fbpx

A Bíblia é perfeita?

Primeiro de tudo, antes de começarmos a falar sobre esse assunto, gostaria de enfatizar que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias considera a Bíblia como palavra de Deus e acredita que ela é verdadeira.

Desde que seja traduzida corretamente.

Esse é um ponto importante, pois pelo fato do texto bíblico ter sido traduzido por muitas pessoas e também de idiomas diferentes, é possível que algumas informações tenham sido perdidas nesse processo.

Por isso, acreditamos que podem existir mais informações vindas de Deus para guiar nossa fé.

Talvez você esteja se perguntando sobre as passagens da Bíblia que dizem que não podemos acrescentar mais palavras ao texto bíblico. A escritura realmente existe e está no livro de Apocalipse, mas algo importante que precisamos saber é que como a Bíblia não foi compilada na ordem cronológica, Apocalipse não foi o último livro a ser escrito da Bíblia.

Também pode ser interessante: Livro de Mórmon e a Bíblia: qual é o melhor?

O BibleStudyTools.com (um site que não é da Igreja de Jesus Cristo) mostra a ordem cronológica dos livros do Novo Testamento de forma bastante confiável. Aqui estão eles:

  • Tiago – 50 d.C.
  • Primeiro Tessalonicenses – 52-53.
  • Segundo Tessalonicenses – 52-53.
  • Gálatas – 55.
  • Primeiro Coríntios – 57.
  • Segundo Coríntios- 57.
  • Romanos 57-58.
  • Filipenses – 62-63.
  • Colossenses – 62-63.
  • Filemon – 62-63.
  • Efésios – 62-63.
  • Lucas – 63. 
  • Atos 64.
  • Primeiro Timóteo – 65.
  • Tito – 65.
  • Segundo Timóteo – 66.
  • Marcos – 66.
  • Mateus – 67.
  • Hebreus – 67.
  • Primeiro Pedro – 67-68.
  • Segundo Pedro – 68.
  • Judas – 68.
  • Apocalipse – 68.
  • João – c. 85.
  • Epístolas de João – 90-95.

Também pode ser interessante: 7 maneiras que a Bíblia profetiza sobre o Livro de Mórmon

João ainda tinha muito que escrever depois do Livro do Apocalipse, então a maldição no final de Apocalipse pertence a si mesma e não é para a Bíblia inteira. Várias fés cristãs canonizaram vários livros em certas ordens, também.

Outros registros sagrados

A própria Bíblia menciona outros registros e escrituras. Por exemplo, o Livro de Mórmon.

O Livro de Mórmon foi registrado pelos descendentes da tribo de José que saíram de Jerusalém antes que Babilônia a destruísse por volta de 600 a.C. Portanto, é um registro de José para adicionar um segundo testemunho à Bíblia, que é um registro de Judá. Ezequiel refere-se a este segundo registro no Antigo Testamento em Ezequiel 37:16-17:

“Tu, pois, ó filho do homem, toma um pedaço de madeira, e escreve nele: Por Judá e aos filhos de Israel, seus companheiros. E toma outro pedaço de madeira, e escreve nele: Por José, a vara de Efraim, e de toda a casa de Israel, seus companheiros.

E ajunta um ao outro, para que sejam uma vara; e serão uma só na tua mão.

E quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Porventura não nos declararás o que significam estas coisas?

Então lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu tomarei a vara de José que esteve na mão de Efraim, e das tribos de Israel, seus companheiros, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão.”

Também pode ser interessante: O Livro de Mórmon é o acréscimo proibido pela Bíblia em Apocalipse 22:9?

E o Livro de Mórmon também diz que existem outros registros, pois Cristo visitou as 10 tribos perdidas depois de visitar os descendentes de José nas Américas.

Estas tribos certamente têm escrituras que trarão consigo quando regressarem. Partes do Livro de Mórmon foram seladas e Joseph Smith não teve permissão para traduzi-las porque ainda não somos dignos de lê-las.

placas de ouro

No Livro de Mórmon diz que José, que foi vendido ao Egito, escreveu, e nós ainda não somos dignos de ter as suas palavras, e que o mesmo se aplica aos escritos de João Batista.

Talvez durante o milênio, esses escritos sejam revelados. Veja o que Cristo disse ao povo do Livro de Mórmon nesse trecho extraído de 2 Néfi 29:

“E porque minhas palavras hão de silvar — muitos dos gentios clamarão: Uma Bíblia, uma Bíblia!  Temos uma Bíblia e não pode haver qualquer outra Bíblia.

Tu, néscio, que dirás: Uma Bíblia, temos uma Bíblia e não necessitamos de mais Bíblia! Teríeis obtido uma Bíblia, se não fosse pelos judeus?

 Não sabeis que há mais de uma nação? Não sabeis que eu, o Senhor vosso Deus, criei todos os homens e que me lembro dos que estão nas ilhas do mar? E que governo nas alturas dos céus e embaixo, na Terra; e revelo minha palavra aos filhos dos homens, sim, a todas as nações da Terra?

Por que murmurais por receberdes mais palavras minhas? Não sabeis que o depoimento de duas nações é um testemunho a vós de que eu sou Deus, de que me recordo tanto de uma como de outra nação?  Portanto, digo as mesmas palavras, tanto a uma nação como a outra.  E quando as duas nações caminharem juntas, os testemunhos das duas nações também caminharão juntos.

E isso eu faço para provar a muitos que sou o mesmo ontem, hoje, e para sempre; e que pronuncio as minhas palavras segundo a minha própria vontade. E porque eu disse uma palavra não deveis supor que não possa dizer outras; pois o meu trabalho ainda não está terminado, nem estará até o fim do homem, nem depois disso para sempre.

Portanto, porque tendes uma Bíblia não deveis supor que ela contenha todas as palavras minhas; nem deveis supor que eu não fiz com que se escrevesse mais.

Pois eu ordeno a todos os homens, tanto no leste como no oeste, tanto no norte como no sul e nas ilhas do mar, que escrevam as palavras que lhes digo; pois pelos livros que forem escritos julgarei o mundo, cada homem de acordo com as suas obras, conforme o que está escrito.

Pois eis que falarei aos judeus e eles escreverão; e também falarei aos nefitas e eles escreverão; e falarei também às outras tribos da casa de Israel, que levei para longe, e elas escreverão; e também falarei a todas as nações da Terra e elas escreverão.

E acontecerá que os judeus terão as palavras dos nefitas e os nefitas terão as palavras dos judeus; e os nefitas e os judeus terão as palavras das tribos perdidas de Israel; e as tribos perdidas de Israel terão as palavras dos nefitas e dos judeus.

E acontecerá que o meu povo, que é da casa de Israel, será reunido nas terras de suas possessões; e minha palavra também será reunida em uma. E mostrarei aos que combatem a minha palavra e o meu povo, que é da casa de Israel, que eu sou Deus e que fiz convênio com Abraão de que me lembraria para sempre de sua semente”.

Se a Bíblia é imperfeita, Deus é imperfeito?

Não, Deus é perfeito, mas Ele precisa trabalhar conosco, e todos nós somos imperfeitos. Os profetas também são imperfeitos. A escrita é imperfeita. As traduções são imperfeitas. Apesar de tudo isso ser imperfeito, ainda é o suficiente para buscar a Deus e encontrá-Lo.

Nós somos completados por Cristo e por Sua graça para sermos aceitos em sua presença para nos tornarmos co-herdeiros com Ele. A inspiração vem de Deus em forma pura, vem de Seu Espírito, mas somos receptores, executores e tradutores imperfeitos de Sua palavra.

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *