fbpx

Não consegue controlar a raiva? Veja o que a Bíblia ensina

Uma história notável sobre a raiva na Bíblia é quando Jesus Cristo purifica o templo ao virar “as mesas dos cambistas” e “as cadeiras dos que vendiam pombas”, em Mateus 21:12-13. Ele diz a eles: “A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.”

Embora a palavra “raiva” não seja usada nestes versículos, pode-se supor que Cristo tenha sentido raiva ao ver um lugar sagrado sendo tratado daquela forma.

O que Jesus disse sobre a raiva?

Jesus Cristo introduziu o tema da raiva no Novo Testamento, comparando-a ao assassinato e nos alertando que seríamos julgados por Deus por nossas expressões de raiva. Em Mateus 5:21-22, Cristo diz:

“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu vos digo, porém, que qualquer que se encolerizar contra seu irmão, sem motivo, será réu de juízo”.

A raiva é considerada um pecado de acordo com a Bíblia?

A raiva não é necessariamente equiparada ao pecado na Bíblia. A raiva e o pecado são apresentados como duas coisas diferentes em Efésios 4:26-27, onde está escrito: “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo.”

A linguagem áspera contra alguém é desencorajada no mesmo capítulo, no versículo 29: “Não saia da vossa boca nenhuma apalavra torpe, mas só a que for boa para utilidade da edificação, para que dê graça aos que a ouvem.”

O que a Bíblia diz ser a raiz da raiva?

Cristo ensinou que as palavras e ações de uma pessoa são um reflexo do seu coração. Em Mateus 15:18-19, Cristo ensina: “Mas o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicações, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.”

Anteriormente, em Mateus 5:8-9, Cristo disse: “Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus” e “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”.

Todas as ações de que Cristo falou podem ser resultado da raiva ou de outras emoções negativas se não forem controladas. Por exemplo, na Bíblia, a raiva e a malícia são consideradas diferentes, já que a raiva é uma emoção natural, enquanto a malícia é mais sinistra e baseada na intenção de causar dano.

Como controlar a raiva de acordo com a Bíblia?

O livro de Tiago diz que você pode controlar a raiva ou “ira” ao ser “pronto para ouvir” e “lento para falar”. Tiago condena a raiva em Tiago 1:19-20, dizendo: “Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus”.

Efésios 4:31-32 aconselha a substituir “raiva” e “malícia” por emoções ou ações mais positivas (mesmo que você não queira), o que pode cultivar o amor e a compreensão.

O apóstolo Paulo escreveu: “Sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos mutuamente, assim como Deus, por amor de Cristo, vos perdoou.” O perdão e a reconciliação são enfatizados na Bíblia como uma forma de combater a raiva, como ensinado em Mateus 5:23-24 e Provérbios 19:11.

Ter autocontrole para regular as emoções, especialmente a raiva, é considerado uma grande virtude e é considerado um traço nobre. Em Provérbios 16:32 aprendemos que, “melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade.”

Fonte: Deseret News

Veja também: O que a Bíblia diz: Como superar o vício da pornografia?

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *