fbpx

No Julgamento Final, Você Será Julgado Com Base Nesses 3 Registros

Diário Pessoal

Há muitas coisas que não sabemos sobre o julgamento final. Nós não sabemos se isso acontecerá em um tribunal celestial gigante, não sabemos quanto tempo vai demorar, e o mais perturbador de todos, nunca podemos ter certeza de qual será o resultado.

Mas, também sabemos muito. Sabemos que Cristo será o nosso principal juiz. Sabemos que isso acontecerá após a conclusão do Milênio. Nós sabemos das antigas escrituras e dos profetas modernos que nosso julgamento será baseado em três registros. Aqui estão eles:

O Livro da Vida

 “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus; e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras”.

Isso é Apocalipse 20:12. Aprendemos duas coisas importantes com essa Escritura. Primeiro, seremos julgados de acordo com o que está escrito no livro da vida. Em segundo lugar, existem outros livros que também entram em jogo (chegaremos nessa parte mais tarde).

O livro da vida. O que é isso? Joseph Smith parecia ter a mesma pergunta. Doutrina e Convênios 128: 7 tem a resposta:

“E o livro que era o livro da vida é o registro que se faz no céu”.

autores

Há um livro para você e para mim que está seguro e escondido no céu,no qual nossas vidas são registradas. Quem atualiza isso? Quem sabe quão detalhado é isso? Como o livro da vida e esses outros livros serão usados durante o julgamento? Orson Pratt nos deu uma visão do século 18:

“Os livros sagrados guardados nos arquivos da eternidade devem ser abertos no dia do grande julgamento e comparados com os registros mantidos na Terra. E então, se descoberto que as coisas foram feitas pela autoridade e o mandamento do Altíssimo e as mesmas coisas são registradas na terra e no céu, tais livros sagrados serão abertos. E lido antes do universo reunido no dia do juízo, e será sancionado por Aquele que está sentado no trono e lido com justiça e piedade com toda a sua criação”.

E isso nos leva ao segundo registro que Deus usará durante o julgamento final:

Registros mantidos na Terra

De acordo com Joseph Smith, os outros livros mencionados no Apocalipse referem-se a fontes terrestres:

“ (…)Os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, de acordo com suas obras. Consequentemente, os livros falados devem ser os livros que continham o registro de suas obras e referem-se aos registros que são mantidos na terra”.

Infelizmente, não temos certeza exatamente de quais são esses registros. Mas, há uma abundância de registros terrestres para escolher, que revelam muito sobre o tipo de pessoas que somos. Pense nisso:

  • Registros policiais
  • Registros de emprego
  • Revistas pessoais
  • Vídeos que assistimos e guardamos
  • Postagens de mídia social

Reflexão: Se Deus nos julgasse apenas com base em nossa atividade de mídia social, como nos sentiríamos? Será que ficaríamos envergonhados por alguns dos comentários que fizemos ou por algumas de nossas fotos? Vamos apenas fazer um esforço para estar atentos ao nosso comportamento online e reconhecer que é muito possível que nossas postagens voltem a nos morder ao fim de tudo.

Agora, há um último registro sobre o qual aprendemos muito pouco na Igreja, mas pode ser o registro mais importante de todos…

O registro mantido dentro de nossos próprios corpos

A evidência desse registro decorre do apóstolo Paulo em Romanos 2:15:

“Os quais mostram a obra da lei escrita em seu coração, testificando juntamente a sua consciência, e seus pensamentos, ora acusando-se, ora defendendo-se”.

Ok, mas isso deve ser entendido literalmente? Obviamente, não há nada escrito fisicamente em seu coração, mas…continue lendo.

Em 2009, um professor de Educação Religiosa na BYU-Idaho deu um discurso chamado Made Holy in the Body (traduzindo para o português: Faça seu corpo sagrado). Nele, ele fornece uma mina de ouro das citações da liderança da Igreja sobre a forma como nossos próprios corpos vão testemunhar contra ou a favor de nós durante o julgamento final:

Presidente John Taylor:

“Eu poderia mostrar-lhe os princípios científicos que evidenciam que o próprio homem é uma máquina auto-registradora, seus olhos, seus ouvidos, seu nariz, o toque, o gosto e todos os vários sentidos do corpo, são tantos meios de comunicação que o homem tem, que faz para si mesmo um registro…”

Bruce R. McConkie:

“Em um sentido real, porém figurativo, o livro da vida é o registro dos atos dos homens, como tal, o registro está escrito em seus próprios corpos. É o registro gravado nos próprios ossos, tendões e carne do corpo mortal. Ou seja, todo pensamento, palavra e ação tem um efeito sobre o corpo humano. Tudo isso deixa suas marcas…

Mais uma vez ensina o Presidente John Taylor:

“Deus fez um registro dentro de cada pessoa … Seus olhos e ouvidos tomaram isso, e suas mãos o tocaram… (Journal of Discourses, 11: 77-80)”

Presidente David O. McKay:

“A psicologia assegura-nos que estamos fazendo nossos próprios destinos, bem ou mal…Todo menor golpe de virtude ou de vício deixa sua cicatriz nunca tão pequena. Abaixo de suas células e fibras nervosas, as moléculas estão contando, registrando e armazenando tudo para ser usado contra si mesmo quando a próxima tentação chegar” (“Conference Report, abril de 1956, 7-8).

Presidente Spencer W. Kimball:

“Há cantos escuros, profundos, quartos trancados, manchas isoladas, mas nenhum ato, bom ou ruim, nenhum pensamento, feio ou lindo, escapa a ser visto ou ouvido. Cada coisa gravará uma impressão no indivíduo que será revisto posteriormente” (Ensinamentos do Presidente Spencer W. Kimball, 155).

Sua mente explodiu? No julgamento final, Deus poderá nos ler como um livro. Nós somos o registro final que determinará nossa colocação nas eternidades. Estamos escolhendo, todos os dias, o resultado que queremos no julgamento final. Então, acho que a questão é: como você quer ser julgado? Se você aspira a uma mansão celestial no Reino de Deus, então, esforce-se para viver uma vida celestial como você pode agora. Guarde os mandamentos. Arrependa-se. Perdoe. Seja humilde. Seja amável. Seja o que você precisa, um dia por vez, a partir de hoje.

Tradução Livre – Esse artigo foi traduzido do inglês: ThirdHour

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
O Personagem Mórmon de Homem-Aranha (e a importância vital de sua...
A Diferença Entre Revelação e Inspiração e como Entender o...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *