Como Aprender Inglês Pode Melhorar Seu Estudo do Evangelho
Todos nós estamos de cansados de saber o quanto aprender inglês é importante para nossa vida profissional. Ouvimos muitas vezes a frase “ter inglês no currículo é obrigação.” Agora, foram adicionados outros idiomas como o Espanhol e até mesmo Mandarim. Mas como saber inglês pode influenciar nosso estudo do Evangelho?
Contexto
Recentemente eu estava estudando a escritura que se encontra em Mateus 25:40 onde Cristo diz a seguinte frase: “…quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Eu comecei a estudar sobre a relação de serviço ao próximo com o discipulado e encontrei a seguinte citação:
“O serviço ao próximo é a marca registrada do verdadeiro seguidor de Cristo.”¹
Entretanto em inglês, ao invés de marca registrada é usado a palavra “Hallmark.” Por estar estudando em inglês eu pesquisei a definição no dicionário Merriam-Webster que diz:
“Uma marca oficial carimbada em artigos de ouro e prata para testificar e sua pureza e genuinidade.”
A tradução foi muito bem feita, mas o contexto histórico conta que séculos atrás, um rei na Inglaterra decretou que para atestar a pureza dos itens feito com ouro e prata, os ourives deveriam levar as peças ao ourives real, onde então esse selo seria recebido. O selo comprovava a pureza, excelência e genuinidade dos itens. De forma pessoal, eu aprendi que o serviço ao próximo comprova a pureza, excelência e genuinidade de um discípulo de Cristo.
Isso é basicamente o que “marca registrada” significa. Mas o ato de pesquisar o significado da palavra me fez parar para receber revelação pessoal. Nos dias de hoje, é difícil refletir calmamente sobre as escrituras sem uma motivação específica. Talvez entender a palavra usada no idioma original possa te dar essa motivação.
Conteúdo
Alunos do curso do Pathway, que é ministrado em inglês, são convidados a assistir os devocionais semanais que acontecem nas universidades da Igreja. Ao fazê-lo, descobri que existem milhares de discursos feitos por líderes da Igreja, principalmente apóstolos, sobre uma variedade incrível de tópicos. Muitos desses discursos, quando traduzidos, acabam virando artigos publicados nas revistas A Liahona, ou no site oficial da Igreja.
Recentemente, Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, discursou na universidade da BYU. Quando esse devocional será traduzido? Não sabemos. Mas por que esperar? Aprendendo inglês você pode ter acessos a arquivos de discursos que datam desde 1892.
Em Pregar Meu Evangelho, capítulo 7 lemos:
“O aprendizado do inglês permitirá que você ajude a edificar o reino do Senhor de outras maneiras e será uma bênção para você e sua família.”
Uma forma de se tornar um melhor instrumento nas mãos do Senhor é buscando mais conhecimento através das escrituras e palavras dos profetas modernos.
Recursos
A maior parte dos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são falantes da língua inglesa. Dentre eles há muitos profissionais e estudiosos que criam recursos maravilhosos para o estudo do evangelho.
Um deles é o LDS Scripture Citation Index, que está disponível no site scriptures.lds.edu, google play e apple store.
O conceito é bem simples. Leu uma escritura e quer saber o contexto que ela foi citada nos discursos de conferência geral? É só clicar no verso escolhido, e ter acesso a todas as vezes que essa escritura foi usada em uma conferência geral, no documento Jornal of Discourses, e Ensinamentos de Joseph Smith. Na imagem, vemos o exemplo quando estudamos 1 Néfi 3:7.
Claro, esse apenas um recursos dentre muitos outros que foram desenvolvidos apenas em inglês. Outro exemplo é o aplicativo que mostra a Geografia do Livro de Mórmon, ou Jerusalém da época do Novo Testamento.
Compartilhe
Se você tem outras idéias de como aprender inglês pode melhorar seu estudo do Evangelho, compartilhe conosco.
Referências:
¹Onde Estiver o Vosso Tesouro – Élder Michael John U. Teh – Conferência Geral de Abril de 2014