fbpx

Quantos serão salvos no último dia? O que as escrituras dizem?

Starway to Heaven, de Jim Warren

Algumas pessoas especulam que poucos serão salvos no último dia, devido ao rigor de Deus (Justiça). Outros dizem que Deus é tão bom que salvará a maioria dos seus filhos, exceto uns poucos (Misericórdia). Outros dizem que Deus salvará todos (Alma 21:6). Mas qual é a resposta das escrituras?

A resposta de Cristo

Uma pessoa dirigiu essa pergunta ao Salvador Jesus Cristo, dizendo:

“E disse-lhe alguém: Senhor, são poucos os que se salvam?”

O Senhor respondeu com uma parábola:

“Esforçai-vos para entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.

Quando o pai de família se levantar e fechar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois;

Então começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tens ensinado nas nossas ruas.

E ele dirá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniquidade.

Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas, no reino de Deus, e vós, lançados fora.

E eles virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus.

E eis que últimos há que serão os primeiros; e primeiros há que serão os últimos.” (Lucas 13:23-30)

O que Jesus quis dizer? Primeiro ele deixou claro que entrar no Reino Celestial – o Reino onde Deus habita – não é fácil. A porta é estreita. É preciso esforço. Usando a ilustração do “pai de família” que prepara um banquete, disse que quando a porta for fechada, de nada valerá argumentar, pois as obras e desejos que contarão. Se a iniquidade foi a prática, a salvação não será a recompensa.

Jesus usou a palavra “muitos” ao se referir aos que não serão salvos. Mas veja que eles não serão salvos na casa do pai de família.

Jesus ensinou que na “casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito” (João 14:4). Assim, embora muitos serão excluídos da morada principal e suprema – o Reino Celestial, muitos outros serão salvos nos demais Reinos de Glória.

De outro lado muitos também serão salvos no Reino Celestial. E talvez fosse surpreendente para o inquiridor, mas do lado dos grandes profetas, haveria pessoas de todas as nações gentias.

Muitos serão salvos

O desejo de Jesus é salvar todos. Paulo ensinou:

“Porque isso é bom, e agradável diante de Deus, nosso Salvador; O qual quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” (1 Timóteo 2:3-4)

Em Apocalipse 7:9-15 o Apostolo João viu uma “multidão de santificados”. A primeira observação é que “ninguém a podia contar” essa multidão devido a seu grande número. Tal fato destrói todo argumento pessimista que Deus salvará apenas uns poucos homens em seu reino. E acaba com a errônea ideia de que há apenas uma estirpe eleita para salvação, porque a multidão que João viu era composta de homens e mulheres, de todas as nações, tribos, povos e línguas.

O traje branco da visão simboliza sem dúvida que haviam sido purificados e recebidos na sua exaltação. Eles reconheciam, entretanto, que essas bênçãos lhes vieram pelo poder do Cordeiro e por isso clamavam a Ele.

João viu que junto à multidão estavam “todos os anjos”, os anciãos e os quatro animais celestes – e todos reverentemente se curvavam e adoravam à Deus. Na atitude de dar glória a Deus, um dos anciãos se aproximou de João e lhe fez um pergunta, para que o próprio João compreendesse melhor o que se passava: “Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?”

João pediu inspiração e demonstrou sua confiança ao dizer: “Senhor, tu sabes” Então Deus respondeu-lhe: “Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus”. Os versículos 13 à 17 podem referir-se tanto aos templos como ao reino celestial.

Soma-se a isso essa outra passagem:

“Ora, tendo sido santificados pelo Espírito Santo, havendo suas vestimentas sido branqueadas, achando-se puros e imaculados perante Deus, só viam o pecado com horror; e houve muitos, e grande foi o seu número, que foram purificados e entraram no descanso do Senhor seu Deus.” (Alma 13:12)

Isso nos dá esperança e paz. Podemos estar entre os muitos que serão exaltados. Mais importante que saber quantos estarão na salvação é garantirmos que nós  mesmos estejamos lá. E depois desejarmos que outros também recebam essa dádiva – talvez todos:

“E eu quisera que todos os homens fossem salvos. Lemos, porém, que no grande e último dia haverá alguns que serão afastados; sim, que serão afastados da presença do Senhor” (Helamã 12:25)

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Carta ao missionário que quer desistir da sua missão
mulher pensando no por do sol
Escritura do Novo Testamento que pode ajudá-lo a ser menos ansioso

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *