fbpx

Por que somos aconselhados a não ler materiais contra a Igreja?

Pergunta

Sei que somos aconselhados a não ler materiais contra a Igreja. Mas, qual é a razão por trás disso? Não deveria ser bom que soubéssemos o que dizem sobre a nossa religião? Às vezes sentimos que os líderes da Igreja não querem que saibamos alguns fatos sobre a nossa história. Acredito que a nossa igreja é como um indivíduo, e que está crescendo e mudando constantemente – não em ordenanças – e qualquer coisa questionável do passado faz parte de seu crescimento. Alguma opinião?

Resposta

Na verdade, a resposta é simples. A vida é muito curta e temos muito mais para fazer e crescer espiritualmente do que ingerir algo que é espiritualmente tóxico.

Vamos ver um exemplo mais físico. Digamos que você tenha um vidro de arsênio em sua mesa. Seus amigos te dizem: “Nossa, fico imaginando qual é o gosto do arsênio e quais são os sintomas de envenenamento por arsênio.” Então, eles te dizem que vão provar do veneno.

Você não faria de tudo para que os seus amigos não fizessem algo tão tolo? Você não marcaria o vidro como perigoso e venenoso? Você não tentaria esconder o arsênio para que ninguém o achasse?

Por que a Igreja deveria enfrentar um veneno espiritual de maneira diferente do que faríamos com um veneno físico?

Materiais contra a Igreja, são venenos espirituais. A melhor maneira de sobreviver ao envenenamento espiritual é não provar do veneno, mas fortalecer nossas forças espirituais, nossa fé em Jesus Cristo e o nosso testemunho das ações e dos mandamentos Dele.

É claro que existem pessoas que podem aguentar (ou pensam que podem). A fé e o testemunho deles são fortes e eles podem quebrar raciocínios e argumentos.

Mas devemos lembrar que toda lógica e raciocínio (a favor e contra a igreja) empobrece um testemunho espiritual. E apesar do fato de que algumas pessoas podem fazê-lo, A Igreja não faz ou dá nenhum conselho que se concentre no no enfraquecimento espiritual, mas sim no fortalecimento espiritual e é sábio seguir este conselho.

E se a meta da Igreja é que ninguém saiba o que está por trás de sua história, então estão fazendo um trabalho muito ruim.

A Igreja preserva a história e disponibiliza para quem quiser estudá-la. (Onde você acha que pessoas que são contra a Igreja encontram material histórico?)

santos

Agora admitimos que a Igreja não tem sido uma boa “professora”. Mas ensinar história nunca foi a meta ou o foco.

Para alguns assuntos mais delicados, foi elaborado um material que aborda esses assuntos chamado “Revelações em Contexto” que ensinam um pouco de história para ajudar a entendermos melhor a revelação. Temos a série Santos que retrata a historia da Igreja de forma bem completa.

Há também um material chamado Joseph Smith Papers que pode ajudar a entendermos mais sobre a história da Igreja. Esses materiais estão disponíveis para quem quiser estudá-los.

Membros que seguem os conselhos da Igreja para estudar e aprender, encontrarão muitos materiais para aprender sobre a história da Igreja, se desejarem.

Portanto não há como acusar a Igreja de esconder sua história.

Fonte: AskGramps

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *