fbpx

Aprender o idioma dos meus antepassados me ajuda a coligar Israel?

Avô e neto coligar Israel

Senti-me motivado a aprender a língua dos meus antepassados para me conectar melhor com eles. Mas eu não percebi as muitas oportunidades que isso traria.

Meu bisavô foi o último falante nativo de te reo Maori em minha família. Eu costumava assistir a vídeos dele e ouvi-lo falar a língua de nosso povo, desejando poder entendê-lo. Mesmo que ele fosse apenas algumas gerações mais velho, eu não tinha essa conexão com nossa herança.

Servi uma missão nas Filipinas e amei. Eu amei a língua, as pessoas — tudo. E como passei um tempo tentando me conectar com as pessoas que servia e ensinava, fiquei imerso em sua cultura.

Por mais maravilhosa que essa oportunidade fosse, percebi que nunca havia tentado me conectar com minha própria cultura e pessoas da mesma maneira.

Embora eu tivesse ajudado na coligar Israel em minha missão, percebi que havia maneiras importantes de ajudar a coligar Israel em casa também, especialmente dentro da minha própria família.

Um amigo meu, que também havia retornado recentemente de servir nas Filipinas, me contou sobre um sonho que teve sobre sua avó. Ela apareceu em seu sonho e perguntou por que meu amigo havia estudado outras culturas, mas nunca a sua.

Seu sonho ressoou em mim. Senti-me motivado a aprender sobre meus ancestrais e me conectar com eles como nunca tive antes.

Entendendo a promessa de Elias

ajudar a coligar Israel

Eu tinha acabado de entrar na faculdade de medicina quando decidi aprender a língua do meu povo. Então, no topo da minha agenda lotada, fiz aulas noturnas para aprender Maori.

Quando as aulas começaram, eu me senti sozinho e incerto sobre seguir em frente. Mas quanto mais eu conversava com meus colegas de classe, mais eu percebia que muitos também se sentiam motivados a se conectar com a seus antepassados e sua herança aprendendo Maori.

Ao longo do tempo, aprender Maori se tornou uma experiência espiritual. Eu estava começando a entender a promessa de que Elias converteria “o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais” (Malaquias 4:6). Meus ancestrais estavam se tornando mais reais para mim.

Aprender o idioma também abriu portas na minha vida cotidiana. Eu descobri que falar Maori me ajudou a me conectar melhor com as pessoas para quem eu prestava cuidados médicos.

Ajudei a organizar aulas de Maori na minha universidade e descobri que muitos outros estudantes de medicina também estavam interessados em aprender para ajudá-los a prestar melhores cuidados.

Embora esse idioma esteja se tornando cada vez menos comum, ser capaz de se comunicar com aqueles que são falantes nativos de Maori me ajudou a ministrar a populações específicas.

Eu testemunhei como meus pacientes nativos se sentem especialmente ouvidos e vistos quando podemos falar o idioma deles. Essas experiências realmente me mostraram o que significa ministrar.

Podemos ajudar uns aos outros a coligar Israel

coligar Israel em nossa família

O Presidente Russell M. Nelson ensinou:

“Quando falamos da coligação de Israel em ambos os lados do véu, referimo-nos, é claro, ao trabalho missionário e ao trabalho de templo e história da família. Também estamos nos referindo a edificar a fé e o testemunho no coração daqueles com quem moramos, trabalhamos e servimos”.

Aprender Maori definitivamente me ajudou a me conectar com minha herança e ancestrais do outro lado do véu. E pretendo trabalhar por eles assim que o Templo de Hamilton na Nova Zelândia reabrir. Mas isso me ajudou a servir deste lado também.

Fazer parte de uma igreja que acredita em se conectar com nossos ancestrais traz muita alegria à minha vida.

Priorizamos o trabalho do templo e da história da família porque acreditamos que cada membro de nossa família, não importa há quanto tempo viveram, deve ter a oportunidade de receber o evangelho de Jesus Cristo.  E podemos ajudar uns aos outros a realizar este trabalho.

Aprender Maori foi uma maneira de ajudar na coligação de Israel. Mas cada um de nós pode participar deste trabalho de muitas outras maneiras, e elas não precisam ser complicadas.

Frequentar o templo e fazer o trabalho vicário por nossos parentes, pesquisar nossas árvores genealógicas, indexar e até mesmo aprender sobre nossos avós e bisavós podem ser oportunidades maravilhosas de se conectar com nossos ancestrais.

Afinal, o nosso objetivo final é retornar ao Pai Celestial e viver com Ele e com nossa família para sempre.

E por meio de nossos esforços para aprofundar nossas conexões com os outros, especialmente nossos ancestrais, podemos fortalecer nosso compromisso com Cristo e manter esse objetivo sempre à vista.

Fonte: churchofjesuschrist.org – Young Adults

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *