Escritura do Novo Testamento que pode ajudá-lo a ser menos ansioso
“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã”
Alguns anos depois da faculdade, li uma escritura do Novo Testamento que me intrigou. Encontra-se no Sermão da Montanha:
“Portanto não vos preocupeis com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã se preocupará com suas próprias coisas. Basta a cada dia o seu mal. Basta a cada dia o seu mal” (Mateus 6:34).
Eu muitas vezes me perguntei o que isso significava. Será que o Salvador disse que não é preciso pensar no futuro? Ele estava ensinando que não precisamos planejar eventos prováveis ou improváveis ainda por vir? Passei muitos anos considerando isso, pois eu sempre planejei e organizei a minha vida. Antes da Internet, eu era um usuário fiel da minha agenda Franklin. Agora, praticamente toda a minha vida está agendada ou documentada “na nuvem”. Se “não se preocupar com o dia de amanhã” é um conselho para ser improvisado e não planejar, então eu estou descontroladamente fora de conformidade. Mas não acho que é isso o que quer dizer.
Acredito que o que o Senhor está ensinando é que não precisamos ficar ansiosos sobre o futuro. Embora devemos fazer planos apropriados para os próximos dias e semanas, nós devemos entrar em pânico sobre como as coisas vão acabar acontecendo. Joseph Smith ensinou o seguinte:
“Façamos alegremente todas as coisas que estiverem a nosso alcance; e depois aguardemos, com extrema segurança, para ver a salvação de Deus e a revelação de seu braço” (D&C 123:17).
Há dois princípios neste ensinamento.
Primeiro
O primeiro princípio é que devemos fazer tudo o que podemos fazer. Encha seus planejamentos e calendários digitais com metas, projetos e atividades apropriadas. Deveria nos preocupar com a valorização do nosso tempo na terra ao traçar nosso curso para voltar a viver com nosso Pai Celeste.
Segundo
O segundo princípio é ter fé em Deus. Precisamos relaxar e colocar nossa vida nas mãos Dele. Acredito que este é um dos significados quando o Senhor disse: “Não vos preocupeis com o dia de amanhã”. Em outras palavras, Ele poderia ter dito: “façam seus planos. Guardem seus convênios. Mas não se assustem se eu decidir que vou tomar uma direção ligeiramente diferente para chegar onde você está indo. Confiem em mim”.