fbpx

3 passagens das escrituras para ponderar e que ajudarão a diminuir a ansiedade

Não muito tempo atrás, eu estava no Walt Disney World com a família. Estávamos na fila para uma das atrações mais intensas do resort – a Torre do Terror Twilight Zone. Esta atração está localizada em um hotel de aparência muito assustadora, cheio de imagens e sons fantasmagóricos.

Seguindo uma apresentação elaborada, você entra em um elevador modificado onde é preso ao seu assento.

Em algum ponto, na escuridão total e sem aviso, o elevador cai mais de 10 andares até o chão, então acelera para cima e para baixo no poço em um movimento frenético. A experiência é incrível, potencialmente assustadora e uma das minhas favoritas.

Depois daquela aventura, saímos caminhando ao lado de uma família que também havia estado na atração. Eles tinham dois filhos mais novos e o menino estava chorando.

Evidentemente, era sua primeira vez naquela atração e ele realmente não sabia o que esperar. Ele estava profundamente assustado e inconsolável.

Acredito que ele se sentiu melhor nos próximos dias, mas ficou sinceramente em choque naquele momento. Refleti e me perguntei como sua reação emocional à atração poderia ter sido tão diferente da minha.

Estávamos ambos na mesma atração e passamos pela mesma experiência, mas eu estava entusiasmado e ele horrorizado. Isso ocorre porque a emoção é um produto da maneira como pensamos e interpretamos o nosso ambiente.

No entanto, esse fenômeno não se limita a passeios em parques temáticos. A ansiedade crônica está se tornando uma emoção cada vez mais difundida e, embora existam muitas causas para o aumento da ansiedade, um dos principais culpados é o nosso pensamento.

As abordagens terapêuticas mais comuns para lidar com a ansiedade envolvem analisar padrões de pensamento e tentar mudá-los.

O desenvolvimento da disciplina emocional começa com o desenvolvimento da disciplina do pensamento.

É muito difícil controlar a ansiedade se deixarmos nossos pensamentos correrem loucamente ou continuarmos a alimentar nosso cérebro com estímulos imprecisos ou indutores de ansiedade.

No entanto, frequentemente precisamos de ajuda para reconhecer nossos pensamentos e mudá-los. Com a intenção de ajudar, compartilharei três estratégias para se ponderar e que podem ser um bom ponto de partida para diminuir a ansiedade.

“Porque vede quão grandiosas coisas vos fez”

Arte de Yongsung Kim

Em 1 Samuel 12:24 lemos: “Tão somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente com todo o vosso coração; porque vede quão grandiosas coisas vos fez”.

Um sintoma comum de ansiedade é o que algumas pessoas chamam de “viagem para o futuro” ou quando alguém começa a se preocupar excessivamente com o futuro, imaginando resultados catastróficos com base em poucas informações.

Por exemplo, alguém pode ter uma interação tensa com seu chefe. Esse evento pode desencadear uma avalanche de pensamentos ansiosos, como “Meu chefe provavelmente não gosta de mim. Tenho certeza que serei demitido em breve. Eu nunca conseguirei encontrar outro emprego na economia de hoje. Vamos perder a casa e tudo o que temos. Nosso sustento e nossas vidas podem estar em perigo”.

Em questão de segundos, esse indivíduo passa de bons sentimentos de ter um emprego seguro para sentimentos petrificantes associados ao desemprego.

Na verdade, o futuro é desconhecido, o que inclui os possíveis resultados de nossas vidas. Mas quando o futuro é incerto e a paz limitada, podemos usar nosso conhecimento do passado para obter conforto.

Há muitos anos, quando ainda era um estudante de doutorado, me encontrei “viajando no futuro” no escritório de um professor. Eu estava muito preocupado com alguns resultados potenciais e estava pessimista quanto aos resultados positivos.

Meu sábio professor me olhou nos olhos e disse: “David, o Senhor o embalou em suas mãos durante toda a sua vida. O que faz você pensar que Ele vai deixá-lo cair agora?”

Seu conselho não foi apenas calmante, mas profético, porque os anos desde aquela época foram bem-sucedidos e minhas preocupações não tinham fundamentos.

Seu conselho foi pensar sobre todas as grandes coisas que o Senhor havia feito por mim no passado. Na verdade, havia muito a ser considerado.

Meu Pai Celestial sempre cuidou de mim porque Ele me ama. Não havia razão para acreditar que Ele mudaria repentinamente de curso e cessaria Sua influência protetora.

E o mesmo é verdade em sua vida. Sem exceção, cada um de vocês também podem olhar para o seu passado e identificar abundantes bênçãos e misericórdias concedidas do céu e de maneiras únicas.

O mesmo amoroso Pai Celestial que preservou e confortou você no passado, o fará no futuro. Ao considerarmos nossas bênçãos passadas, encontraremos maiores evidências para acreditar nos dias previdentes que virão.

Essas evidências podem ajudar a dissipar sentimentos de ansiedade.

“Considerai os vossos caminhos.”

Arte de Yongsung Kim

O profeta Ageu do Velho Testamento ensinou: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos” (Ageu 1:7).

A história de nossas vidas se desenrola diariamente. Devemos ser os atores em nossa história, não observadores passivos.

O maravilhoso dom do arbítrio moral não é simplesmente a capacidade de escolher, é a obrigação de escolher deliberada e sabiamente.

Às vezes, quando oprimidos, sentimos que somos apenas observadores, sacudidos pelos ventos que interrompem nosso progresso. Porém, sempre temos o poder de agir.

Deus nos concedeu esse poder na preexistência. Apesar das tentativas ousadas de Lúcifer, ele foi incapaz de eliminar o arbítrio.

O arbítrio é a chave para nosso progresso mortal, por isso é tão importante usá-lo com sensatez.

Paulo explicou aos Gálatas: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” (Gálatas 6:7).

Isso significa que o que você planta certamente crescerá. Se você plantar paz, você colherá paz. Se você plantar medo, colherá medo.

Embora as manifestações diárias desse princípio possam ser complexas, a parte central do ensinamento é realmente simples.

Os últimos anos trouxeram um número avassalador de medos potenciais: COVID-19, crise econômica, conflito racial, campanhas políticas discordantes e dezenas de outros medos que estão presentes nos corações de diversas pessoas em todo o mundo.

Se você quer ficar ansioso agora, você tem muito material para isto. Se todos os dias você preencher sua mente com pensamentos de tristeza, resultados ruins e pânico, posso lhe dizer agora como você se sentirá esta noite e amanhã.

“Porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Esse princípio é verdadeiro no sentido espiritual, e também vejo isso acontecer constantemente na prática profissional da psicologia.

“Considerai os vossos caminhos”. Com o que você alimenta sua mente e coração diariamente? Se você passar cinco minutos lendo as escrituras e cinco horas assistindo a um noticiário, seu sentimento de paz pode ser comprometido.

Não estou sugerindo que você precisa estudar as escrituras por cinco horas, mas o equilíbrio apropriado é fundamental. Enquanto o mundo se enfurece, o Salvador sussurra:

“Portanto, não temais, pequeno rebanho; fazei o bem; Buscai-me em cada pensamento; não duvideis, não temais… sede fiéis, guardai meus mandamentos e herdareis o reino do céu”. (D&C 6:34-37).

Ao considerarmos nossos caminhos, enchendo-nos diariamente de palavras de paz e conforto, encontraremos maior alívio para a ansiedade e o medo.

“Olhai para os lírios do campo”

Arte de Yongsung Kim

No Sermão da Montanha, o Salvador aconselhou Seus apóstolos com uma linda analogia:

“E quanto ao vestuário, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?” (Mateus 6:28-30).

Essencialmente, Ele disse a eles para não se preocuparem, porque se Deus oferecia tanto cuidado e atenção a uma flor, quanto mais Ele os abençoaria, Seus filhos amados?

Minha esposa e eu moramos no estado de Washington e atualmente estamos no meio do outono. Há apenas duas semanas, as árvores passaram de verdes a cores deslumbrantes. Existem vermelhos, amarelos e laranjas que são realmente de tirar o fôlego. Enquanto eu caminhava e apreciava aquele banquete visual, um pensamento me veio à mente.

Essas folhas estão morrendo, percebi. Na morte, elas têm tanta beleza. Refleti sobre a bondade do Pai Celestial e quanta atenção Ele deu a cada aspecto da criação.

Ele provavelmente sabia que gostaríamos das cores do outono. Suponho que ele poderia ter feito todas as folhas ficarem cinzentas enquanto morriam. Em vez disso, Ele as fez explodirem em cores, dando-nos um pequeno sorriso à medida que o ano fica mais frio e escuro.

Se o Pai Celestial faz flores lindas e folhas secas maravilhosas, por que Ele não nos ajuda e nos abençoa? Grande parte da ansiedade se baseia no medo de que as coisas não funcionem bem.

Se realmente acreditamos que nosso Pai Celestial está no comando, que Ele é Todo-Poderoso e nos ama tanto que sacrificou Seu Filho Unigênito por nós, então temer o futuro é simplesmente irracional.

Isso não significa que não somos racionais se tivermos ansiedade. A ansiedade é uma emoção natural e comum ao homem natural. No entanto, só porque vem a nós naturalmente, isso não significa que deva permanecer.

Estamos aqui para mudar nossa natureza. Estamos aqui para nos tornarmos diferentes; para nos tornarmos o tipo de pessoa que olha para o futuro com fé em vez de medo.

Arte: Kim Yongsung

Como isso é possível? Porque temos um Pai Celestial que olha para os lírios. Ele cuida de cada um de Seu filhos todos os dias. Ele preparou o caminho a nossa frente e nos ajudará em nossa jornada.

Com Ele ao nosso lado, não há nada que possa acontecer que seja verdadeiramente catastrófico ou devastador.

Aquele que nota a queda do passarinho sempre estará ao nosso lado, não importa o que aconteça (ver Mateus 10:29-31).

Ponderar sobre o amor que seu Pai Celestial tem por você pode ajudar a acalmar corações ansiosos.

Pondere cuidadosamente sobre as informações que você coloca em sua mente e coração. Pondere sobre as grandes coisas que Deus já fez por você. Pondere sobre as grandes coisas que Ele ainda fará por você.

Ao fazer essas coisas, espero que encontre o consolo prometido pelo nosso Redentor: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27).

Fonte: LDS Living

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *