fbpx

O que a Parábola do joio e do trigo ensina sobre a Apostasia?

“Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.” Mateus 13:24-25

O conhecimento

Como Jesus ensinou aos seus discípulos, Ele costumava usar parábolas para transmitir várias verdades sobre o reino dos céus. Em uma dessas parábolas, Jesus empregou a imagem do trigo e do joio para demonstrar o futuro da Igreja até a Segunda Vinda.

Um homem, que pode ser interpretado como representando o próprio Cristo, “semeia boa semente no seu campo”, e então “dormindo os homens,” Satanás “semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.” (Mateus 13:24-25).

Embora o joio fosse uma praga para a lavoura, o semeador instruiu seus servos:

“Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo ajuntai-o no meu celeiro” (Mateus 13:30).

Embora possa parecer estranho, este curso de ação prescrito foi de fato benéfico porque garantiu que o trigo jovem não fosse perturbado ou destruído antes de estar pronto para a colheita.

De acordo com John W. Welch e Jeannie S. Welch, esta parábola significativa revela as verdades básicas da Grande Apostasia e as maravilhosas bênçãos do plano de restauração e salvação eterna do Pai.

Este ensinamento gráfico de Jesus revela que “surgiriam problemas logo depois de Jesus ter iniciado a Sua Igreja”, enquanto os seres humanos não estavam prestando atenção suficiente e que estes problemas seriam generalizados.

Em particular, a parábola parece abordar “os desafios apresentados pela apostasia na igreja cristã primitiva, nas suas comunidades e nas suas famílias.”

Ao mesmo tempo, torna-se claro que Jesus antecipou profeticamente todos estes desafios e encorajou seus ouvintes para que reconhecessem o joio pelo que realmente eram.

Entendendo a parábola

A natureza profética desta parábola é particularmente evidente à luz da revelação moderna. Em uma revelação dada a Joseph Smith em 1832, aprendemos que:

“O campo era o mundo; e os apóstolos eram os semeadores das sementes; e depois de terem adormecido, a grande perseguidora da igreja, a apóstata, a prostituta, sim, Babilônia, que faz com que todas as nações bebam de seu cálice, em cujos corações o inimigo, sim, Satanás, assenta-se para reinar — eis que ele semeia o joio; portanto, o joio sufoca o trigo e impele a igreja para o deserto.” (Doutrina e Convênios 86:2-3).

Esse joio, um tipo de erva daninha que em seus estágios iniciais de crescimento se parece enganosamente com o trigo, pode ser interpretado como “falsos profetas, falsas doutrinas ou suplentes concorrentes pelo evangelho”, destinados a confundir e enganar o mundo.

Muitos desses falsos ensinamentos poderiam ser tão cuidadosamente construídos de modo a serem difíceis de distinguir inicialmente das verdadeiras doutrinas, pelo menos até que a má natureza de seus frutos se manifestasse no momento da colheita.

Alguns desses joios, as mentiras de Satanás, que também foram fundamentais para “sufocar o trigo e conduzir a igreja ao deserto” foram revelados através do Livro de Mórmon e revelações adicionais dadas a Joseph Smith.

Três passos para a apostasia

No Livro de Mórmon, Néfi viu três passos que levam à Apostasia.

Primeiro, as pessoas tirariam “tiraram do evangelho do Cordeiro muitas partes que são claras e sumamente preciosas” (1 Néfi 13:26; ênfase acrescentada).

De acordo com os Welches, “isso poderia ter ocorrido alterando o significado ou a compreensão dos conceitos ensinados pelo Senhor.” À medida que termos ou conceitos chave foram redefinidos, verdades importantes foram perdidas e tornou-se mais difícil viver plenamente o evangelho.

Em segundo lugar, Néfi foi informado por um anjo de que as pessoas retirariam “muitos convênios do Senhor” (1 Néfi 13:26; ênfase acrescentada).

Veja também: Os ricos não têm salvação? O que Jesus quis dizer com a história do camelo e da agulha?

Além da perda de verdades sobre esses convênios, Néfi indica que algumas pessoas intencionalmente mudariam ou removeriam esses convênios completamente para “perverterem os caminhos corretos do Senhor, cegarem os olhos e endurecerem o coração dos filhos dos homens” (1 Néfi 13:27).

E terceiro, Néfi viu que “foram suprimidas muitas coisas claras e preciosas do livro, que é o livro do Cordeiro de Deus.” (1 Néfi 13:28; ênfase acrescentada).

A corrupção das escrituras ” poderia ter ocorrido pela perda física de palavras ou como consequência de textos ainda existentes não serem mais compreendidos.”

Independentemente disso, o resultado foi o mesmo: sem a luz orientadora dos profetas e a revelação contínua, logo se tornou impossível encontrar a pura verdade do evangelho de Jesus Cristo.

O entendimento de Néfi em uma revelação moderna

Um tipo adicional de tara foi revelado pelo Senhor em 1831:

“Meus discípulos, nos dias antigos, procuraram pretextos uns contra os outros e em seu coração não se perdoaram; e por esse mal foram afligidos e severamente repreendidos. Portanto, digo-vos que vos deveis perdoar uns aos outros; pois aquele que não perdoa a seu irmão suas ofensas está em condenação diante do Senhor; pois nele permanece o pecado maior.  Eu, o Senhor, perdoarei a quem desejo perdoar, mas de vós é exigido que perdoeis a todos os homens.”

Felizmente, embora o joio da contenda sobre questões de ‘verdade’ e ‘doutrina’ tenha sido inicialmente bem sucedido em causar apostasia generalizada, esse não é o fim desta história.

O Senhor, na Sua infinita sabedoria e misericórdia, restaurou a verdadeira Igreja de Cristo, trazendo-a de volta do deserto, por assim dizer.

Por meio de servos escolhidos, ele também restaurou os direitos essenciais do sacerdócio, as chaves e a autoridade, que “continuou através da linhagem de vossos pais”, de modo que os grãos de trigo ainda possam ser colhidos e preservados para sempre (ver Doutrina e Convênios 86:8-11).

O porquê

A parábola do trigo e do joio termina climaticamente com a colheita do trigo e a queima do joio: “no tempo da colheita [o Senhor] dirá aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo ajuntai-o no meu celeiro” (Mateus 13:30).

O mundo terá tempo suficiente para se arrepender e se preparar para este evento, e todos terão a oportunidade, nesta vida ou na próxima, de aceitar o evangelho de Jesus Cristo e exercer fé nele. Até lá, ainda haverá joio a crescer lado a lado com o trigo.

Os problemas continuarão a surgir, e as influências e enganações sedutoras de Satanás serão vistas ao nosso redor.

No entanto, a parábola do trigo e do joio assegura-nos que as pessoas fiéis que podem distinguir entre o trigo e o joio colherão o trigo e que, eventualmente, Cristo virá em juízo justo. Quando o fizer, removerá todos os efeitos de Satanás do mundo.

Vir a Cristo

“O seu juízo estende várias das suas virtudes à medida que estende o seu infinito amor, sabedoria, justiça e misericórdia. Seu julgamento cumpre seu plano determinante, suas promessas do convênio e sua obra e glória eternas”.

Como explicou o Élder Neil L. Anderson,

“Esse será o mundo em que viveremos até o retorno do Salvador, com uma grande porção do bem e uma grande porção do mal em todos os lados. Talvez vocês às vezes não se sintam como uma espiga de trigo forte e madura. Sejam pacientes com vocês mesmos. O Senhor disse que o trigo teria hastes tenras brotando. O Senhor disse que o trigo teria hastes tenras brotando.”

Não importa quão forte seja a nossa fé atualmente ou quão desenvolvidos sejam os nossos testemunhos, Cristo nesta parábola convida todas as pessoas em todos os lugares a virem a Ele e serem salvas.

Ele quer que todos nós escolhamos com retidão e estejamos preparados para a Sua Segunda Vinda, para que possamos ser reunidos e preservados em segurança para a eternidade.

Fonte: Book Of Mormon Central

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *