fbpx

Conselho de terapeuta sobre viver a lei da castidade depois do divórcio

Coração de papel sendo rasgado no meio

Pergunta:

Solteiros divorciados como eu estão enfrentando uma dificuldade. Fomos aconselhados a evitar situações em que a intimidade física pudesse acontecer. Antes, quando éramos casados, era mais fácil Mas uma vez que você foi casado e o relacionamento íntimo é tirado, é muito mais difícil ser casto. Tenho que fingir que esses sentimentos e emoções que nunca aconteceram? Não encontrei nada sobre isso em lugar algum.

Resposta:

Pergunta fantástica! Muitos divorciados ou viúvos lutam contra isso. Antes do casamento, muitos santos dos últimos dias acham mais fácil (não é fácil por si só, apenas mais fácil) parar e dizer “não”, porque eles se comprometeram a esperar o casamento e há linhas que nunca cruzaram antes. Contudo, uma vez que ficam acostumados a não parar de beijar e abraçar, uma vez que se acostumam com a beleza e proximidade da intimidade sexual, pode ser muito difícil voltar a ter autocontrole e contenção.

A primeira coisa a reconhecer é que, mesmo dentro da relação conjugal, o autocontrole e a contenção ainda devem ser praticados. Por isso, é claro, quero dizer que deve ser atencioso com as necessidades de um parceiro. Ainda é necessário praticar a abnegação a fim de não simplesmente procurar seu próprio prazer. E o consentimento é importante. Se solteiros ou casados, autocontrole e contenção são princípios que nunca devem ser abandonados. Agora, a aplicação específica desses princípios é diferente dentro e fora do casamento.

É crucial saber que não é possível voltar a ser como você era antes. Agora você é alguém que conhece a intimidade conjugal. Isso sempre será verdade. Seu cérebro e corpo agora estão condicionados a “ir em frente” quando antes que eles diriam “é hora de parar”. E ainda assim os mandamentos do Senhor permanecem. A lei da castidade é a mesma para todos em todas as circunstâncias: sem relações sexuais, exceto com o seu marido ou esposa com quem você está legal e legitimamente casado.

Então a questão não é como podemos voltar a ser como éramos? A questão é, como eu, tendo experimentado o que eu experimentei, controlo meus apetites e todas as [minhas] paixões a fim de ser preenchido com amor?” (ver Alma 38:12).

Para começar, como Néfi, você deve confiar que “o Senhor não dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas”. (1 Néfi 3:7). Você tem que acreditar e saber que há uma maneira de permanecer moralmente puro. Se você acredita o contrário, então perderá a batalha.

Encontre consolo com as palavras de Paulo, que nos garantiu que “não vos sobreveio tentação, senão humana; porém fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também meio de saída, para que a possais suportar. (I Coríntios 10:13).

Esses são os princípios. Mas como? Como você faz isso? O Élder Gary E. Stevenson, do Quórum dos Doze, explicou que “com um plano de jogo, um playbook e um compromisso firme de executar seu papel, você encontrará que a tentação tem menos controle sobre você.” (“Seu planejamento no sacerdócio”, conferência geral de abril 2019). Então vamos definir isso para você.

Qual deve ser o seu planejamento?

Honestamente, a fim de mudar seu foco, mergulhe nas escrituras e nas palavras dos profetas. Você achar que não há muitos conselhos específicos para permanecer casto após o divórcio. Mesmo assim, as doutrinas e os princípios do evangelho restaurado lhe darão uma perspectiva adequada, força para honrar seus convênios e paz para suportá-lo bem.

Como você criará esse compromisso firme?

Entenda que querer uma relação sexual saudável dentro de um casamento amoroso não é errado. Muito pelo contrário, na verdade. Mas almejar tanto essa conexão a ponto de trair nossos convênios é tentação. O Espírito Santo pode mudar nosso coração para que desejemos esperar pelo tempo apropriado. Ele pode nos ajudar, mesmo que não seja fácil, a ser felizes em fazê-lo.

Para tudo há uma época, e um tempo para todos os propósitos o céu, incluindo, pontuadamente, um tempo de abraçar e um tempo para abster-se de abraçar (Eclesiastes 3:1,5). Até você fazer a pergunta, eu nunca considerei essa a escritura no contexto da intimidade sexual, mas soa verdadeiro para mim. Deus pode dar-lhe a coragem e o poder de “abster-se de abraçar” por um período, por mais longo que ele seja.

Fisiologicamente, nosso cérebro e nosso corpo podem ser reconectados. Alguém que lutou com pensamentos negativos pode mudar a mentalidade por meio de meditação, exercício e positividade. Com a mesma disciplina, tempo e oração, uma pessoa que se acostumou à conexão sexual pode ficar em paz sem ter isso na vida.

A pornografia e a masturbação não vai ajudá-lo em nada Isso vai afastar o Espírito, que você precisa do seu lado, se está tentando mudar seus apetites e refocar seus desejos.

Ralph Waldo Emerson disse a frase famosa:

“Aquilo que persistimos em fazer torna-se mais fácil, não que a natureza da tarefa mude, mas nossa capacidade de realizá-la aumenta”.

Esta é uma declaração inspirada e absolutamente aplicável aqui.

Eu sei que você pode fazer isso. O Senhor vai ajudá-lo. Seu bispo, sua família e seus amigos vão ajudá-lo. Se necessário, eu também vou. Deus te abençoe.

Fonte: LDS Living

Relacionado:

Apoiar os membros de nossa ala que estão passando por divórcio

 

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *