fbpx

O que significa ser um soldado do Senhor?

Mesmo meio a todos os desafios que o mundo enfrenta em decorrência de uma pandemia global, o presidente Russell M. Nelson continua convidando todas as pessoas a ter uma vida mais centralizada em Cristo.

Com a aproximação da conferência geral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, podemos esperar que nossos líderes convocarão todos os fiéis a continuarem a fazer o seu melhor no caminho do discipulado.

Assim como soldados que lutam pelo seu país, os membros fiéis da Igreja sempre estão dispostos a voluntariamente servir e se sacrificar.

Nas escrituras vemos muitos exemplos de soldados do Senhor, pessoas comuns que com bravura e confiança se alistaram para defender a verdade e a retidão do evangelho de Cristo.

Podemos citar os jovens guerreiros que lutaram pela causa, o Capitão Morôni que rasgou sua túnica e a transformou em um estandarte da liberdade invocando todos os que quisessem fazer parte da força do Senhor a defender seus direitos de religião.

Maria, Saria, Rute, Naomi, Emma e Eliza também se alistaram, lideraram e seguiram fielmente o chamado do Senhor.

E humildemente lembramos do próprio Salvador, que se encarregou de cumprir o plano do Pai ao declarar “Eis-me aqui, envia-me a mim”.

Estes bravos homens e mulher lutaram física e espiritualmente para viver uma vida de retidão e serviço ao Senhor. E somos gratos por seus exemplos e testemunhos que nos ensinam e encorajam.

Entretanto, hoje quero me dirigir ao resto de nós. Aqueles querem tornar-se soldados do Senhor, mas apresentam uma boa medida de medo e receio, aqueles que questionam a habilidade de servir em um chamado ou designação, aqueles que questionam se ao menos são dignos de serem somados aos Santos perfeitos ao nosso redor.

Aqueles que duvidam de sua própria fé e fidelidade e aqueles cujos corações se afligem e joelhos estremecem não apenas ao serem chamados como soldados, mas permanecerem em suas posições até que o conflito chegue ao fim.

Para nos tornamos o tipo de soldado que o Senhor precisa nos últimos dias, devemos entender o que significa ser um soldado e, ainda mais importante, saber exatamente o que faremos e o que nos tornaremos.

Ser um soldado do Senhor não significa ser perfeito, mas decidir, se comprometer e começar. Os jovens guerreiros aprenderam com o tempo através dos fiéis ensinamentos de suas mães e pelas ações de fé de seus pais. Até mesmo o Salvador aprendeu linha sobre linha, preceito sobre preceito.

Reconheço que é difícil assumir o papel de discípulo de Cristo. Nossas franquezas e falhas combinadas à comparação aos outros, pode desencadear uma série de pensamentos de inadequação, incapacidade e insegurança.

Nesses momentos devemos nos lembrar dos antigos soldados e servos, nenhum deles era perfeito, e não estamos sozinhos em nossas incertezas sobre nossas capacidades.

Pedro era temperamental, Jonas fugiu de Deus, Paulo era um perseguidor, Miriam era uma fofoqueira, Marta ‘era viciada em trabalho’, Alma, filho de Alma, era um pecador, Tomé era um incrédulo, Moisés era gago, Zaqueu era baixo e Abraão era velho.

Deus não escolhe os capacitados – Ele capacita os escolhidos.

O Élder Neal A. Maxwell explicou de uma forma melhor quando disse, “O Senhor não se importa com a nossa capacidade ou incapacidade, mas somente com a nossa disponibilidade; se provarmos nossa confiança, o Senhor cuidará de nossa capacitação”.

No hino 160, “Somos os Soldados” nos convida a marchar em nosso caminho de volta ao lar celestial, ao cantar, declaramos:

“Somos os soldados que combatem o mal:

Vamos marchar! Vamos marchar!

A coroa nos espera do vencedor

Vamos conquistá-la com valor.

Já na batalha vamos entrar

E a verdade lá conquistar.

Nosso pendão bem alto plantar

E nosso lar celestial vamos preparar!”

Fonte: Church of Jesus Christ

Durante o próximo fim de semana, seremos chamados mais uma vez pelo Senhor, através de Seus apóstolos e profetas vivos, a nos juntarmos a Ele em nossa caminha de volta ao nosso lar celestial.

Não há dúvidas de que a cada chamado a servir como soldados do Senhor, é na verdade um passo a mais em nosso caminho de volta ao Pai, então nos resta prosseguir firmes, acreditando em nosso potencial como filhos e filhas de Deus e exclamar:

“A coroa nos espera do vencedor

Vamos conquistá-la com valor.”

Fonte: Church News

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *