fbpx

Nova carta da Primeira Presidência enfatiza a segurança nas atividades

Em uma nova carta aos líderes da Igreja, a Primeira Presidência reiterou as políticas, diretrizes e práticas que a Igreja tem em vigor “para garantir a segurança de todos os participantes e proteger a Igreja e seus voluntários.” 

Na carta, a Primeira Presidência também fala da importância que as atividades têm para a união dos santos. “Elas promovem oportunidades de se reunir, aprender novas habilidades, realizar tarefas difíceis e edicar relacionamentos centralizados no evangelho”. 

A carta também inclui uma lista com diretrizes gerais para atividades da Igreja e um link para a seção 20 no Manual Geral sobre “Atividades“.

1.Os adultos que servem às crianças e aos jovens devem completar o treinamento Proteger Crianças e Jovens a cada três anos (ver Manual Geral, itens 20.7.1 e 38.6.2). Em todas as atividades, siga estes princípios-chave de proteção a crianças e jovens:

a. Pelo menos dois adultos devem estar presentes pessoal ou virtualmente em todas as atividades promovidas pela Igreja com a participação de jovens ou crianças (ver Manual Geral, item 20.7.1).

b. Os líderes adultos ou de atividades devem evitar situações —inclusive contato por telefone, mensagens de texto, mídia social, videoconferência, etc.— em que quem a sós com um jovem ou uma criança, a menos que outros líderes sejam incluídos ou esses contatos ou mensagens estejam claramente visíveis para os líderes próximos.

c. Os líderes adultos devem ficar atentos a qualquer sinal de abuso ou negligência. Se perceberem qualquer tipo de abuso ou negligência, devem relatar o ocorrido às autoridades legais apropriadas e contatar imediatamente o bispo (ver Manual Geral, item 38.6.2).

d. Se o bispo ou o presidente de estaca souber de qualquer tipo de abuso, ele deve ligar para a central de ajuda da Igreja nos países onde esta estiver disponível (ver Manual Geral, item 38.6.2.1). Em outros países, os bispos devem entrar em contato com seus presidentes de estaca, que buscam a orientação da assessoria jurídica da área.

2. Siga todas as diretrizes locais e nacionais e a orientação da presidência da área com relação aos protocolos da Covid-19.

3. Encarregue-se de promover a segurança espiritual, moral, emocional e física dos participantes. Todas as condutas e interações devem ser coerentes com os padrões da Igreja e ser um exemplo do comportamento cristão.

4. Ensine aos pais e participantes que uma atividade é um privilégio, não um direito. Esse privilégio pode ser revogado caso os participantes se comportem de forma inadequada ou representem um risco para si mesmos ou para outras pessoas. Os líderes devem também aconselhar sobre como responder às dúvidas que possam surgir.

5. Planeje, em espírito de oração, atividades seguras. Um bom planejamento de segurança não só protege os participantes, mas também protege a Igreja, os membros e os líderes locais. Quando as atividades exigirem habilidades físicas ou experiência específicas, é necessário que haja planejamento, organização e preparação adicionais. Pode ser necessário obter um treinamento especializado ou ter ajuda profissional. Os líderes instruem todos os participantes sobre as medidas de segurança específicas para a atividade. As atividades devem ser adequadas à idade, maturidade e capacidade dos participantes. Faça atividades adequadas para os níveis de aptidão física tanto dos líderes quanto dos jovens. Pondere cuidadosamente sobre os fatores de risco individuais de saúde, inclusive alergias. (Acesse o site Planning a SafeActivity para mais informações e vídeos.)

Para ler a carta on-line, clique aqui e certifique-se de estar conectado na sua conta em ChurchofJesusChrist.org.

Veja também: Projeto de serviço de rapazes abençoa mulheres com câncer no RS

Fonte: LDS Living

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *