O relatório estatístico da Igreja foi apresentado na Sessão da Tarde de Sábado (02/04/2016) da 186º Conferência Geral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), por Brook P. Hales, Secretário da Primeira Presidência (quorum governante da Igreja). Assista aqui.

Todo ano, em abril, o secretário da Primeira Presidência apresenta os números sobre o crescimento e situação da Igreja para todos os membros, que correspondem ao ano anterior (2015). O relatório, portanto, vai até 31/12/2015. Veja abaixo:

  • Número de Membros[1]: 15.634.199
  • Crianças Registradas[2]: 114.550
  • Conversos batizados[3]: 257.402
  • Estacas[4]: 3.174
  • Distritos[5]: 558
  • Missões[6]: 408
  • Alas e Ramos[7]: 30.016
  • Número de Missionários[7]: 74079
  • Missionários de Serviço[8]: 31.779
  • Templos Dedicados[9]: 3
  • Templos Rededicados: 2
  • Templos em Funcionamento: 149

Veja as estatísticas da Igreja do ano passado, dos países que falam português. Clique aqui.

___________

NOTAS

[1] Membro da Igreja é a pessoa que foi batizada e confirmada.

[2] Crianças registradas inclui todas as crianças que são apresentadas à Igreja e registradas – e que não tem ainda idade para o batismo.

[3] Número total de pessoas com mais de 9 anos de idade que foram batizadas e confirmadas, entrando, assim, para Igreja.

[4] “Estaca: A maioria das áreas da Igreja é dividida em estacas, que geralmente são formadas por cinco a doze congregações chamadas de alas ou ramos. O termo estaca foi usado pelo profeta Isaías. Ele descreveu a Igreja nos últimos dias como uma tenda que estaria segura por suas estacas (ver Isaías 33:20; 54:2).

Uma estaca é liderada por um presidente da estaca e dois conselheiros. O presidente da estaca é o sumo sacerdote presidente na estaca. Esses líderes supervisionam o bem-estar espiritual e temporal dos membros da Igreja.

A presidência da estaca chama doze sumos sacerdotes para formar o sumo conselho da estaca. Sob a direção da presidência da estaca, os sumos conselheiros ajudam a supervisionar o trabalho da Igreja na estaca cumprindo muitas responsabilidades consultivas e administrativas.

Semelhante à administração geral da Igreja, a estaca tem presidências para as organizações da Sociedade de Socorro, dos Rapazes, das Moças, da Primária e da Escola Dominical. As presidências aconselham sua respectiva organização em cada ala da estaca.

As estacas também têm um patriarca, um homem que é ordenado para dar bênçãos patriarcais aos membros da estaca. A bênção patriarcal contém conselhos específicos, inspirados e orientações do Senhor ao beneficiário.” (Tópicos do Evangelho “Como a Igreja esta organizada“)

[5] Distrito: semelhante à uma Estaca, mas não possui i número de membros suficientes para organizar uma Estaca. Normalmente estão localizados em áreas onde a Igreja é nova.

[6] “Ala – Como na Igreja antiga, os membros da Igreja hoje estão organizados em congregações. As congregações maiores (aproximadamente 300 membros ou mais) são chamadas alas. As congregações menores são chamadas ramos. A ala é liderada por um bispo e dois conselheiros, que formam o bispado. Os ramos são liderados por um presidente do ramo e dois conselheiros.” (Tópicos do Evangelho “Como a Igreja esta organizada“)

[7] Missionários aqui refere-se a “missionários de tempo integral” – rapazes a partir dos 18 anos, e moças a partir dos 19 anos, bem como casais idosos, que servem uma missão de 18-24 meses, por tempo integral.

[8] Missionários de serviço são missionários de tempo parcial, servem em Centros da História da Família, Centros de Autossuficiência, Seminários, etc.

[9]  Templos, diferentemente de capelas, são santuários espirituais reservados aos que se preparam diligentemente. São casas de Deus. Para saber mais sobre os Templos clique aqui.