fbpx

Por que Néfi arriscou a vida pelas placas de latão?

placas de latão

Pergunta

Depois que Néfi e seus irmãos conseguiram as placas de latão, onde elas foram parar? As coisas escritas nelas agora estão no Livro de Mórmon? Elas foram retiradas da Bíblia? Se eram tão importantes a ponto de arriscarem suas vidas por elas, por que não é evidente o que estava nelas?

Resposta

Obrigado por suas perguntas. Vamos respondê-las na ordem em que foram feitas.

Para onde foram as placas de latão?

Depois que Néfi e seus irmãos trouxeram as placas de latão de volta para Leí, os nefitas as guardaram e preservaram até Mormom as esconder por volta do tempo em que os nefitas foram destruídos. Sobre elas, Leí profetizou que “as placas de latão jamais seriam destruídas ou escurecidas pelo tempo”.

Leí também profetizou que as placas de latão se espalhariam por todos os povos, embora eu não saiba como essa profecia será cumprida. Mas as placas ainda estão por aí, sob os cuidados de seus guardiões divinamente designados, esperando para cumprir os propósitos de Deus.

placas de latão

As coisas escritas nas placas de latão estão no Livro de Mórmon?

O único material que parece ter sido copiado literalmente no Livro de Mórmon das placas de latão são as citações de Isaías de Néfi e Jacó, as citações de Jacó dos profetas antigos e já não conhecidos Zenoque, Naum e Zenos, os ensinamentos de Leí sobre as palavras do antigo José vendido ao Egito, e a citação de Isaías e dos Dez Mandamentos do livro de Êxodo (ou talvez Deuteronômio) feita pelo profeta Abinádi.

Néfi não fez nenhuma tentativa aparente de usar suas placas para preservar as informações nas placas de latão. Então, apenas uma pequena fração do que estava nas placas de latão, que a propósito foi incluída a partir de referências citando os profetas, chegou ao resumo de Mórmon da história nefita.

O conteúdo das placas de latão chegará até nós um dia, mas as próprias placas de latão e os ensinamentos que elas contêm foram tirados por Néfi para o benefício de seus próprios descendentes, não porque ele estava pensando em nós. As palavras de Néfi para seus irmãos sobre a ordem de Deus para que obtivessem as placas foram as seguintes:

“E eis que é sábio para Deus que obtenhamos esses registros, para que preservemos para nossos filhos o idioma de nossos pais. E também para que lhes preservemos as palavras que foram proferidas pela boca de todos os santos profetas, as quais lhes foram dadas pelo Espírito e poder de Deus desde o começo do mundo, até o tempo presente.”

placas de latão

As placas de latão e a Bíblia

Lembre-se de que as placas de latão eram um conjunto muito extenso de escrituras, certamente maior do que nosso atual Velho Testamento. Assim, as placas de latão, tendo sido retiradas de Jerusalém pouco depois de 600 a.C., estariam sem os livros bíblicos escritos após esse tempo:

  • Primeiro e Segundo Crônicas (abrange o mesmo material encontrado em 1-2 Samuel e 1-2 Reis, mas foi escrito alguns séculos depois)
  • Esdras
  • Ester
  • Alguns Salmos
  • Provavelmente pelo menos parte de Jeremias; Néfi relata que as placas de latão continham “muitas profecias que foram proferidas pela boca de Jeremias”, que estava pregando ativamente em Jerusalém na época em que Leí partiu, mas é provável que mais dos ensinamentos de Jeremias foram registrados após as placas de latão deixarem Jerusalém
  • Lamentações
  • A maioria ou todo o livro de Ezequiel
  • Provavelmente Obadias
  • Daniel
  • Ageu
  • Zacarias
  • Malaquias

Por outro lado, as placas de latão obviamente continham material significativo que simplesmente não temos em nossa Bíblia hoje, como os relatos que nos dão as palavras de Zenoque e de Zenos e os ensinamentos de Naum.

Com tanto conteúdo nas placas de latão, apenas uma fração de seu conteúdo poderia ter sido copiada para as placas do Livro de Mórmon, mesmo que o conjunto inteiro de placas tivesse sido dedicado a essa tarefa.

Deus queria que essas placas fossem usadas para registrar um relato da história dos nefitas, por nossa causa, não para fazer outra cópia das placas de latão. Deus já providenciou um meio para nós termos grande parte das informações contidas nessas placas por meio da Bíblia moderna que foi preservada ao longo dos séculos.

placas de latão

As placas de latão foram retiradas da Bíblia?

As placas de latão não foram retiradas da Bíblia. Pelo contrário, nossa Bíblia moderna e as placas vieram da mesma fonte. Assim, essas placas podem ser consideradas como uma versão mais antiga, mas mais completa, de nossa Bíblia, obviamente faltando os livros que vieram depois que Leí partiu para a terra prometida, mas também contendo muitos livros de escrituras que se perderam para nós hoje.

Se as placas de latão eram importantes o suficiente para quatro homens arriscarem suas vidas por elas, por que não sabemos o que estava escrito nelas?

Nós sabemos o que estava escrito nas placas de latão, pelo menos em linhas gerais. Em 1 Néfi 5:11-14, lemos:

“E viu que continham os cinco livros de Moisés, que faziam um relato da criação do mundo e também de Adão e Eva, que foram os nossos primeiros pais. E também um registro dos judeus, desde o princípio até o começo do reinado de Zedequias, rei de Judá. E também as profecias dos santos profetas, desde o princípio até o começo do reinado de Zedequias; e também muitas profecias que foram proferidas pela boca de Jeremias. E aconteceu que meu pai, Leí, também descobriu nas placas de latão uma genealogia de seus pais; soube, portanto, que ele descendia de José, sim, aquele mesmo José que era filho de Jacó e que fora vendido no Egito e que fora preservado pela mão do Senhor para que pudesse preservar seu pai, Jacó, e toda a sua casa, evitando que morressem de fome.”

Esperamos ter ajudado você a entender melhor o papel das placas de latão na história do povo nefita e como elas foram usadas no conteúdo que temos no Livro de Mórmon.

Fonte: Ask Gramps

Veja também: O que havia nas Placas de Latão e por que Labão as possuía?

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *