O poder do Instituto de religião em minha vida

diminuir o ritmo

Por meio das escrituras, os profetas e apóstolos modernos nos ensinaram que ninguém pode ser salvo em ignorância, pois a glória de Deus é inteligência (D&C 93:36; 131:6).

Pensando nisso, programas de aperfeiçoamento dos ensinamentos do Senhor, mandamentos e princípios para todos os Seus filhos, em especial para os jovens, foram criados para nos fortalecer. Esses programas são conhecidos como: Seminário (para jovens na idade de 14 anos à 18 anos) e Instituto de Religião (para jovens adultos na idade de 18 a 31 anos).

Nos institutos de religião, são ministrados os mesmos cursos de escrituras (Livro de Mórmon; Novo Testamento; Velho Testamento; Pérola de Grande Valor e, Doutrina e Convênios) em um nível mais avançado, pois o Senhor disse:

“Examinais as escrituras”, “porque… são elas que de mim testificam” (João 5:39).

Além disso, há ensino sobre os profetas vivos, preparação missionária, namoro e casamento, história da igreja e muitos outros.

Por que frequentar o Instituto?

Além das coisas que podemos aprender sobre Deus e Sua doutrina, existem outras bênçãos de frequentar as aulas do Instituto.

Certa vez, em uma das aulas on-line sobre o Novo Testamento, logo após a abertura, comecei a sentir um mal estar e resolvi sair da aula. Pouco tempo depois, recebi uma mensagem de um dos rapazes que estava na aula comigo, me perguntando o que havia acontecido e por que eu tinha saído.

Contei a ele que não estava me sentindo bem e que não queria participar; ele então me incentivou a voltar e apenas ouvir a aula. Relutante, resolvi seguir seu conselho.

Com o decorrer da aula, comecei a sentir o espírito mais forte e prestar atenção no que estava sendo ensinado.
Foi então, que surgiu em minha mente uma pergunta. Me lembro de dizer a mim mesma, “esqueça ou depois procure você mesma”, mas a dúvida continuou em minha mente cada vez mais forte, até que decidi fazer a pergunta.

Para a minha surpresa, os poucos alunos que estavam na aula foram tocados pelo Espírito e começaram a falar, se esforçando para responder a minha dúvida. Todos, em um certo momento ligaram seus microfones e compartilharam seus pensamentos a respeito do assunto.

Fiquei tocada por todos se juntarem para responder a minha pergunta que a meu ver, parecia ser tão insignificante.
Naquele dia eu tive a certeza que, pela as aulas do Instituto eu poderia me tornar melhor e ajudar outras pessoas a se achegarem-se a Cristo.

O Instituto de Religião nos ajuda a tornamos mais autossuficientes espiritualmente e nos auxilia a adquirir virtudes necessárias em todos os aspectos de nossa vida, fornecendo equilíbrio e um acréscimo ao nosso estudo secular. É também um lugar maravilhoso para conhecer boas pessoas, que buscam o mesmo padrão moral e espiritual que nós. Conheço e já ouvi dezenas de histórias de amizades verdadeiras e amores eternos criados por causa do Instituto.

O Presidente Boyd K. Packer confirma esta verdade dizendo:

[…] “A percentagem de casamentos no templo entre formandos do seminário e instituto é mais que o dobro da média na Igreja. Repito. A percentagem de casamentos no templo entre formandos de seminário e instituto é mais que o dobro da média na Igreja. Há necessidade de alguma prova melhor que esta? (…)

Irmãos e irmã, se deixarem seus celulares de lado e realmente derem uma olhada ao redor, talvez encontrão seu ou sua futura(o) companheira(o) eterna(o) no Instituto.”

Embora pareça uma prática pequena e simples, fazer do Instituto parte de nossas vidas resultará em um poderoso crescimento e amadurecimento espiritual. Muito mais importante que contar coisas que podemos ver, são as coisas espirituais que podemos sentir e o Instituto pode nos proporcionar exatamente as experiências marcantes que devemos contar.

 

| Para refletir
Publicado por: Mirela Siqueira
Mirela Siqueira tem 17 anos; ama praias, parques e escrever. Nasceu nos convênios e mora atualmente em Florianópolis. Serve como consultora da História da Família em sua Ala e está se preparando para servir uma missão de tempo integral.
Élder Martino: "Procure o que há de bom no mundo e faça disso seu...
Por que a fé é um princípio de ação e de poder?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *