fbpx

Aprenda com Helamã: mesmo durante a guerra podemos transformar o medo em confiança

Há alguns anos, fui ensinada pelo Élder David A. Bednar numa conferência de estacas. Foi um dos momentos mais espirituais da minha vida.

Entre outros conselhos, ele convidou-nos para estudar os capítulos de guerra no Livro de Alma. Mas seu convite não era para estudar esses eventos como história antiga, mas como um prelúdio para os próximos eventos.

A perseverança e confiança de Helamã

Jovens Guerreiros de Helamã

De tais capítulos, muitos estão familiarizados com o relato de Helamã e seus jovens guerreiros. Nós aprendemos a ter coragem por meio de seu sucesso notável e proteção milagrosa durante as batalhas.

Mas quando observamos mais de perto sua história, vemos que a situação nem sempre foi tão abençoada.

Após a importante batalha inicial, onde todas as suas vidas foram poupadas, eles enfrentaram a nova tarefa de tomar a cidade lamanita de Manti.

Helamã sabia que seus exércitos eram insuficientes para tomar a cidade à força. Ele pediu ajuda de outros exércitos nefitas como fortificação.

No entanto, as tropas não chegaram tão rápido. Meses se passaram enquanto Helamã esperava por apoio, enquanto seus soldados eram enfraquecidos por conflitos periódicos com os lamanitas.

Além de tudo isso, seus suprimentos estavam acabando, então não só eles estavam sendo constantemente ameaçados por seus inimigos, eles também estavam lentamente morrendo de fome.

“Ficamos aflitos e também cheios de temor”

A ajuda finalmente chegou, mas foi muito menos do que suficiente. Helamã relata,

“Mas aconteceu que recebemos alimentos, os quais foram escoltados por um exército de dois mil homens destinados a ajudar-nos; e esta foi toda a ajuda que recebemos para defender-nos e evitar que nosso país caísse nas mãos de nossos inimigos; sim, para combater um inimigo que era inumerável. Ora, não sabíamos a razão dessas nossas complicações, ou seja, a causa pela qual não nos enviavam mais reforços. Portanto, ficamos aflitos e também cheios de temor” (Alma 58:8-9).

Alguma vez você já esteve em uma situação semelhante? Ao enfrentar um desafio, você fez sua parte e orou por ajuda, e não recebeu nenhuma ajuda?

Esses momentos podem ser desanimadores.

Conheço muitas pessoas que lutam com problemas de saúde mental, com dificuldades que muitas vezes duram anos, e eles sentem que não recebem nenhum alívio.

Estas experiências contribuem para sentimentos de angústia e preocupação. Em alguns casos, elas até levam a sentimentos de dúvida e descrença.

O que podemos fazer nestas situações difíceis? Podemos seguir o mesmo padrão estabelecido por Helamã e suas tropas fiéis.

Veja também: O que faz de você um jovem guerreiro moderno?

Continue a pedir ajuda

“Portanto, elevamos a alma a Deus em oração, para que ele nos fortalecesse e livrasse das mãos de nossos inimigos; sim, e que também nos desse força para conservar nossas cidades e nossas terras e nossos bens, para sustento de nosso povo” (Alma 58:10).

Diante de uma grave situação, Helamã aconselhou seus seguidores a orar diligentemente pelo apoio Celestial.

Tenho certeza de que suas orações foram muito sinceras e intensas, como as orações muitas vezes são durante os tempos de provação.

Quando as coisas estão indo bem, às vezes esquecemos de pedir bênçãos e ajuda. Ou, se perguntarmos, os nossos pedidos são menos urgentes.

Eu sei que fiz muitas orações que parecem não passar do teto, não porque não há ouvidos celestiais que as escutem, mas porque faltava sinceridade.

Houve outras ocasiões em que, em profunda angústia, orei com diligência e senti amor e conforto do Pai Celestial.

Faça orações consistentes

A oração é uma habilidade, e como todas as habilidades, será melhor com prática e aprendizagem.

No entanto, pode ser particularmente frustrante se sentirmos que oramos diligente, sincera e consistentemente, e ainda assim não recebemos a bênção que pedimos.

Enquanto Helamã esperou por semanas e meses por apoio, morrendo de fome no processo, imagino que ele estava desencorajado.

Eu não o culparia. Aposto que Satanás o convenceu a parar de orar, e sussurrou coisas como, porque é que ainda ora a um Deus que não responde? Você está perdendo tempo e energia.

Por outro lado, o Espírito sussurra para orar sempre e não desfalecer (ver 2 Néfi 32:9). Quando os julgamentos persistirem, não pare de procurar ajuda.

Muitas vezes, o Senhor está tentando nos ensinar hábitos de resistência e persistência.

Uma oração consistente nos ajuda a permanecer humildes. Falar com outros para obter ajuda adequada, oferece a você a oportunidade de agir e ser abençoado.

Não importa quanto tempo a bênção esteja atrasada, por favor, continue a pedir força para suportar os seus fardos.

Confie nas garantias do Senhor

“Sim, e aconteceu que o Senhor nosso Deus nos deu a certeza de que nos livraria; sim, de tal modo que nos encheu a alma de paz e concedeu-nos grande fé e fez com que tivéssemos esperança nele para nossa libertação” (Alma 58:11).

Depois de suportar suas provações por meses, depois de longas e consistentes orações por alívio, Helamã e seu povo receberam uma resposta.

Mas sua resposta não veio na forma de libertação física, como mais tropas ou suprimentos de alimentos. Veio na forma de um convite para acreditar.

O Senhor assegurou que ele ainda iria libertá-los e pediu que confiassem em Seu tempo e poder de salvação.

O primeiro princípio do evangelho é a fé no Senhor Jesus Cristo. É aí que devemos construir as nossas bases para a aprendizagem e o progresso.

Porque este processo é primário para o nosso crescimento espiritual, o Senhor geralmente fornece amplas situações para desenvolver a fé.

Em quase todos os casos, estas situações consistem em oportunidades para fortalecer a nossa fé, que requer trabalho da nossa parte.

O exercício de nossa fé é um processo ativo e intencional que envolve a escolha de acreditar quando tal escolha é difícil.

Envolve crer que o Senhor nos salvará quando todos os sinais apontarem para o contrário.

Esses momentos difíceis e desesperadores têm um potencial significativo para aumentar a nossa fé, mas temos de fazer a nossa parte.

As escrituras contêm declarações de segurança e conforto. Acreditamos na palavra do Senhor? Nós realmente acreditamos nessas escrituras, ou duvidamos se elas poderiam se aplicar a nós?

Quando o Senhor fala de paz às nossas almas, mesmo no meio das provações, precisamos acreditar nele e nos esforçar para “silenciar nossos medos” (ver Mosias 23:28).

Transforme o medo em confiança

“E criamos coragem com o pequeno reforço recebido e dispusemo-nos, com determinação, a dominar nossos inimigos e a manter nossas terras e nossos bens e nossas esposas e nossos filhos e a causa de nossa liberdade” (Alma 58:12).

Observe a mudança na perspectiva de Helamã em apenas alguns versos. Em Alma 58:9, ele e seu povo ficaram “aflitos e também cheios de temor”.

No versículo 12, Eles “criaram coragem”. Parece ser uma reviravolta completa. É importante perceber que suas circunstâncias não mudaram muito.

Eles tinham um pouco mais de comida do que antes, alguns soldados a mais, mas ainda enfrentavam a tarefa quase impossível de combater um exército descrito como inumerável.

Não foram as tropas adicionais ou cestas de comida que transformaram o medo de Helamã em coragem.

Sua escolha de acreditar na garantia do Senhor mudou sua reação emocional. Esta é uma poderosa ferramenta cognitiva que pode ser aplicada em quase todas as situações.

Quando mudamos a forma como pensamos, mudamos o que sentimos. Helamã e seus exércitos eventualmente receberam uma poderosa força nefita, culminando no fim da guerra.

Mas Helamã não esperou até que essas tropas chegassem para se sentir aliviado e confiante. Ele agiu na fé, confiando na promessa do Senhor, e foi capaz de sentir paz mesmo em tempos de desespero.

Pode ser interessante: Como posso confiar em Deus?

Permaneça firme na fé

Da mesma forma, seremos libertados de nossas provações. Tal libertação acontecerá mais cedo ou mais tarde, de acordo com o tempo do nosso sábio e poderoso Pai Celestial.

Esperamos até que as nossas provações passem? Ou escolhemos sentir tal alívio agora, confiando na promessa do Salvador como Helamã, podemos ter coragem e escolher a fé, independentemente da nossa situação.

O padrão de Helamã mostra a maneira de mudar a perspectiva e encontrar a paz mesmo durante a tribulação.

Não acredito que seja um processo fácil. Eu não acho que foi fácil para Helamã e eu não acho que será fácil para qualquer um que escolher seguir o caminho.

Tarefas fáceis raramente produzem resultados de poder. É assustador agir na fé quando cada previsão apresenta problemas.

Mas estas são as mesmas situações que podem fortalecer nossa crença no Salvador e nos ajudar a confiar Nele mais completamente.

“E agora eu, Morôni, quisera falar algo a respeito dessas coisas. Quisera mostrar ao mundo que fé são coisas que se esperam, mas não se veem; portanto, não disputeis porque não vedes, porque não recebeis testemunho senão depois da prova de vossa fé” (Éter 12:6).

Que todos tenhamos a coragem de suportar as provações da nossa fé.

Fonte: LDS Living

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *