fbpx

Casa aberta e dedicação | Templo de San Juan Porto Rico

“Eu estava esperando por este templo, e é uma bênção. Sinto-me muito feliz por poder ver que em Porto Rico existe um templo”, disse Nidza Henriquez.

Henriquez tinha 18 anos quando conheceu A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias por meio de missionários que visitaram sua cidade natal, Ponce, ao sul de Porto Rico. O dia 8 de dezembro de 2022 marcará quase 50 anos desde que ela foi batizada como membro da Igreja.

Henriquez recorda com carinho a sua pequena congregação de santos dos últimos dias. Eles se reuniram pela primeira vez em uma Igreja Episcopal, onde a paróquia local lhes deu permissão para se reunir antes de arrecadar os fundos necessários para construir sua própria capela.

Ao longo dos anos, Henriquez teve uma esperança sincera de um dia ver um templo da Igreja de Jesus Cristo construído em Porto Rico.

“Nós (Santos dos Últimos Dias) nunca perdemos a esperança. Eu sabia que o Senhor me permitiria ver o templo (construído) em Porto Rico”, disse Henriquez.

As orações de Henriquez foram respondidas em outubro de 2018, quando o Presidente Russell M. Nelson, da Igreja de Jesus Cristo, anunciou a construção do primeiro templo de Porto Rico em San Juan.

(Ao contrário das capelas onde se realizam serviços de adoração dominicais, os templos são espaços separados reservados aos mais altos sacramentos da fé.)

Hoje, mais de 23.400 santos dos últimos dias vivem em Porto Rico. Para muitos como Henriquez, o Templo de San Juan Porto Rico é um sinal do amor de Deus num momento em que os membros da Igreja mais precisam dele.

Nos últimos cinco anos, Porto Rico foi devastado por uma série de eventos catastróficos. Isso inclui o furacão Maria, um dos piores ciclones a atingir o Caribe, juntamente com dois terremotos e a pandemia de COVID-19, que ceifou mais de 5.000 vidas na ilha.

“Imagine tudo o que passamos com as situações difíceis do furacão Maria, os terremotos e os problemas emocionais que tivemos”, disse Henriquez. “Receber a notícia do templo, de que não precisamos mais viajar para longe (para visitar), é uma bênção maravilhosa.”

Enquanto os templos são locais de adoração para os santos dos últimos dias, Henriquez disse que a casa aberta do templo é uma oportunidade para a comunidade experimentar a paz encontrada dentro de seus muros.

“Estamos contando a todos sobre a casa aberta e a convidando-os. Esta é uma forma de partilharmos com os outros a razão pela qual o templo é tão importante para nós (santos dos últimos dias). Não sabemos quando corações podem ser tocados”, expressou Henriquez.

O Templo de San Juan Porto Rico

Inspirado pela arquitetura colonial espanhola dos marcos históricos do país, o Templo de San Juan Porto Rico é uma estrutura de 649 metros quadrados de um andar que fica em um local de 2,97 acres.

Os padrões de vidro em seu interior foram inspirados em motivos de quatro folhas vistos na arquitetura colonial espanhola. O mesmo padrão é repetido em tecidos da sala de ordenança nas cores azul, ouro, opala branco e verde.

O público é bem-vindo a participar da casa aberta do templo de 1 a 17 de dezembro (exceto aos domingos). A entrada é gratuita. Mais informações podem ser encontradas aqui.

O templo será dedicado pelo Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, em 15 de janeiro de 2023.

O Templo de San Juan Porto Rico é o primeiro no território e o terceiro no Caribe. Templos adicionais estão localizados em Porto Príncipe, Haiti e Santo Domingo, República Dominicana.

Ordenanças

Os santos dos últimos dias consideram os templos os espaços mais sagrados da terra e as casas do Senhor.

Dentro destes edifícios sagrados, os membros fiéis da Igreja fazem promessas a Deus, sentem o Seu espírito e aproximam-se Dele através de cerimónias sagradas chamadas ordenanças. Uma dessas ordenanças é a cerimônia de casamento (conhecida como selamento), que une as famílias para a eternidade.

Para saber mais sobre as várias salas de ordenanças dentro do templo, visite este link.

Esforços Humanitários

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias prestou extensos serviços de resposta a emergências a Porto Rico. Os esforços humanitários aumentaram nos últimos cinco anos, com ajuda de emergência significativa desde que o furacão Maria devastou grande parte da ilha em 2017.

Além da assistência monetária, a Igreja participou de 34 projetos humanitários em Porto Rico desde 2018, abrangendo esforços e suprimentos de socorro a terremotos e ciclones, ajuda de emergência a hospitais e escolas, seca, doenças e assistência de subsistência, bem como apoio psicossocial.

Mais recentemente, em resposta ao furacão Fiona, a Igreja financiou projetos com a Cruz Vermelha Americana, o Programa Alimentar Mundial da ONU, o Rotary Club, o Project Hope, a Fundação Gogo e outras organizações de caridade para fornecer suprimentos médicos, abrigo, água potável, alimentos, saneamento e higiene e assistência financeira para ajudar as pessoas afetadas pelo furacão.

Veja também:
Anunciada a localização de 3 templos no Brasil
Élder Soares faz visita histórica a Porto Rico e Cuba

Fonte: Newsroom

| Templos

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *