fbpx

Por que ser uma mãe imperfeita é um dom?

No verão passado, compramos um carro novo. Bem, um carro usado novo, novo para nós. Só fazemos isso a cada oito ou dez anos. Parece que sempre há alguma inovação nos carros, eles fazem coisas de maneira diferente do que costumavam fazer.

E a inovação para mim neste carro é que quando você o liga, as luzes acendem. E quando você o desliga, elas permanecem acesas por cerca de trinta segundos para que você possa entrar em sua casa com segurança ou o que quer que seja.

E eu sou tão desconfiada disso, que durante o primeiro mês, eu olhava pela porta dos fundos apenas para ter certeza de que as luzes realmente apagavam depois que entrava em casa. E sim, elas pagam, (apenas confie nos mecânicos, e está tudo bem).

O céu protege o idiota

Normalmente, meu marido me leva e me deixa na estação de trem, e eu pego o trem até o trabalho. Mas em um dia específico, ele estava fora da cidade. Então, eu mesma dirigi até a estação.

Cheguei lá bem a tempo de ver as cancelas abaixando na interseção, indicando que o trem estava chegando. Então, saí apressadamente do carro e corri para o trem, entrei no trem bem a tempo, passei o dia todo trabalhando em um projeto muito sério e difícil, saí meio tarde e voltei para a estação.

Estava começando a escurecer. E quando comecei a procurar pelo meu carro, percebi que as lanternas traseiras estavam acesas.

Pensei, “Ah, ótimo. Devo ter acionado algum tipo de interruptor quando saí correndo do carro para pegar o trem, e as luzes não se apagaram, e agora vou ficar com a bateria descarregada. E meu marido não está aqui para vir e me salvar e dar uma carga. O que vou fazer?”

Mas então, em algum lugar em minha cabeça pensei: “Sim, mas as lanternas traseiras ainda estão acesas. Talvez, como é um carro tão novo, a bateria seja realmente muito boa e possa passar horas com as luzes acesas sem ficar sem carga.”

Então, pensei: “Bem, teremos que ver o que acontece quando eu entrar e ligar o carro.”

Então, ao entrar no carro percebi imediatamente que a razão pela qual as luzes não haviam se apagado naquela manhã era porque eu não tinha desligado o carro.

Eu tinha deixado meu carro novo ligado na estação de trem, em uma parte bem movimentada da cidade, o dia inteiro, e ele ainda estava lá. A partir disso, tiro uma lição muito, muito importante: O céu protege o idiota.

Milagres não merecidos

Quero que você realmente absorva essa lição. A raiz da palavra “idiota” vem do latim “idiota” e do grego “idiotis“, que ambos significam leigo, uma pessoa não profissional ou alguém sem habilidade.

Posso sugerir que, por essa definição, todos começamos a maternidade como idiotas. E, portanto, é importante saber e acreditar que o céu protege o idiota. Ainda mais importante: o céu protege os filhos do idiota enquanto o idiota está aprendendo a fazer seu trabalho.

A maternidade está cheia de milagres não merecidos. Fique atenta a eles, ore por eles, espere por eles e anote-os quando acontecerem para que você possa olhar para trás e lembrar que o céu está lá para protegê-la.

Os milagres são uma parte tão importante da maternidade, e tenho me esforçado para entende-los um pouco melhor. Então, comecei a buscar nas escrituras para ver o que poderia descobrir.

Vamos começar com o primeiro milagre que Jesus realizou em Seu ministério terreno, nas bodas de Caná.

“E faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos servos: Fazei tudo quanto ele vos disser. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre de cerimônias. E levaram.”

No final dessa história, o encarregado da festa diz: “Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já beberam fartamente, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.”

Esse foi o milagre. Vamos voltar e analisá-lo um pouco mais de perto.

Quando a mãe de Jesus viu a necessidade de um milagre, ela foi até Ele e pediu. Esse é o primeiro passo. Se você precisa de um milagre, você precisa pedir. Somos convidados o tempo todo: Pedi e vos será dado; batei e se vos abrirá. Faça o que precisa fazer para demonstrar ao Pai Celestial a sua necessidade desse milagre. Está tudo bem pedir ajuda a Ele.

Então Jesus disse: “Ok, o que você quer que eu faça?” E então Maria fez algo que eu acho muito importante. Ela disse aos servos: “Façam o que ele disser para fazer.”

Agora, se é realmente um milagre, por que eles tinham que fazer algo? Não era esse o trabalho Dele, realizar o milagre?

As coisas fracas que se tornam fortes

Aprendi algo muito interessante sobre os milagres enquanto comecei a refletir sobre eles. Aqui está o que Ele disse para eles fazerem: encher as talhas de água. Eu imaginei uma talha pote, um jarro, como aquele do qual você poderia derramar algo

Mas diz que eles tinham dois ou três almudes cada. Então, converti “almude” para litro. Você sabe o quanto equivale de um almude? Quase 34 litros!

Estamos falando de setenta, setenta e cinco litros em cada um dos seis potes. E eles tiveram que tirar essa água de algum lugar, presumivelmente de um poço ou uma cisterna. Isso era trabalho. Só porque é um milagre não significa que não haverá trabalho.

Podemos pensar que, se tivermos que trabalhar, isso não conta como um milagre. Mas não, o Senhor espera que participemos daquilo que estamos pedindo a Ele.

Aquele que transformou água em vinho pode facilmente transformar a sua fraqueza em força. Isso não significa que você não terá que fazer nada, mas transformar é o que o Salvador do mundo faz.

É o que Ele faz de melhor. E se O convidarmos a tornar nossas fraquezas fortes, Ele nos ajudará. O Salvador nos promete no Livro de Mórmon, no livro de Éter: “Então farei com que coisas fracas se tornem fortes para eles.”

Para mim, especialmente em relação à maternidade, isso levanta uma pergunta fundamental. Se Ele pode fazer coisas fracas se tornarem fortes, por que Ele não faz? Por que não começamos mais fortes?

Ele está nos enviando Seus filhos preciosos, e Ele os envia para idiotas que nem sabem o que fazer!

Lembro-me quando trouxemos nosso primeiro filho para casa do hospital. Aquele filho tem sorte de estar vivo. Animais no quintal do celeiro têm mais instinto sobre como ser uma mãe do que eu tinha com o meu primeiro filho.

Pode ser interessante: Por que a Mãe Celestial é essencial?

Um processo linha sobre linha, preceito sobre preceito

Por que começamos tão fracos? Por que a mortalidade é linha sobre linha, preceito sobre preceito.

Uma experiência que tive com meu neto me ajudou a entender isso melhor. Estávamos brincando com Legos, construindo uma nave espacial. Eu estava sentada com ele e com o manual de instruções, e estávamos trabalhando naquele projeto.

E não demorou muito para eu pensar, sabe, eu poderia terminar isso em metade do tempo. E então ele teria a nave espacial para brincar. Mas é claro que não o fiz isso. Porque construir é parte do processo.

Pode ter sido a primeira vez que percebi que o produto final não é o ponto principal. Supostamente, devemos nos esforçar pela perfeição. Mas talvez a nossa “versão final” não seja o verdadeiro objetivo.

Então comecei a procurar qual poderia ser o ponto, e o ponto era o aprendizado, o crescimento e a criação de algo realmente legal a partir desse monte de peças cinzas que não pareciam significar nada.

Foi tão empolgante e divertido. O processo de passar do nada para algo é um processo emocionante de linha sobre linha.

Esse é um dos presentes da imperfeição: a chance de aprender, crescer e nos tornarmos. Mas, se aprender, crescer e tornar-se são grandes partes do processo, por que eu simplesmente não disse: “Vai nessa, criança! Quero ver a nave quando você terminar”?

Bem, era um pouco difícil e estava um pouco além da sua capacidade. E ele não precisava de muita ajuda, mas precisava de alguém lá para incentivá-lo e dar-lhe algumas chaves para resolver aquele quebra-cabeça por si mesmo.

Acredito que é exatamente isso que o Pai Celestial faz por nós. Ele nos deixa fazer o máximo que podemos, porque precisamos crescer.

Precisamos ter o Pai Celestial ao nosso lado

Mas Ele está ao nosso lado, sempre pronto para nos ajudar, pronto para nos orientar, pronto para apontar coisas que não tínhamos notado. É tão reconfortante ser mãe com o Pai Celestial ao seu lado.

Isso não significa que você não cometa erros às vezes. Eu cometo erros regularmente. Lembro-me de orar de manhã pedindo força para não gritar com meus filhos.

É difícil ser uma mãe perfeita. E culpo as crianças por isso, pelo menos em parte. Porque seria fácil ser uma mãe perfeita se você tivesse filhos perfeitos. É por isso que é tão fácil ser um bom avô ou avó: porque todos os netos são perfeitos.

Se há uma desvantagem em ser avó, é que há muitas mais pessoas para se preocupar. Você amplia o círculo do seu amor mais profundo para que mais pessoas possam entrar nele.

E seus filhos adultos têm problemas de adultos que raramente podem ser resolvidos com curativos e suco. Problemas de adultos são difíceis.

E, portanto, realmente precisamos ter o Pai Celestial conosco ao longo de todo o caminho, mesmo quando assumimos os próximos papéis.

Veja também: Uma carta aberta para 5 tipos de mães

O Pai Celestial vai nos ajudar

Uma vez, quando nossa filha mais velha tinha nove ou dez anos, ela saiu para brincar na casa de uma amiga. Meu marido chegou do trabalho e percebi que não tinha tomates para a salda da janta. Então, eu disse: “Querido, você poderia ir à loja comprar alguns tomates?

Então ele foi ao mercado e eu continuei preparando o jantar, e depois de um tempo, pensei, deveria mesmo ligar e pedir que a Natalie voltasse para casa para que estivesse aqui quando o pai dela chegasse para jantar.

E então liguei para a casa da minha amiga e disse: “Você poderia mandar ela de volta para casa?” E houve silêncio do outro lado da linha. E minha amiga disse: “Ela saiu daqui meia hora atrás.”

Meu coração parou. E tenho certeza de que o dela também. E ela disse: “Vou mandar meu marido sair. Ele vai dirigir devagar pelo bairro.”

Essa situação revela que, mesmo em momentos de pânico e preocupação, podemos encontrar conforto na presença e no auxílio do Pai Celestial. Ele está sempre lá para nos ajudar, orientar e apoiar, mesmo quando enfrentamos desafios difíceis e situações complicadas. É um lembrete de que podemos confiar em Deus em todas as circunstâncias da vida.

E eu disse: “Ok, vou ligar para outros amigos e ver se talvez ela tenha se distraído e ido para a casa de outro amigo.”

Então, liguei freneticamente para todos os lugares, e o marido da minha amiga estava percorrendo o bairro. E estávamos perguntando para todo lado se alguém tinha visto minha filha.

Eu estava tentando decidir, ligo para a polícia agora? Ou é cedo demais para entrar em pânico e eu vou parecer uma idiota? E enquanto eu tentava decidir, Larry chegou na garagem e saiu do carro e Natalie saiu do outro.

Porque ele estava indo para o mercado na hora exata em que ela saiu da casa da amiga, e ele disse: “Ei, entre, vamos ao mercado comigo.”

Isso foi antes da era dos celulares. Já era depois dos telefones com disco, mas antes dos celulares, então ele tinha como avisar.

Mas acho que percebi, talvez pela primeira vez, que eu não poderia estar lá o tempo todo. Não podia proteger minha filha de tudo o que pudesse acontecer a ela. Não podia vigiá-la o tempo todo.

Foi assustador saber disso, mas realmente uma peça importante de aprendizado para mim, conforme percebi quem poderia vigiá-la o tempo todo.

E também percebi que, por mais frustrados que nossos filhos fiquem às vezes, no momento em que pensamos que eles podem estar em perigo ou desaparecer de nossas vidas, reconhecemos o quanto são incrivelmente preciosos.

Vi o quanto eu precisava daquela menininha. E fiquei muito grata por tudo ter ficado bem. Então, respirei fundo. E seguimos em frente.

Tudo nos aproxima Dele

Houve outras vezes em que coisas aconteceram com meus filhos que eu me pergunto se eu poderia ter evitado ou protegido eles se estivesse lá. Houve muitas, muitas vezes em que senti que tinha falhado.

Houve muitas vezes em que questionei minhas decisões e pensei que as coisas que aconteciam em minha família eram minha culpa. Houve momentos em que pensei, isso teria acontecido se eu estivesse lá?

E a resposta veio: talvez. Talvez, mesmo que você tivesse conseguido estar com seus filhos a cada segundo de cada dia. Talvez, o Espírito me disse, uma falha não seja que algo difícil aconteça a um membro de sua família. Talvez uma falha, a definição de falha de nosso Pai, seja uma experiência da qual você não aprendeu nada.

Se você encarar uma falha como uma experiência da qual não aprendeu nada, isso realmente muda sua perspectiva, porque o Pai Celestial não desperdiça experiências. Você já percebeu isso sobre Ele?

Tudo o que acontece – o bom, o maravilhoso, o emocionante, o profundamente espiritual, o difícil, o complicado, o desafiador – Ele usa tudo para nos aproximar Dele. E uma falha não é uma falha se você aprender algo com isso.

As coisas das quais aprendi mais, mais mesmo, também foram as mais difíceis da minha vida.

Um dia, quando eu estava no banheiro, chorando por uma situação específica, o Espírito me consolou com palavras das escrituras. E escrevi em meu diário: “Acredito que um dia sentiremos uma alegria tão grande quanto foi a nossa dor.”

Eu realmente acredito que isso é verdade. Acredito que nossa capacidade de sofrer cria um espaço em nossos corações para que, quando a alegria chega, haja muito mais espaço para segurá-la.

O maior presente

Cheguei a acreditar realmente que um dia, quando minha alegria for tão grande quanto minha dor tem sido, e minha família estiver toda junta no nosso felizes para sempre, terei mais alegria naquele momento porque foi tão difícil chegar lá.

E se há um verdadeiro presente na imperfeição, é isso. O presente é que, porque somos imperfeitos, porque somos carentes, isso nos mostra completa e irreversivelmente, nossa necessidade de um Redentor. Isso nos mostra o quanto precisamos de Jesus Cristo.

Os presentes da imperfeição são muitos. A imperfeição nos dá a chance de aprender e crescer e nos tornar – ter a alegria de construir algo a partir do que parece ser nada. Isso é um presente. Isso é uma alegria.

O progresso traz uma alegria tão grande. Se somos imperfeitos, precisamos confiar em outras pessoas. Ser imperfeito nos dá tantas oportunidades de ser servido. E as imperfeições de outras pessoas nos dão oportunidades de servi-las.

É um presente que nos une, como irmãs, como famílias e como alas, que o Pai Celestial nos deu. Mas então, o maior presente de todos é que, ao reconhecermos nossa fraqueza, a trazemos ao nosso Salvador, que diz:

“Posso te ajudar a fortalecer isso. E não significa que você não terá que trabalhar.”

Mas Ele promete que as coisas fracas se tornarão fortes e que os humildes, os mansos, os submissos e as pessoas que se voltam para Ele são aqueles que estarão abertos à Sua ajuda. O coração quebrantado é o campo fértil para as sementes de Seu amor.

Sou muito grata pelo Salvador. Testifico de Sua capacidade de fazer isso. Regozijo-me em Sua disposição de fazer isso. Tenho grande esperança de que Ele me levará, imperfeita como sou, a me tornar quem preciso ser aos Seus olhos.

Fonte: LDS Living

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *