacó 2:17-19).

Pelo amor ao próximo e ao Salvador

É bom considerar aqui que ao distribuir nossos bens a outros, não devemos fazê-lo para nos tornarmos pobres como eles, mas para que eles sejam ricos como [nós].

Assim, ajudar os outros nem sempre é um processo fácil. A ideia é ajudá-los, não apenas distribuir dinheiro a eles. Além disso, a nossa motivação deve ser pura.

Ao dar aos outros, deve ser motivado pelo nosso amor pelos filhos do nosso Pai, e não como um meio de acalmar a nossa consciência ou de satisfazer as expectativas da sociedade.

Henry Drummond comentou em seu belo pequeno tratado intitulado “A maior coisa do mundo”, que:

“É uma coisa muito fácil atirar uma moeda a um mendigo na rua; geralmente é ainda mais fácil do que não fazê-lo. No entanto, o amor é maior pelo que é de valor. Compramos alívio dos sentimentos de simpatia despertados pelo espetáculo da miséria, à custa da moeda. É demasiado barato para nós, e muitas vezes demasiado caro ao mendigo. Se realmente o amássemos, faríamos mais por ele, ou menos”.

Fonte: AskGramps , Food For the Hungry

| Vem, e Segue-Me

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *