fbpx

Será que namoro a distância funciona?

namoro a distancia

Quando eu era um calouro de 18 anos na universidade competindo na equipe de discurso e debate da Southern Utah State College, conheci uma jovem encantadora de outra faculdade (Jennifer).

Nós gostamos muito um do outro, e ela se tornou minha primeira namorada. Frequentamos a faculdade a 800 quilometros de distância, então minha primeira vez apaixonado foi em um relacionamento à distância. 

Trocamos muitas cartas e presentes e nos viamos em torneios de debate nos fins de semana para passarmos tempo juntos entre os intervalos ou depois da competição.

Escrevi à Jennifer durante dois anos, enquanto servia uma missão no lado oposto do mundo. Ela me apoiou e teve uma influência positiva no meu serviço missionário.

No entanto, quando regressei da minha missão, na caixa de correio me esperava uma “carta azul”.

Jennifer dizia naquela carta que ia casar com outra pessoa. Embora eu estivesse mais de 11 mil quilômetros mais perto dela do que durante a minha missão, Jennifer nunca pareceu estar mais longe.

Durante todo o tempo em que nos conhecíamos e escrevíamos cartas, nunca vivemos a menos de 800 quilômetros de distância.

Relacionamentos significativos

relacionamento

Mais de 20 anos depois, Jennifer e eu éramos adultos solteiros divorciados. Retomamos o contato e a nossa amizade. Em um determinado moment sugeri que déssemos uma chance real ao nosso relacionamento.

Éramos bons amigos e nos apoiamos mutuamente durante os nossos divórcios, mas, no final, a distância revelou-se demasiado grande. Continuamos a ser bons amigos, embora ambos estejamos casados e felizes com outras pessoas.

Histórias como esta são comuns e uma grande parte da razão pela qual muitas pessoas dizem, “eu não tenho relacionamentos a distância”.  Eu disse a mesma coisa, mas depois tive três relacionamentos a distância significativos.

Os relacionamentos a distância podem ser significativos, quer resultem ou não em casamento. Por exemplo, vejo a minha amizade com a Jennifer como uma bênção na minha vida.

Ela foi um apoio positivo para mim na minha missão. Ela também foi um apoio positivo para mim quando meu casamento de longa data terminou. Em dois pontos cruciais da minha vida, ela foi uma amiga solidária.

O fato de não ter saído da maneira que eu esperava não extingue os benefícios e bênçãos de ter um amigo bom e confiável para me ajudar a superar algumas das maiores experiências de crescimento e momentos difíceis da vida.

Acredito que todos que você ama entram em sua vida por uma razão. Alguns são feitos para estar ali por um tempo e ajudar ou ensinar coisas e depois partir.

Alguns são feitos para entrar em sua vida e ficar para sempre. Nem sempre queremos saber qual é a relação até muito mais tarde.

Podemos valorizar todos os nossos relacionamentos pelo que são, em vez de nos ressentirmos do que não são ou do que nunca se tornaram.

Por vezes, a distância revela-se uma barreira demasiado grande. No entanto, às vezes, um relacionamento à distância resulta em bênçãos eternas.

Razões para considerar um relacionamento a distância

Alguns perguntam por que deveriam considerar um relacionamento a distância, quando tais relacionamentos são tipicamente mais difíceis e complicados do que um relacionamento com alguém que mora na mesma cidade.  Existem várias razões:

Você pode estar em um local remoto da Igreja. Em nossa fé, acreditamos que o casamento se destina a durar por toda a eternidade.

Também acreditamos que isso só é possível através dos convênios de Israel, que recebemos no templo, cujo ápice é o selamento para o tempo e para toda a eternidade.

Se você realmente acredita que o casamento eterno é a bênção central da exaltação e leva essa doutrina a sério, se casar ou não no templo não é uma opção. A sua oportunidade de casamento eterno e de crescimento eterno depende, em parte, disso.

Portanto, se você estiver em um local remoto dos centros populacionais da Igreja, talvez queira explorar relacionamentos a distância com fiéis santos dos últimos dias em outras áreas.

Você pode ter conhecido alguém muito legal de uma maneira incomum. Você pode ter conhecido alguém em sua missão e mais tarde descobriu no Facebook que ele ou ela é solteiro.

Pode valer a pena se reconectar e ver se há algum potencial de relacionamento. E a pessoa por quem você tinha uma queda no ensino médio com quem nunca ousou falar?

Se essa pessoa é solteira e vive em outro estado, por que não se reconectar e ver se há algum potencial ali?

Talvez você não esteja encontrando o que procura. Há muitos peixes no mar. Mas quanto mais pessoas você conhece, pode fazer mais sentido procurar outro mar para pescar.

Em muitos casos, namorar a distância é melhor do que não namorar.  Enquanto o namoro a distância pode não parecer o ideal, é certamente preferível não namorar se as circunstâncias em sua localização não forem adequadas.

Dicas para ter sucesso em seu relacionamento a distância

relacionamento a distância

O que precede são apenas algumas razões pelas quais você pode achar que um relacionamento a distância faz sentido.  Se você optar por se envolver em um namoro a distância, seria sensato considerar as seguintes dicas:

1. Estejam juntos regularmente

Mesmo se você estiver falando ao telefone todos os dias, é importante planejar pelo menos uma chamada de vídeo por semana. O namoro por vídeo apresenta menos oportunidades para as pessoas se esconderem e exporem melhor o ambiente em que vivem do que somente ligações e mensagens de texto.

2. Não converse mais do que algumas vezes on-line antes de marcar uma ligação telefonica e logo depois marque uma chamada de vídeo.

Você pode perder muito tempo conversando e flertando com alguém que pode nem ser uma pessoa real. Se o seu parceiro não concordar com uma chamada de vídeo razoavelmente logo após você se encontrar online, siga em frente. As chances são boas de que eles estejam se escondendo.

3. Economize para gasolina, passagens de ônibus ou aéreas.

Embora os encontros por telefone e vídeo sejam ótimos, nada substitui o contato pessoal para conhecer alguém. Uma vez que vocês dois decidiram que o relacionamento está ficando sério, vocês precisam se ver com a frequência que as finanças e as circunstâncias permitirem.

4. Cuidado com a mentalidade pré-lua de mel.

Tive um breve segundo casamento com alguém que conheci online e morei a 11 mil quilômetros de distância. Namoramos durante um ano. Foi muito divertido enquanto estávamos namorando.

Nos encontramos em vários locais exóticos para atividades divertidas e relaxantes. Nos encontrarmos em ambientes de “férias” não me deu a oportunidade de conhecê-la em seu ambiente doméstico, onde as pressões do dia-a-dia eram mais intensas.

Ter um relacionamento que é mais parece um período de longas férias não fornece informações suficientes sobre como você vai viver junto.

5. Considere namorar mais tempo do que você faria se vocês morassem mais perto.

Namorar por mais tempo e passar um tempo significativo na casa um do outro ajudará vocês a se conhecerem melhor antes de assumir o sério compromisso do casamento.

6. Seja honesto.

Em um relacionamento a distância, é mais fácil se esconder. Não se esconda. Se guardar segredos ou deixar de compartilhar informações importantes antes do casamento, o seu parceiro vai se sentir enganado e traído.

Negar ao seu parceiro as informações de que ele ou ela precisa para tomar uma decisão sábia é uma traição séria. Então, você precisa concordar com seu parceiro que ambos se esforçarão para ser totalmente honestos e cumprir esses compromissos.

Namoro a distância apresenta oportunidades e desafios. Se você não namora por falta de oportunidades em sua área, é algo a considerar. Tome precauções razoáveis como sugerido neste artigo e quem sabe? Talvez possa mudar a sua vida!

Fonte: Meridian Magazine

Veja também:

Deus, O melhor especialista em relacionamentos e família do mundo
Como saber quando dar um basta em um relacionamento abusivo?
3 Dicas para fortalecer o relacionamento durante o namoro

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *