Antes de entender o que são os batistérios dos templos, é necessário entender o porquê de eles serem necessários. Os batistérios são necessários pois são onde realizamos os batismos pelos mortos, ou o batismo vicário.

Mas acalme-se, vamos explicar o que são os batismos vicários e o porquê de eles serem necessários.

O próprio Jesus, mesmo sem pecados, foi batizado para cumprir toda justiça e mostrar o caminho a toda humanidade (Mateus 3:13–17; 2 Néfi 31:5-12). Portanto, o batismo é essencial para a salvação no reino de Deus. O Novo Testamento nos ensina que os primeiros cristãos praticavam o batismo pelos mortos na época do apóstolo Paulo. (I Coríntios 15:29).

A restauração dessa ordenança se deu juntamente com o estabelecimento de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O Profeta Joseph Smith ensinou a respeito da ordenança do batismo pelos mortos pela primeira vez durante o discurso feito em um funeral em agosto de 1840. Ele leu boa parte de I Coríntios 15, inclusive o versículo 29 e afirmou que o Senhor permitiria que os membros da Igreja realizassem batismos em favor de amigos e familiares falecidos.

Ele lhes disse que “o plano de salvação foi projetado para salvar todos os que estivessem dispostos a obedecer às demandas da lei de Deus” (Journal History of the Church, 15 de agosto de 1840).

Batismo de Jesus Cristo
Imagem: ChurchofJesusChrist.org

Oportunidade de se batizar

Nem todos os que viveram na Terra tiveram a oportunidade de serem batizados pela devida autoridade durante a vida aqui, por isso os batismos podem ser realizados por procuração, o que significa que uma pessoa viva pode ser batizada em favor de uma pessoa falecida.

Cremos que Deus é justo e, por isso, não faz sentido Ele oferecer a oportunidade do batismo a uns e negá-la a outros. Quando restaurou o evangelho de Jesus Cristo em 1830, muitas pessoas já haviam morrido sem conhecer a verdade — e o batismo vicário permite que elas também sejam abençoadas.

Acreditamos que, embora o evangelho esteja presente em muitas partes do mundo hoje, ainda há milhões de pessoas que não foram alcançadas por sua mensagem — e algumas talvez nunca sejam. Em alguns países, as autoridades não permitem a entrada da Igreja. Em outros, há uma resistência e limitação do proselitismo. E há ainda muitos outros fatores que dificultam esse alcance. E o Senhor, de antemão sabia de tudo isso, por isso, preparou um meio de abençoar a todos os Seus filhos.

Batistério do templo de Paris França
Imagem: Newsroom

Como funciona o batismo pelos mortos?

Membros da Igreja realizam o batismo pelos mortos nos templos ao redor do mundo. Muitas pessoas perguntam se esse processo envolve qualquer violação dos restos mortais — mas não, isso não acontece. A pessoa que serve de procuradora usa apenas o nome da pessoa falecida. A Igreja mantém um registro das pessoas falecidas que já receberam o batismo, a fim de evitar duplicações. Algumas pessoas acreditam, de forma equivocada, que ao batizar alguém que já faleceu, o nome dessa pessoa é adicionado aos registros da Igreja — mas isso não acontece. Isso não é verdade.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realiza batismos vicários exclusivamente em seus templos. Nos templos da Igreja somente membros dignos podem entrar, diferentemente das capelas onde qualquer pessoa é bem-vinda, mesmo sem ser membros. Para entender a diferença de templos e capelas, sugerimos este artigo.

E onde, nos templos, acontecem os batismos? Nos batistérios!

Lá, temos uma pia batismal. Os construtores a assentaram sobre o dorso de doze bois, que representam as doze tribos de Israel. A água da pia batismal é sempre quentinha e agradável, tal qual o sentimento que temos ao entrarmos no templo para trabalhar em favor de nossos antepassados falecidos.

pia batismal
Imagem: Newsroom

Como é a preparação para fazer esta ordenança?

Antes de entrar nas águas da pia batismal há uma preparação que começa muito antes de estarmos no templo. Nós nos preparamos espiritualmente, fazemos história da família e preparamos nomes de nossa árvore familiar para levar ao templo. Todos os membros devem ter uma recomendação para entrar no templo. O titular da recomendação e seus líderes assinam essa recomendação. Quando entramos no templo devemos apresentar essa recomendação. Todos no templo usam roupas brancas – isso mostra que somos todos iguais perante o Senhor. Recebemos também uma toalha para podermos nos secar depois do batismo.

Contudo, o mais incrível de estar no batistério não consigo descrever aqui, pois é um sentimento inexplicável e só quem já sentiu conseguiria compreender o que digo.

espelho do templo
Imagem: Newsroom

Os templos são literalmente a Casa do Senhor. Nenhum outro lugar da terra pode nos proporcionar o que nos proporciona os templos do Senhor. Por meio do batismo vicário realizado nos templos podemos começar a unir nossa família para a eternidade.

Qual seu sentimento com relação ao batistério dos templos?

Relacionado:

Templos e capelas da Igreja de Jesus Cristo: existe diferença?