fbpx

Élder Soares faz visita histórica a Porto Rico e Cuba

Na semana de 8 a 13 de novembro, o Élder Ulisses Soares do Quórum dos Doze Apóstolos fez uma visita histórica ao Caribe. Ele esteve em Porto Rico e Cuba e sua visita incluiu uma ministração aos santos destes lugares, e encontros com líderes religiosos, governantes e parceiros de ajuda humanitária.

Porto Rico

A visita de minsitração começo em Porto Rico. O Élder Soares estava acompanhado de sua esposa, a irmã Rosana Soares e do Élder Carl B. Cook da Presidência dos Setenta, e sua esposa Lynette Cook. A Área caribe tem por volta de 220 mil membros que vivem em 27 ilhas países ou territórios na região.

“Durante nossa visita a Porto Rico, nos encontramos com membros, missionários e líderes da Igreja na ilha e foi uma experiência extraordinária reconhecer o poder que o evangelho trouxe à vida deles por meio de sua obediência e dedicação”, disse o Élder Soares.

“É um país maravilhoso, uma ilha que tem muitos recursos e um povo muito bom, gentil e amigável.”

O Élder Soares visitou o Plaza Las Americas, o maior shopping center do Caribe, em San Juan, onde foi montada a exposição “Mi Familia. Mi Gente”, uma apresentação sobre história da família patrocinada pela Igreja.

A exposição oferece aos visitantes uma experiência única e inédita de descobrir a origem de seu sobrenome e ser apresentado aos recursos do FamilySearch e outras ferramentas para iniciar sua própria história da família.

Exposição "Mi Familia. Mi Gente" - Porto Rico

 É a primeira exposição desta natureza a ser realizada em Porto Rico e vai até 26 de novembro.

Naquela mesma noite, cerca de 300 santos dos últimos dias das estacas Caguas, San Juan e Toa Baja se reuniram na capela Guaynabo, Estaca San Juan, para um devocional com outros líderes da área e porto-riquenhos.

A irmã Soares falou sobre cumprir as promessas feitas a Deus de receber Suas bênçãos e sobre cultivar tradições familiares justas. Ela também se referiu à necessidade da Igreja de Jesus Cristo no mundo e sua importância no “melhoramento, progresso e felicidade de todos os filhos de Deus”. A irmã Soares disse:

“O fato de termos um testemunho forte hoje não significa que sempre será assim, mas que devemos nos encontrar com frequência para ouvir a agradável palavra de Deus, o que não podemos fazer por nós mesmos, mas precisamos do Igreja.”

Por sua vez, o Élder Soares expressou sua felicidade em visitar a Ilha do Encanto pela primeira vez e elogiou o talento e a graça de seus membros para a música e o canto, dizendo:

“Vou conversar com o Presidente Nelson sobre o Coro do Tabernáculo, porque já encontramos um excelente substituto em Porto Rico. Obrigado por esta bela música!”, arrancando risos de todos os presentes.

Ele se referiu ao exemplo de vida do Presidente Nelson, destacando seus atributos cristãos e convidando todos a imitá-lo e incorporar esses atributos em suas vidas.

“Nunca conheci uma pessoa mais gentil com sentimentos mais ternos do que os do Presidente Nelson. Ele é uma pessoa extremamente paciente e amorosa. Também quero seguir seu exemplo”.

Da mesma forma, considerando as dificuldades que os porto-riquenhos tiveram que enfrentar nos últimos anos devido a fenômenos naturais, alertou sobre a importância de não perder o foco diante das dificuldades e tentações que podem surgir “por causa de uma situação confusa e mundo conturbado”.

Mas que é preciso “seguir os ensinamentos do profeta com bom ânimo, fé e boa vontade, e depois confiar que podemos contar com o poder de Deus em nossas vidas para enfrentar os desafios”.

Ao final de sua mensagem, o apóstolo pronunciou uma bênção especial aos presentes e a todo o povo porto-riquenho, aos quais convidou a “permanecer e edificar o reino de Deus na sua pátria”. E afirmou:

“Viver segundo os princípios do Evangelho e ouvir os ensinamentos de nosso profeta fortalecerão seus espíritos e eles estarão em lugares seguros; não apenas nesta vida, mas também do outro lado do véu. Eu prometo isso a vocês em nome do Senhor Jesus Cristo.”

O Élder Soares e o Élder Cook, junto com suas esposas e outros líderes da Área Caribe, também participaram de uma reunião especial com todos os missionários de tempo integral que servem na ilha.

Antes de deixar o país, eles tiveram reuniões com vários líderes do Governo e da Igreja Católica em San Juan, entre eles o pastor Luis Roig Casillas, assessor do governador e encarregado do Escritório de Bases da Fé do Governo de Porto Rico.

“Meu trabalho neste escritório é servir e conectar essas entidades que compartilham esse mesmo propósito. Conhecemos o trabalho que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem feito em nosso país e estamos abertos e interessados ​​em continuar este relacionamento frutífero que vem sendo cultivada há anos”, disse o Pastor Roig.

Já os líderes da Igreja expressaram “interesse em expandir a cooperação para ajudar os necessitados, não apenas individualmente, mas também em conjunto com outras organizações religiosas e não-governamentais que fazem um trabalho extraordinário na ilha”, disse Herminio Gomez, diretor nacional de comunicação, que acompanhou o Élder Soares e o Élder Cook junto com os membros da presidência da área, os Élderes Eduardo Gavarret, Jorge Alvarado e Moises Villanueva.

Também tiveram um encontro produtivo e fraterno com o vigário geral da Arquidiocese de San Juan, o Reverendo Tomás González, com quem discutiram aspectos comuns que unem a Igreja de Jesus Cristo e a Igreja Católica.

Isso incluía seu interesse pela vida, família, casamento, juventude e serviço de caridade aos mais vulneráveis. Esta foi a primeira vez que um membro do Quórum dos Doze realizou uma reunião com líderes católicos desse nível em Porto Rico.

Cuba

Visita do Élder Soares em Cuba

O Élder Soares foi recebido em um encontro histórico na tarde de 11 de novembro por Luis Tito Quintana, presidente do distrito de Havana Cuba, e Julio C. Acosta, presidente da Missão Santo Domingo Leste, à qual Cuba pertence, marcando apenas a terceira vez um membro do Quórum dos Doze visitou Cuba.

Ele foi precedido pelo Élder David A. Bednar, que dedicou o solo cubano para a pregação do evangelho em fevereiro de 2012, e pelo Élder Jeffrey R. Holland, que visitou a ilha em junho de 2014.

A agenda do Élder Soares incluiu encontros com líderes do governo, entre eles Caridad Diego, chefe da Secretaria de Assuntos Religiosos e deputada da Assembleia Nacional do Poder Popular, com quem discutiu o andamento da Igreja em Cuba, que já conta com cerca de 400 fiéis organizados em três ramos e um grupo que compõem o Distrito Havana Cuba.

“Foi um encontro muito positivo e fomos recebidos de forma muito cordial e amistosa, como bons amigos e colaboradores. Agradecemos muito a colaboração e o apoio prestado à Igreja pelo pessoal do Gabinete de Atenção aos Religiosos A Igreja está avançando de forma constante e estamos muito otimistas com o futuro, especialmente depois desta e de outras conversas que tivemos hoje”, disse o Élder Soares ao sair da reunião.

Por sua vez, as autoridades cubanas destacaram o “espírito respeitoso e de adesão às normas que caracterizam a Igreja e sua atuação no país”, onde, apesar de não ter registro formal, como outras organizações religiosas, goza de “atenção oficial e reconhecimento político do Estado Cubano”, com quem coordena suas atividades.

Visita do Élder Soares em Cuba

O apóstolo, que chegou ao país acompanhado do Élder Eduardo Gavarret, presidente da Área Caribe, e sua esposa Norma Gavarret, visitou vários parceiros humanitários da Igreja, que servem como aliados em seus esforços de socorro para ajudar os mais necessitados no ilha.

Uma das áreas de impacto mais recentes é o município de Pinar del Río, para onde a Igreja enviou ajuda através do serviço de caridade católico “Caritas Cubana” e outras organizações não governamentais locais.

Como parte dessas visitas, o Élder Soares e seus companheiros se encontraram com o Cardeal Juan de la Caridad García Rodriguez, arcebispo de San Cristobal de La Habana, que estava acompanhado por Monsenhor Dionísio Guillermo García Ibáñez, arcebispo de Santiago de Cuba, Rev. Padre Ariel Suárez Jáuregui, secretário adjunto da Conferência dos Bispos Católicos de Cuba; e Migdalia Dopico Paz, diretora da Cáritas de Havana.

É a segunda vez que um membro do Quórum dos Doze se reúne com o arcebispado cubano.

Além disso, o Élder Soares e sua esposa ofereceram um jantar inter-religioso com a presença de líderes religiosos de várias denominações cristãs, incluindo Monsenhor Eloy Ricardo Domínguez Martínez, bispo auxiliar da Arquidiocese de Havana; Pastor Joel Ortega Dopico, presidente do Conselho de Igrejas de Cuba, e outras lideranças representantes da Igreja Católica, da Igreja Presbiteriana Reformada, da Assembleia de Deus e de outras entidades religiosas atuantes no país.

O objetivo desta atividade foi fortalecer os laços de amizade e cooperação, bem como uma maior colaboração entre as igrejas cristãs que operam em Cuba.

“Este foi um encontro proveitoso entre irmãos, no qual pudemos desfrutar de um espírito fraterno, cordial e afeto entre aqueles que professam a fé em Cristo e que esperamos que seja o primeiro de muitos no futuro”, disse o Pe. Ariel Suárez Jáuregui, secretário adjunto da Conferência dos Bispos Católicos de Cuba.

O crescimento da Igreja em Cuba

Visita do Élder Soares em Cuba

Desde suas primeiras reuniões com um pequeno grupo de duas ou três famílias em Havana, a Igreja continuou seu crescimento na ilha por meio da pregação do evangelho por membros fiéis da Igreja, que compartilham o que aprenderam com suas famílias, amigos, e vizinhos.

Hoje, a Igreja conta com cerca de 400 membros organizados em três ramos (Havana, El Cotorro e La Portada) e um grupo em Holguin, no leste da ilha.

Para treinar e fortalecer os líderes e membros da Igreja neste processo de crescimento, o Élder Soares e os líderes de área realizaram uma conferência de distrito especial no fim de semana, com uma sessão para líderes do distrito e uma sessão geral para todos os membros no domingo, 13 de novembro, que contou com a presença de por cerca de 220 pessoas.

A conferência foi realizada nas dependências da Residência San Juan María Vianney, localizada em Vedado, oferecida pela Arquidiocese de Havana.

Durante a reunião com os líderes, visivelmente emocionado e com lágrimas nos olhos, o Élder Soares, que é um convertido à Igreja, expressou o quanto estava ansioso para visitar os santos em Cuba e finalmente seu sonho foi realizado.

“Não pude deixar de me lembrar de minhas primeiras reuniões da Igreja no Brasil com quatro ou cinco famílias em um pequeno espaço alugado no segundo andar de uma padaria. Foi onde aprendi as primeiras lições do evangelho. Um lugar muito simples onde pessoas como vocês, talvez 4 ou 5 famílias reunidas, mas foi para mim um momento de formação para ganhar meu testemunho de Jesus Cristo e ver a Igreja crescer. Nunca poderia imaginar que se tornaria uma igreja forte de 1,5 milhão de membros.”

Da mesma forma, destacou o caráter de “pioneiros” demonstrado por esses primeiros membros da Igreja em Cuba e como o trabalho se basearia no serviço que prestam ao Senhor nestes anos.

“Meus queridos irmãos e irmãs, tenham bom ânimo, apesar das dificuldades que terão de enfrentar, pois o Senhor disse: “Portanto, tende bom ânimo e não temais, porque eu, o Senhor, estou convosco e ficarei ao vosso lado; e testificareis de mim, Jesus Cristo, que eu sou o Filho do Deus vivo, que eu fui, que eu sou e que eu virei” (D&C 68:6).

Batismo durante visita do Élder Soares em Havana Cuba

Antes da sessão geral de domingo, foi realizada uma cerimônia batismal na praia, na qual quatro conversos dos municípios de Havana, Cienfuegos e Bayamo se filiaram à Igreja, incluindo a irmã Rachel de los Angeles, que conheceu a Igreja por meio das redes sociais e recebeu aulas à distância de duas missionárias.

Finalmente, a irmã Rachel viajou mais de 10 horas para ser batizada naquela manhã.

“Somos mais parecidos do que diferentes, somos todos filhos de Deus, viemos da mesma raiz divina, então não há diferença entre nós, somos irmãos e irmãs. Saiba que os governantes sabem quem somos, nos respeitam e valorizam o que fazemos… eles sabem que estamos interessados ​​no bem-estar do povo de Deus e, portanto, a Igreja deve prosperar”, disse o Élder Soares.

Para essa conferência, alguns viajaram até 12 horas de ônibus de Holguin, na parte leste da ilha, para ouvir o Apóstolo do Senhor.

Uma Bênção Apostólica

Visita do Élder Soares em Cuba

Dirigindo-se a todos os membros do distrito, o Élder Soares deixou uma mensagem de esperança para aqueles que vivem em um belo país, mas estão passando por grandes dificuldades, principalmente econômicas, devido à situação sócio-política do país.

Ele enfatizou o papel que as dificuldades desempenham no crescimento espiritual de cada um e convidou os membros a serem uma luz e um exemplo por meio do qual outras pessoas podem conhecer Jesus Cristo, especialmente por meio de uma fé firme no Senhor e do compromisso de guardar Seus mandamentos.

“Por que você tem que sofrer tanto para aprender? Imagine que tudo estava indo bem e que tudo se resolveu na vida… vamos recorrer a Deus? As dificuldades são importantes, elas têm uma função em nossas vidas. Quando passamos dificuldades temos a necessidade de voltar o coração ao Senhor e pedir a Sua ajuda. Nos momentos de maior dificuldade, foram aqueles em que sentimos mais paz e nos sentimos mais próximos de nosso Senhor Jesus Cristo. Certamente, já passamos por momentos difíceis momentos em que sentimos as mãos de Deus nos ajudando nas nossas dificuldades. É preciso ter dificuldades para nos refinarmos e nos tornarmos pessoas melhores, faz parte do plano de Deus. Nas dificuldades podemos sentir o seu abraço, se nos humilharmos, ele nos conforta e nos dá paz, mas devemos nos humilhar, orar e buscar sua ajuda”, ensinou.

Ele também enfatizou a importância de se arrepender, seguir as palavras dos profetas e “colocar o leme de nossa vida no Senhor e em Seu evangelho”, enfatizando a necessidade de cada membro orientar sua vida com base nos ensinamentos do Salvador Jesus Cristo, tanto pelas escrituras quanto pelas palavras dos profetas.

“Se colocarmos o leme na direção certa, iniciaremos nossa jornada na direção que precisamos seguir. É o evangelho de Jesus Cristo que nos permite colocar o leme na direção certa, por meio da fé para viver os princípios de o evangelho. Tudo o que fazemos deve nos levar a Jesus Cristo e se colocarmos nosso leme  Nele, podemos chegar à presença de Deus”, acrescentou.

Finalmente, como parte de sua mensagem, o Élder Soares pronunciou uma bênção apostólica sobre a Igreja em Cuba, dizendo:

“Invoco sobre vocês uma bênção especial de amor e proteção, para que conheçam cada vez mais a vida do Salvador Jesus Cristo, que seus corações se abram e assim conheçam mais sobre Seu sacrifício, reconheçam Suas mãos em suas vidas e prossigam com a força para servir como verdadeiros discípulos com alegria em seus corações. Que sintam Seu amor sobre vocês e que esse amor lhes dê a força de que precisam. Que vocês estejam perto Dele em todos os momentos, tanto no sofrimento quanto na alegria, sempre dando glória ao Pai Celestial pelo amor que Ele tem por todos nós. Que Ele os abençoe para perseverar e os ajude a ter esperança no evangelho de Jesus Cristo, onde vocês podem encontrar a paz necessária. Estou voltando para casa, mas vou estar cuidando de vocês, estarei orando por vocês e pelo seu bem-estar. Vou falar sobre vocês ao nosso querido profeta. Eu amo vocês, continuem firme, o Senhor vai abrir os céus e vai abençoar vocês”, ele concluiu.

Esta visita histórica a Porto Rico e Cuba, duas das ilhas do Caribe Espanhol, é um marco no avanço da Igreja na região, onde vivem cerca de 220.850 membros da Igreja e cujas terras foram dedicadas à pregação do Evangelho, principalmente na década de setenta.

Fonte: Newsroom

| Profetas Hoje

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *