fbpx

Como os ensinamentos do Presidente Nelson me ajudaram a amar meu corpo como ele é

amar meu corpo como ele é

No ano passado, algumas estatísticas mostraram  que as três primeiras metas de ano novo eram comer de maneira mais saudável, fazer mais exercícios e economizar mais dinheiro. Como muitos transformam a essas convicções ano após ano, eu tenho que me perguntar qual é a motivação que nos obriga a fazer essas metas. É um desejo de ser mais saudável, de obter equilíbrio, de viver a vida de modo mais pleno e livre? Ou poderia haver problemas de imagem corporal em jogo aqui? No meu caso, eu caio na última categoria mais do que eu gostaria de admitir.

Mas no ano passado estive lendo Ensinamentos de Russell M. Nelson, e não há nada como um cirurgião cardíaco que virou profeta para fazer você perceber a graça e o milagre inerente a cada respiração e batimento cardíaco. Aqui estão algumas ideias que me ensinaram a amar o meu corpo como ele é, sem reservas.

“Em um sentido muito real, cada um de nós é um templo de Deus. Seu templo pessoal é um presente de Deus. É sagrado. Por favor, proteja-o como tal. O fato de que seu corpo é um santuário sagrado também é conhecido por Satanás. Ele, que não tem corpo, quer que você desfigure e profane o seu.”

“Quando você cantar ‘Sou um filho de Deus’, pense no presente que é para você seu próprio corpo físico. Os muitos atributos surpreendentes de seu corpo atestam a sua própria ‘natureza divina’ (2 Pedro 1:4) (…)

A maravilha dos nossos corpos físicos é muitas vezes negligenciada. Quem nunca teve sentimentos de baixa autoestima por causa do físico ou da aparência? Muitas pessoas queriam que seu corpo fosse mais ao seu gosto. Alguns com cabelo naturalmente liso querem-no cacheado. Outros com cabelos encaracolados querem-no liso (…)

Seu corpo, quaisquer que sejam seus dons naturais, é uma criação magnífica de Deus. É um tabernáculo de carne — um templo para o seu espírito. Um estudo do seu corpo atesta o seu desígnio divino (…)

Cada órgão é um dom maravilhoso de Deus. O olho tem uma lente de foco automático. Os dois olhos são controlados por nervos e músculos para formar uma imagem tridimensional. Os olhos são ligados ao cérebro, que registra as imagens visualizadas. Não há necessidade de fios nem de pilhas. (…)

O coração é uma bomba incrível. Tem quatro válvulas delicadas que controlam a direção do fluxo sanguíneo. Essas válvulas abrem-se e fecham-se mais de cem mil vezes por dia, ou seja, 36 milhões de vezes por ano. No entanto, a menos que sejam alteradas por alguma doença, são capazes de suportar esse esforço quase indefinidamente. Nenhum material desenvolvido pelo homem até hoje é capaz de ser dobrado com tanta frequência e por tanto tempo sem que se quebre.

A cada dia, o coração de um adulto bombeia um volume de líquido suficiente para encher um tanque de aproximadamente 7.600 litros. Esse trabalho equivale a erguer um homem adulto6 até o alto do edifício Empire State consumindo apenas quatro watts de energia. Na parte superior do coração existe um gerador elétrico que transmite energia por meio de linhas de condução especiais, fazendo com que um número imenso de fibras musculares trabalhem em conjunto.

Muito poderia ser dito a respeito de cada um dos outros preciosos órgãos do corpo. Eles funcionam de maneira maravilhosa, muito além do tempo ou da capacidade que tenho para descrevê-los. (“Somos Filhos de Deus” outubro de 2018)

A maravilha do Presidente Nelson para a ciência e o corpo humano ajudaram-me a compreender o meu próprio corpo de novas maneiras. Eu percebi que se desejamos nos sentir à vontade em nosso próprio corpo, precisamos reconhecê-lo como nosso melhor amigo e desenvolver um relacionamento genuíno. Será que eu constantemente critico e meu melhor amigo? Definitivamente não.

Então não deveríamos agir assim com relação ao nosso corpo. Como qualquer relacionamento, teremos trabalho, positividade, escuta atenta e oração para fazer mudanças duradouras. Algumas perguntas úteis que eu me pergunto são: será que eu honestamente ouço o meu corpo e respondo a ele como eu reagiria a um amigo? Sou paciente com meu corpo? Estou me esforçando para ajudar meu corpo a melhorar e alcançar seu potencial eterno? Eu estou conscientemente elogiando meu corpo como eu elogiaria um amigo?

Eu amo este Conselho do Presidente Nelson:

“Em alguma noite triste, se você tiver problemas para dormir, em vez de contar carneirinhos, você pode tentar contar suas muitas bênçãos. Entre essas bênçãos você pode mencionar cada uma de suas partes do corpo, da cabeça aos pés.”

E sabe o que eu percebi? O nosso corpo nos aproxima do Pai Celestial e da Mãe Celestial, permitindo-nos compreender melhor o que Eles conhecem e experimentam por meio de Seu corpo divino e imortal. Por causa do meu corpo, posso obter glória celestial e poder gerar vida, e um dia criar mundos. Esse é um poder que Satanás nunca possuirá, e por isso, ele fará tudo em seu poder para distorcer meu relacionamento com meu corpo e criar ressentimento e ódio por esse presente mais glorioso de Deus. Mas não deixarei. Meu corpo é divino, e me ensinou sobre o amor, a conexão e as gloriosas possibilidades da eternidade.

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

Por que devemos cuidar de nosso corpo se um dia vamos ressuscitar?

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *