fbpx

Como ser um pacificador quando a pessoa está errada?

Na Conferência Geral de abril de 2023, ouvimos pelo menos três discursos sobre sermos pacificadores em um mundo em guerra.

  • O Élder Soares falou sobre nossa necessidade de desenvolver atributos cristãos para que pudéssemos “nos tornar instrumentos de Sua paz no mundo”.
  • O Élder Christofferson enfatizou a importância de desenvolver a unidade em nossas comunidades e famílias.
  • E o Presidente Russell M. Nelson convocou explicitamente os membros da igreja a se tornarem pacificadores no meio da “contenda venenosa que infecta nosso diálogo cívico”.

A convocação é clara, tanto do Salvador em nossas escrituras quanto dos profetas vivos em nosso mundo atual, de que nós, como discípulos do Senhor Jesus Cristo e membros de Sua Igreja, devemos nos destacar como pacificadores.

Mas, a dificuldade desse convite é a seguinte: como posso ser um pacificador quando a pessoa, ideia ou situação estão errados?

ofender-se

Na época de Jesus Cristo

A situação em que nos encontramos se assemelha à situação dos próprios discípulos de Cristo durante Seu ministério mortal. Eles conheceram o Salvador, confiaram Nele e acreditaram que Ele era o Messias prometido.

Na época de Jesus Cristo, o Império Romano tinha acabado de ser estabelecido, e com uma cultura, religião e costumes bem diferentes dos cristãos, era natural que esse último grupo sofresse perseguição. Os israelitas geralmente tinham permissão para viver sua religião, mas não até o ponto em que interferisse nos objetivos ou nas leis romanas.

Eles eram de uma cultura pequena e sem influência que era oprimida constantemente. Pagavam tributo a alguém que os impedia de avançar e ter sucesso economicamente, além de ser constantemente ameaçados, humilhados, açoitados e, às vezes, assassinados.

E foi nesse cenário que Cristo os ensinou: “Se alguém te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.” Ou seja, se algum opressor romano valentão e malvado aparecer e fizer você carregar equipamentos como um animal de carga, sua responsabilidade cristã é não apenas submeter-se à humilhação, mas oferecer voluntariamente ainda mais serviço.

Isso é, pelo menos em parte, o motivo pelo qual as pessoas se voltaram contra seu próprio Salvador e consentiram com sua tortura e morte. Ele se apresentou como o Messias deles, mas também disse a eles para amar e servir os soldados romanos individuais que os oprimiam e humilhavam. As pessoas não conseguiram fazer isso, nem mesmo por seu Salvador e Rei ungido. Então, em vez disso, gritaram: “Crucifica-o!”

Nos dias de hoje

O Salvador tem a mesma mensagem para nós hoje por meio das vozes de Seus profetas. O Presidente da Igreja de Jesus Cristo declarou: “A mensagem do Salvador é clara. Seus verdadeiros discípulos constroem, elevam, encorajam, persuadem e inspiram, não importa quão difícil seja a situação. Os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo são pacificadores.”

Não importa ao Senhor se as pessoas estão certas ou erradas. Já sabemos o que Ele diz para aqueles que são oprimidos, derrotados, maltratados e humilhados por agressores: “Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e perseguem.”

Sua mensagem é a mesma para nós hoje. Somos Seus discípulos e somos chamados a viver de forma diferente. O Senhor perguntou:

“Pois, se amardes os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?”

Ou seja, se você apenas ama as pessoas que concordam com você, você não é melhor do que qualquer outra pessoa. Não é algo que requer caráter, esforço, convênio ou sacerdócio para ser amigo das pessoas que já gostam de nós. Qualquer malfeitor preguiçoso pode ter bons relacionamentos com as pessoas que são semelhantes a ele. Não requer humildade, caráter ou caridade restringir nosso amor e nosso serviço às pessoas em nossos círculos sociais ou políticos existentes ou àqueles com os quais aprovamos.

Quem é nosso verdadeiro adversário?

Nossa responsabilidade como discípulos de Jesus Cristo é a mesma hoje como era no tempo de Jesus: lembrar que aqueles que consideramos “errados” não são o adversário.

O adversário é o eterno autor do mal e da destruição. As pessoas em nossas vidas que nos irritam ou frustram não são esse adversário. Elas podem ser influenciadas por ele, mas honestamente – nós também somos. Elas podem ser enganadas por suas mentiras, mas a maioria de nós é enganada em algum momento ou outro. Elas podem estar enganadas ou podem estar escolhendo intencionalmente ações erradas, assim como todos nós fazemos em algum momento.

Mas todas são filhas e filhos de nossos Pais Celestiais; são potenciais deuses. Mais importante ainda, são aqueles a quem o Salvador amou o suficiente para suportar tormentos indescritíveis no Getsêmani e por cujos pecados Ele derramou Seu próprio sangue. Que direito temos de tratá-los como se não fossem dignos de Seu sacrifício por eles? Como podemos, nós que O conhecemos, tratar com raiva, desprezo, desprezo ou ódio aqueles que Ele ama?

Amar quem o o Salvador ama

A mensagem do mundo é que devemos brigar. Que algumas pessoas, por causa de suas ações ou opiniões, podem ser maltratadas. Mas a mensagem do evangelho é que todas as pessoas são amadas pelo Salvador, e desonramos nosso discipulado se escarnecemos, ridicularizamos, ameaçamos, atacamos, abusamos, desistimos ou contenciosamente lutamos contra aqueles por quem Ele sofreu.

Isso não significa que não possamos argumentar contra ideias, leis, práticas ou comportamentos com os quais discordamos. Cristo mesmo denunciou a hipocrisia e o comportamento maligno, e defendeu apaixonadamente a santidade do templo.

Se acreditamos de verdade que algo não está certo, especialmente se contradiz as verdades do evangelho, não estamos obrigados a aceitar tudo.Somos livres e encorajados a expressar nossas opiniões sinceras e a declarar quando discordamos de uma ideia, abordagem, ideologia ou plano, e explicar por quê.

Mas, como discípulos de Cristo, devemos fazer tudo isso tendo em mente que as pessoas do outro lado de nossas opiniões são amadas por Ele. Se formos verdadeiros discípulos do Salvador da humanidade, resistiremos à raiva e à contenda de nossos tempos e trataremos os outros filhos de Deus da maneira que Ele deseja que os tratemos.

Nosso Salvador nos diz: “Eu, Deus, sofri essas coisas por todos, para que não precisem sofrer se se arrependerem”. Nossa convocação de nosso profeta, nossa convocação como discípulos do Senhor Jesus Cristo, é amar e respeitar todas as pessoas. Nada menos do que isso é exigido de nós para honrar Seu sofrimento ao interagir com aqueles a quem Ele ama, mesmo quando eles estão errados.

Fonte: Meridian Magazine

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *