fbpx

O Livro de Mórmon é o acréscimo proibido pela Bíblia em Apocalipse 22:9?

Pergunta: Olá, Como pode O Livro de Mórmon ser verdadeiro se Apocalipse 22:18 afirma que nada pode ser acrescentado à Bíblia? – Amanda, São Paulo-SP

Resposta:

Olá Amanda, Esse versículo é sem dúvida um dos mais utilizados (e menos compreendidos) por aqueles que tentam desacreditar a veracidade e autenticidade do Livro de Mórmon como escritura sagrada:

“Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro…”

Há, entretanto, uma série de problemas em interpretar Apocalipse 22:18 dessa forma de maneira que é preciso ignorar diversos pontos cruciais para chegar à conclusão de que o versículo proíbe a existência de novas escrituras.

Confira alguns dos pontos mais problemáticos dessa interpretação:

Apocalipse é o último livro da Bíblia?

Embora o Livro do Apocalipse seja o último no volume do Novo Testamento, estudos indicam que ele pode ter sido meramente inserido por último e não exatamente o último a ser escrito.

No meio acadêmico, acredita-se que o próprio Evangelho de João tenha sido escrito décadas depois de o Livro do Apocalipse.

Se o Livro do Apocalipse não foi o último a ser escrito, Apocalipse 22:18 não pode estar se referindo a todo o conjunto das escrituras, a menos que se rejeite os demais livros bíblicos que sabe-se terem sido escritos após ele.

Quando a Bíblia foi compilada?

A compilação da Bíblia em um único volume de escrituras aconteceu apenas séculos depois de Cristo. Até então, ela constituía meramente registros separados que posteriormente viriam a formar o cânone como conhecemos atualmente.

Dessa forma, João não poderia estar se referindo à Bíblia como um todo em Apocalipse 22:18, pois ela ainda não existia.

Escrituras semelhantes em outros locais da Bíblia

Considere passagens da Bíblia como Deuteronômio 4:2:

“Não acrescentareis à palavra que vos ordeno, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos ordeno.”

E Provérbios 30:6:

“Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.”

Eles apresentam ideias quase idênticas às de Apocalipse 22:18, promovendo a ideia de que “nada poderia ser acrescentado às palavras existentes.”

Se utilizarmos nesses versículos a mesma lógica apresentada por críticos em Apocalipse 22:18, teríamos que descartar e completamente ignorar tudo o que foi escrito após Deuteronômio 4:2 ou Provérbios 30:6.

O próprio Novo Testamento nesse cenário constituiria acréscimos e deveria ser descartado.

Um detalhe importante

Uma leitura atenta de Apocalipse 22:18 e uma consideração dos fatos anteriormente mencionados indicam que nenhuma palavra deveria ser acrescentada ao “livro dessa profecia.”

Apocalipse 1:1,3 indica que “essa profecia” se refere especificamente à visão de João do Apocalipse e não ao conjunto completo de livros da Bíblia, que ainda não existia.

Dessa forma, não existe nenhuma objeção real e consistente na existência de escrituras posteriores à Bíblia, de modo que o verso em questão é irrelevante em desacreditar a autenticidade do Livro de Mórmon como escritura sagrada.

Um abraço,

Luiz Botelho

Relacionado: Como a Bíblia e o Livro de Mórmon Nos Ajudam a Entender Melhor o Poder Selador?

| Livro de Mórmon
Publicado por: Luiz Botelho
Luiz Botelho serviu na Missão Santa Maria e atualmente mora em Provo-Ut. Estuda Antropologia na Utah Valley University e descobriu na Ciência, História, Filosofia e Teologia sua verdadeira paixão. Atualmente trabalha voluntariamente como Diretor Internacional da FairMormon, é autor do Interpretenefita.com e um dos Diretores da More Good Foundation no Brasil.
9 Coisas que Você Deveria Saber sobre a Lei do Dízimo
9 Perguntas que avaliam como está sua preparação missionária

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *