fbpx

Por que Pedro negou conhecer Jesus Cristo?

Pedro- apóstolo de Jesus

“Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.” Mateus 26:34

O conhecimento

Após a instituição do sacramento no cenáculo durante a Última Ceia, Jesus deu várias instruções finais aos Seus discípulos.

Embora João dedique mais tempo e atenção a esses momentos finais e íntimos da vida de Cristo, todos os quatro Evangelhos concordam em um aspecto dessas instruções finais: Jesus disse solenemente aos Seus discípulos que aparentemente seria abandonado naquela noite por esses Apóstolos escolhidos, incluindo Pedro.

“Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim”, disse-lhes o Salvador, “porque está escrito: ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão” (Mateus 26:31).

Pedro, claramente angustiado com a perspectiva, exclamou em resposta: “Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei” (Mateus 26:33), e João registra uma resposta ainda mais forte dele: “Por ti darei a minha vida” (João 13:37).

No entanto, Jesus respondeu que até mesmo Pedro O negaria três vezes antes do amanhecer.

Essa profecia pode ser interpretada de várias maneiras, assim como a razão pela qual Pedro teria negado Jesus em uma hora tão crucial

 Especificamente, alguns comentaristas Santos dos Últimos Dias questionam se Jesus estava dando uma ordem a Pedro. Eric D. Huntsman explorou esse evento conforme retratado nos quatro Evangelhos, oferecendo reflexões significativas sobre o que poderia ter ocorrido naquela fatídica noite.

Todos os quatro Evangelhos utilizam uma forma do verbo arneomai, que significa “repudiar, negar ou negar associação com alguém ou algo”. Apenas Mateus e Marcos usam uma forma no tempo futuro desse verbo, o que tem gerado a maior ambiguidade sobre se Jesus estava ou não dando uma ordem a Pedro.

No entanto, como observa Huntsman, esse verbo é usado aqui em uma “forma futura deponente indicativa”, o que significa “que Jesus estava prevendo ou profetizando o que Pedro faria”.

O canto do galo

Embora textos gregos posteriores pudessem usar essa forma verbal como uma ordem, tal uso é raro no Novo Testamento.

Huntsman observa que “o contexto imediato do pronunciamento de Jesus… favorece uma previsão em vez de uma ordem”, uma vez que foi precedido pela citação de Zacarias 13 por Jesus e por Sua declaração de que essa profecia se cumpriria.

Além disso, “nem os relatos Lucanos nem Joaninos permitem que o verbo [para ‘negar’] seja um futuro” comando nos primeiros manuscritos gregos, tornando a declaração em “não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces” (Lucas 22:34).

A ênfase da declaração futura de Jesus está no canto do galo.

Assim, Lucas e João parecem classificar a declaração de Jesus como uma previsão em vez de um comando, dando a Pedro um sinal futuro (o canto do galo) pelo qual ele pode saber que o que Jesus disse se cumpriria. Reforçando essa interpretação profética, o relato de Lucas acrescenta um detalhe interessante em que Jesus primeiro ora por Pedro e diz a ele: “e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos” (Lucas 22:32).

No entanto, a palavra traduzida na versão do Rei Tiago como “converteres” significa literalmente “voltar novamente”. A instrução implica que Pedro se arrependerá em um futuro próximo.

No final, enquanto Pedro assistia ao julgamento mais tarde naquela noite, ele negaria conhecer Jesus três vezes, exatamente como Jesus havia dito. No entanto, como observou o Presidente Spencer W. Kimball,

“Pedro nunca negou a divindade de Cristo. Ele apenas negou sua associação ou conhecimento de Cristo, o que é uma questão bem diferente”.

Independentemente das circunstâncias, Pedro ficou triste com suas ações assim que ouviu o canto do galo: “E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E saindo dali, chorou amargamente” (Mateus 26:75).

Pedro prega sobre Jesus, o Nazareno

Pouco depois da Ressurreição de Jesus, Pedro também mostrou seu completo arrependimento, expressando seu amor pelo Salvador três vezes (ver João 21:15-17).

Então, de volta a Jerusalém, Pedro e João curaram publicamente um homem “em nome de Jesus Cristo, o Nazareno” nos degraus orientais que levavam ao templo (Atos 3:6).

Por isso, Pedro e João foram levados perante o Sinédrio, onde testemunharam corajosamente de Cristo, resistiram à prisão e foram libertados (ver Atos 4). Depois disso, eles nunca mais vacilaram em testemunhar aberta e inequivocamente da ressurreição do Senhor Jesus Cristo.

O Presidente Kimball fez a seguinte observação sobre o caráter de Pedro à luz desse incidente:

“Não pretendo saber quais foram as reações mentais de Pedro nem o que o levou a dizer o que disse naquela noite terrível. Mas, considerando sua comprovada bravura, coragem, grande devoção e amor ilimitado pelo Mestre, não poderíamos dar a ele o benefício da dúvida e perdoá-lo, assim como seu Salvador parece tê-lo feito plenamente?”

O porquê

Pedro

Provavelmente nunca saberemos todos os detalhes da terrível noite em que Jesus foi julgado e condenado à morte.

Provavelmente nunca saberemos todos os perigos enfrentados por cada um dos discípulos de Jesus, especialmente aqueles que O seguiram tão perto da casa de pessoas que não gostavam do Salvador. No entanto, podemos saber quão profundo era o amor que Jesus e Pedro tinham um pelo outro.

A fé de Pedro e o poder do sacerdócio não podem ser negados. “Pedro era um homem de fé”, observou o Presidente Kimball.

“Ele curava os enfermos simplesmente passando pela sombra dele. As paredes da prisão não o seguravam. Por causa dele, os mortos voltaram à vida. Ele andou sobre as águas.”

Logo após a Ressurreição de Jesus e o perdão a Pedro, ele pregava audaciosamente no templo no dia de Pentecostes, curando os enfermos, e também foi aprisionado por pregar que Jesus havia ressuscitado (ver Atos 2–3).

“O que talvez deva ser a maior lição extraída das histórias sobre a negação é que Pedro, assim como todos nós, cometia erros, mas por meio de Jesus Cristo ele poderia ser totalmente redimido e capaz de servir fielmente”, observou Huntsman.

Ser testemunhas de Cristo

Embora não sejamos necessariamente colocados em circunstâncias tão perigosas quanto Pedro, podemos obter força dessa narrativa de fraqueza e arrependimento.

Da mesma forma, podemos ganhar confiança ao enfrentar nossas próprias lutas pessoais e buscar permanecer fiéis às nossas alianças do batismo, sendo ” testemunhas de Deus em todos os momentos e em todas as coisas e em todos os lugares em que vos encontreis, mesmo até a morte; para que sejais redimidos por Deus” (Mosias 18:9).

Dessa experiência, Pedro aprendeu que agir com cautela ou tentar passar despercebido como seguidor de Cristo não era uma opção.

Como John W. Welch questiona: “Com que frequência negamos Cristo em nossas vidas, dizendo menos do que sabemos e menos do que deveríamos?”

“Nunca devemos evitar oportunidades de testemunhar de Cristo. E devemos estar vigilantes, pois, como se pode dizer, estamos mais próximos do pecado quando pensamos que estamos mais distantes dele”.

Assim como Pedro se tornou um forte testemunho de Cristo pelo resto de sua vida após esse evento, podemos ser testemunhas de Cristo em todas as circunstâncias em que nos encontramos, ganhando força por meio do exemplo de Pedro, que sempre confiou no amor e na Expiação de Jesus.

Fonte: Book Of Mormon Central

Veja também: Como a parábola das dez virgens oferece orientação para nossa vida

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *