fbpx

A entrevista com o Élder Uchtdorf que nunca foi publicada

O jornalismo é um trabalho acelerado. As notícias de hoje podem ser esquecidas amanhã. Mesmo artigos cuidadosamente elaborados às vezes nunca veem a luz do dia.

Em setembro de 2019, o Élder Dieter F. Uchtdorf deu uma entrevista que nunca foi publicada. Durante uma hora, o Apóstolo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias respondeu às perguntas de um renomado jornalista.

A ocasião foi a visitação pública do Templo de Frankfurt na Alemanha. Mas, como mostra a gravação de áudio, trata-se de mais do que apenas esta casa sagrada.

A conversa gira em torno da fé em Deus e da vontade de servir aos outros, que são, em última análise, sobre Jesus Cristo, de acordo com o ex-piloto-chefe da Lufthansa.

Aperfeiçoados em Cristo

Élder Dieter F. Uchtdorf do Quórum dos Doze Apóstolos com sua esposa Harriet conversando com os jovens após um devocional na noite anterior à rededicação do Templo de Frankfurt Alemanha.

“No Livro de Mórmon, lemos que podemos ser aperfeiçoados em Cristo. Isso não significa que estou livre do pecado. Não, o sacrifício e a graça de Deus me levam à perfeição”, explica o Élder Uchtdorf em uma sala silenciosa no anexo do templo. Aqueles que estão dispostos a se arrepender e tirar proveito da expiação encontrarão respostas para as perguntas difíceis da vida.

O jornalista então pergunta se o Élder Uchtdorf já teve alguma dúvida existencial. O homem de 78 anos responde com um não, mas reconhece: “Não conheço ninguém que não passe por fases com perguntas, perguntas profundas. Fases de duvidar de si mesmo. Isso acontece.”

Ele sempre volta ao básico. “Isso é algo maravilhoso sobre o templo”, enfatiza o apóstolo. “Apontamos para Jesus Cristo, para o Seu papel. Para o propósito da vida. Para o fato de termos um Pai Celestial que nos enviou aqui por uma razão. Especificamente, para que possamos aprender e progredir e entender quem somos”.

Pode ser interessante: Élder Uchtdorf: Vocês são filhos e filhas do maior e mais glorioso ser do universo

Nem sempre há uma resposta

Élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos, conversando com os jovens após um devocional na noite anterior à rededicação do Templo de Frankfurt Alemanha.

O Élder Uchtdorf  não tem uma resposta para todas as perguntas. Se jovens lhe fazem essas perguntas, ele é aberto sobre isso. A certeza falsa não ajuda. As questões muitas vezes dizem respeito à superfície da fé. Mas é o núcleo que é a chave. Amar a Deus e amar o próximo foi como Jesus Cristo respondeu à pergunta sobre qual mandamento seria o mais importante, explica o Élder Uchtdorf.

“É isso que pregamos e conectamos com o serviço”, afirma. “Venha e veja. Venha e ajude. Venha e permaneça”, é sua mensagem para aqueles que estão incertos. É tudo sobre a aplicação, diz ele. É por isso que Jesus também proclamou: “Pelos seus frutos os conhecereis”.

“Se eu aplicar o que Jesus Cristo ensina, recebo meu próprio testemunho”, explica o Élder Uchtdorf. Assim como o Velho e o Novo Testamento da Bíblia e o Livro de Mórmon como um testamento adicional servem como testemunhas de Jesus Cristo, o discipulado pessoal leva ao conhecimento e à confirmação, acrescenta ele. Mesmo quando jovem, ele ficou impressionado com a forma como o evangelho funcionava em sua vida cotidiana. “Uma teologia meramente se deleitando-se com a teoria não teria me fascinado.”

Servir e superar os desafios da vida

Élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos, após um devocional dos jovens na noite anterior à rededicação do Templo de Frankfurt Alemanha.

O Élder Uchtdorf nasceu em 6 de novembro de 1940, em Ostrava, onde hoje é a República Tcheca. Quando criança, ele teve de fugir com sua família duas vezes. Ele também fala sobre isso na entrevista e como os Uchtdorfs foram apresentados à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias por meio de um conhecido de sua avó em Zwickau.

A família inteira filiou-se à Igreja e mudou-se para Bergen-Enkheim e depois para Frankfurt. O Élder Uchtdorf lembra que esses tempos nem sempre foram fáceis. Como uma criança refugiada, às vezes ele era ridicularizado como um “besouro de batata” e desdenhado.

“Durante esses anos difíceis, a Igreja e minha fé foram uma ajuda incrível para mim”, lembra ele. “Senti por mim mesmo o que a mensagem de Cristo pode fazer por alguém”. Aos doze anos, ele foi ordenado diácono e distribuiu o sacramento durante uma sacramental. “Isso me deu uma força interior e me construiu uma ponte para Cristo.”

Pensando no passado, disse o Élder Uchtdorf, as características que ele adquiriu em seus primeiros anos de serviço na ala o beneficiaram mais tarde. “O que vi e vivenciei me ajudou a superar desafios ao longo da minha vida. Isso incluiu a abertura para aprender e a vontade de ajudar os outros.”

Veja também: Élder Uchtdorf: “O Salvador é o Mestre que cura”

Um apóstolo de Cristo

Élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos, conversando com os membros da Igreja no domingo, 20 de outubro de 2019, dia da rededicação do Templo de Frankfurt Alemanha.

Em 1994, ele foi chamado como autoridade geral e deixou para trás sua longa carreira de piloto. “Achei que duraria apenas alguns anos e que sempre viveríamos aqui na Alemanha”, explica o Élder Uchtdorf.

Dez anos depois veio o chamado como apóstolo, um compromisso para o resto da vida. Ele e sua esposa Harriet sempre concordaram que o Senhor não deveria ser preterido. Nenhum deles jamais sentiu que servir na Igreja era um sacrifício. “O que quer que façamos, recebemos bênçãos pelas quais somos gratos”, acrescentou.

“Quando percebemos que viveríamos o resto de nossas vidas em Salt Lake City, Utah, sentimos que seria um sacrifício”, lembra o Élder Uchtdorf. “Nossos amigos estavam aqui [na Alemanha], nossos filhos estavam aqui, suas famílias estavam aqui. E lá seríamos basicamente ‘pais sem filhos’, mas, é claro, dissemos que o Senhor nos chamou e iremos”. Alguns anos depois, a filha deles se mudou com a família para Utah para apoiar os pais.

“O prêmio é a força interior que se ganha”

O Élder Dieter F. Uchtdorf do Quórum dos Doze Apóstolos com seu filho no terreno do Templo de Frankfurt Alemanha.

O redator do jornal então dirigiu a conversa para a Palavra de Sabedoria. Essa revelação ao profeta Joseph Smith inspira as pessoas a manterem sua saúde. O fato de incluir a abstenção de café é particularmente impraticável para os jornalistas, indica o entrevistador.

“Sigo isso porque amo a Deus e percebi que é realmente bom para mim”, responde o Élder Uchtdorf. Quando jovem, ele pensou no que foi prometido àqueles que seguiram a revelação. Eles “correrão e não se cansarão”, diz o livro chamado Doutrina e Convênios. Mas durante seu tempo no exército, ele percebeu que ainda estava correndo atrás da metade de seu batalhão. Muitos dos outros que fumavam como chaminés e bebiam álcool na época, no entanto, não correm tão rápido. Alguns deles não podem mais correr de jeito nenhum. Mas não é disso que se trata.

Aqueles que guardam os mandamentos de Deus nem sempre podem esperar um prêmio. “O prêmio é a força interior que se ganha”, acrescenta o apóstolo. E ele volta a enfatizar os dois grandes mandamentos. “Essa é a base de tudo”, diz ele.

Fonte: Sala de Imprensa – Frankfurt Am Main

| Profetas Hoje

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *