fbpx

Perguntas e Respostas: Não soa agressivo chamar a aula da Sociedade de Socorro de ‘debate’?

Pergunta:

Tenho visto em alguns grupos nas redes sociais e também no WhatsApp a disseminação da palavra “debate” ao invés de aula, quando se referem aos minutos que temos nas reuniões da Sociedade de Socorro ou do Quórum de Élderes para conversarmos sobre um discurso da Conferência Geral.

Eu acho um termo um pouco agressivo, já que aprendi que a igreja é um local de aprendizado e não de debates. E sinto que esse “debate” pode levar à imagem de uma batalha de ideias ou de alguém querendo estar certo. Qual é a posição da Igreja sobre isso?

Resposta:

Obrigada por sua pergunta, irmã.

Eu também tenho escutado o mesmo termo quando as pessoas se referem à aula da Sociedade de Socorro ou do Quórum de Élderes. E o que acontece, pelo menos por aqui na minha região, é uma conversa direcionada pela irmã ou irmão que está à frente do grupo, baseada nos discursos da Conferência Geral. 

Geralmente lemos algumas partes do discurso, compartilhamos experiências relacionadas com o tema, falamos o que aprendemos com certos pontos, respondemos perguntas umas das outras e no final, somos direcionadas a pensar em uma aplicação do que aprendemos em nossas vidas.

Talvez o termo “debate” traga um pouco desse sentimento negativo de briga ou de pessoas discordando e se desentendendo, mas os debates que acontecem durante as reuniões devem promover exatamente o contrário. Deveríamos aprender juntos sobre o tema em questão, fortalecer a fé uns dos outros e falar sobre Jesus Cristo.

No site da Igreja, quando buscamos sobre as professoras da Sociedade de Socorro, encontramos o seguinte:

“Jesus Cristo é o Mestre dos mestres. Os membros da Igreja que foram chamados e designados para servir como professores recebem um encargo e uma responsabilidade sagrados de seguir Seu exemplo e ajudar os filhos de Deus a fortalecer a fé no Pai Celestial e no Salvador e de se tornarem mais semelhantes a Eles. Aqueles que são chamados como professores devem ensinar com o poder e a autoridade de Deus (ver Manual 2: Administração da Igreja, 2010, p. 5).

As Professoras da Sociedade de Socorro:

  • Ensinam a doutrina e conduzem debates conforme a designação que receberem da presidência da Sociedade de Socorro.
  • Usam os princípios em Ensinar à Maneira do Salvador.
  • Participam das reuniões de conselho de professores.”
ensina

Como vemos, conduzir esse debate, ou conversa, é uma responsabilidade dos professores, além de seguir os princípios que encontramos no manual Ensinar à Maneira do Salvador e também participar das reuniões de conselho de professores. Mas ter um debate saudável durante nossas aulas não depende somente deles.

Os professores designados precisam seguir as orientações que encontramos no manual, e também conduzir a aula/debate de maneira a promover ações pacificadoras entre os presentes. Mas ao mesmo tempo, nós como participantes desse debate podemos ler o discurso com antecedência, marcar partes que chamaram nossa atenção, ler as escrituras nas notas de rodapé do discurso, ponderar sobre o que aprendemos e muito mais. Quando estamos com nosso coração cheio do Espírito, falaremos palavras edificantes e contribuiremos para um debate muito espiritual.

Então para resumir, usar o termo “debate” ao nos referirmos às aulas é adequado, mas também não tem problema usar o termo “aula”. O mais importante é que durante esses momentos, a discórdia não deve ocorrer. Durante os debates, os professores devem ajudar os irmãos e irmãs a fortalecerem sua fé em Cristo e ajudar a aproximarem-se Dele.

Espero ter respondido. 

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *