fbpx

As tentações de Satanás: uma perspectiva que muda tudo

Jesus aparta Satanás - tentações

Ao estudarmos a passagem encontrada em Lucas 4: 1-21, vemos que Satanás tenta o Salvador em três ocasiões diferentes: transformar pedras em pão, adorar Satanás e pular de um monte para ser salvo por anjos.

Taylor Halverson, professor da Universidade Brigham Young, compartilhou que ter uma perspectiva mais ampla do contexto histórico e do contexto dessa última tentação nos ajudará a entender o significado dela.

O professor Halverson explicou que o pináculo do templo de Jerusalém, o lugar de onde Jesus Cristo tinha que se lançar, era uma plataforma elevada no canto sudoeste do templo.

Neste lugar, todos os dias em diferentes intervalos de tempo, um sacerdote judeu soprava um chifre para lembrar a todos que deveriam orar.

tentações de satanás

Além disso, o templo, além de ser o maior ponto de congregação de fé do Império Romano para milhares de judeus, tinha no lado sul uma grande praça que margeava a via principal para chegar a Jerusalém.

O professor Halverson expressou que se estima que o pináculo daquele templo tinha 50 metros de altura e se encontrava logo acima da praça e da via principal.

“Conhecer sua localização pode aumentar nossa compreensão e apreciação sobre a razão por trás da tentação do adversário ao Filho de Deus.

Imagine o quão ‘viral’ essa história teria sido entre a sociedade judaica se Cristo tivesse saltado do lugar mais movimentado e visível da Terra Santa, o mesmo lugar onde todos os dias todos os judeus eram lembrados do que deveriam fazer para serem salvos”.

Arte: Our Hope por Dan Wilson

O Professor Halverson explicou algo extremamente importante:

“Em vez de procurar fama instantânea, mas sem sentido, Jesus optou pela maneira mais lenta de fazer as coisas andando pelas ruas empoeiradas das pequenas cidades pobres da Galiléia em busca de um coração manso, um de cada vez.

Jesus sabia que a única maneira de convidar verdadeiramente as pessoas a virem a ele era através do amor, do serviço e do ensino, não através de atos sem sentido que não trarão a ninguém esperança, fé ou verdades salvadoras”.

Cristo queria ser nosso Salvador, não uma mera história que se perderia com o tempo. Seu foco não estava tampouco nesta vida, mas na vida eterna com o Pai, na salvação da humanidade graças ao Seu sacrifício expiatório.

Pode ser interessante: Jesus Cristo e Satanás são irmãos?

Fonte: LDS Living

| Vem, e Segue-Me

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *