fbpx

Permita seu coração estar aberto para o amor

amor

As criancinhas oferecem uma verdadeira demonstração do que é o amor puro. Elas não assumem que você vai machucá-las.

De fato, se você as magoar repreendendo, elas estenderão os braços para você, querendo colo e ser consolados pelo seu amor. A maneira como nossa neta de um ano sorri para nós derrete nossos corações.

À medida que crescemos, no entanto, experimentamos um mundo descaído onde as pessoas nem sempre têm os nossos melhores interesses no coração. Podemos ser perseguidos e sofrer bullying na escola.

Podemos ser ridicularizados quando expressamos sentimentos ou até nos tornar agressores porque é o que pode parecer mais seguro do que sofrer bullying. Gradual e imperceptivelmente, o nosso coração endurece para com os outros e até para com Deus.

Como adultos, quando somos repreendidos, não pedimos um abraço. Nós reagimos. Podemos postar memes no Facebook dizendo coisas como: “não faça de alguém uma prioridade que só pensa em você como uma opção”.

Esperamos ser usados e abusados, por isso levantamos a nossa guarda para nos protegermos. Fingimos que as coisas não fazem mal quando fazem.

Insistimos que estamos bem sozinhos e não “precisamos” de mais ninguém para nos fazer felizes. Por vezes, nos isolamo porque sentimos que é melhor do que sermos feridos.

Estar aberto para conhecer novas pessoas

O Dr. Greg Baer ensina sobre “queimaduras solares emocionais”, que representam a dor que sentimos por não sermos amados o suficiente. Quando as “queimaduras solares emocionais” nos atingem, a dor pode ser tão intensa que mesmo pequenos insultos ou críticas podem desencadear uma grande dor.

Por que devemos preocupar-nos com o amor, quando ele inevitavelmente vem com o risco de dor? Esta é, de fato, a conclusão a que muitos chegaram.

Recentemente, conversei com uma amiga solteira que diz que está desgastada com todo o processo de conhecer novas pessoas e namorar, e não pretende mais aplicar seu tempo nisso. Ela sente que teve muitas decepções e experiências dolorosas. Ela está errada?

Claro, se for relacionado a namoro ou perguntas pessoais que você deve responder por si mesmo.

Mas, no final, voltamos à manhã da criação, quando nosso Pai Celestial disse: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que lhe seja adequada.” (Gênesis 2: 18).

Deus não ofereceu primeiro a Adão uma amizade platônica, um filho para criar ou irmãos. Ofereceu-lhe uma esposa e, implicitamente, ofereceu um marido a Eva.

Eles se aceitaram mutuamente num santo convênio onde podiam partilhar livremente as suas mentes, os seus corpos e os seus espíritos. Sem esse tipo de companheirismo, sentimo-nos sempre sozinhos até certo ponto.

Não podemos receber esse tipo completo de amor dos nossos filhos. Não podemos recebê-lo de amigos ou irmãos.

Este desejo poderoso de ser a pessoa mais importante para uma outra pessoa é o motivo pelo qual podemos continuar a tentar encontrar essa outra pessoa, mesmo que as estatísticas para segundos e terceiros casamentos não sejam promissoras.

Creio que se adultos solteiros podem se beneficiar reunindo um círculo de amigos que se amam e se apoiam mutuamente. No entanto, nenhum desses amigos substituirá um cônjuge.

Ter esperança de encontrar o amor

Contudo, você está fazendo o melhor que pode em circunstâncias menos do que ideais. Isso, proporcionará companheirismo, conexão e alegria. No final, acredito que o nosso desejo mais profundo continuará a ser pelo amor de cônjuge.

As estatísticas que mostram que segundos e terceiros casamentos falham a taxas mais elevadas do que os primeiros casamentos? E quanto a toda a dor e desconfiança que você carrega em torno de traições passadas?

A maior parte da disfunção nos relacionamentos é causada pela construção de muros de proteção que nos isolam da pessoa que mais amamos.

Em geral, aqueles em segundo e terceiro casamentos experimentaram maior dor e ergueram muros mais altos, então eles lutam para se conectar profundamente e, assim, seus casamentos fracassam em uma taxa mais alta do que os primeiros casamentos.

A resposta é abrir deliberada e intencionalmente seu coração para outras pessoas. Estar aberto pode ser assustador depois de anos de condicionamento para construir muros e nos proteger.

 A qualquer momento, adultos solteiros dirão a você todas as coisas que se recusam a tolerar em outro relacionamento.

Lembre-se de que somos livres para “[agir] por [nós] mesmos e não para [receber] a ação” (2 Néfi 2:26).

Você pode derrubar esses muros, ou pelo menos criar uma porta que você pode abrir para uma pessoa especial.

Permitir amar e ser amado

Sugerimos formar um círculo de amigos e estar aberto e ser autêntico com eles. Deixe-os “entrar”. Compartilhe com eles as verdades pouco lisonjeiras sobre você e sobre a sua história. Compartilhe seus arrependimentos sem dar desculpas ou culpar outra pessoa.

Ao fazê-lo, você vai encontrar aceitação, será mais fácil acreditar que você pode encontrar aceitação completa com alguém com quem você está romanticamente interessado.

Lembrem-se das palavras de nosso Salvador: “Se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.  Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.” (Mateus 18:3-4).

Ser “convertido” significa passar por uma mudança. A poderosa mudança de coração é, talvez, a mensagem central do Livro de Mórmon.

Tornar-se como uma criança inclui ter um coração aberto e amar livremente. Assim, encorajamos você a abrir o seu coração ao amor. O verdadeiro amor de uma outra pessoa é transformador.

Fonte: Meridian Magazine

Veja também:

A importância dos adultos solteiros para a Igreja de Jesus Cristo
Será que namoro a distância funciona?
Como eu encontrei meu amor depois de ter meu coração partido

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *