fbpx

Projeto de serviço de rapazes abençoa mulheres com câncer no RS

Uma iniciativa da Estaca Canoas Norte ensina como o sacerdócio pode servir não só na Igreja, mas em toda uma comunidade.

Para comemorar o aniversário da Restauração do Sacerdócio Aarônico, os líderes da Estaca Canoas Norte, no Rio Grande do Sul, organizaram um projeto de serviço que envolveu todos os jovens portadores do sacerdócio da estaca.

O irmão Cristiano Pereira, presidente dos Rapazes da Estaca Canoas Norte, compartilhou conosco como foi essa experiência. Ele escreveu:

“Uma das principais características do sacerdócio, é o poder e Deus dado ao homem para agir em Seu nome aqui na Terra, e que melhor maneira de fazer isso do que utilizar este poder para ajudar ao próximo, na comemoração da restauração deste poder?

Com este propósito, surgiu a ideia de realizarmos um projeto de serviço com o objetivo de mostrarmos o verdadeiro propósito do sacerdócio para nossos rapazes.”

O Projeto IMAMA

A inspiração para o projeto de serviço veio de uma reportagem sobre o IMAMA (Instituto da Mama do Rio Grande do Sul), que ajuda mulheres que enfrentam a batalha contra o câncer de mama. Nesse projeto, voluntárias fazem próteses mamárias artesanais que são doadas para mulheres que perderam suas mamas em sua luta contra o câncer.

De acordo com Cristiano, as próteses ajudam as mulheres a “se sentirem mais confortáveis e confiantes em seu dia a dia, no convívio de familiares, amigos e sociedade, se sentindo mais confortáveis com sua imagem pessoal”.

Cristiano compartilhou que ao entrarem em contato com o IMAMA e pedirem por instruções de como ajudar, foram prontamente instruídos com treinamentos.

“Recorremos aos membros da Estaca para doações de materiais, o que foi prontamente atendimento pelas irmãs com doações de meias e pelos irmãos com doação de alpistes, materiais necessários para fabricação”.

Os rapazes da Estaca Canoas Norte

Os voluntários também prepararam as embalagens para as próteses e mensagens impressas que serão distribuídas para mulheres em todo o estado do Rio Grande do Sul.

“Por fim, reservamos um ginásio municipal para realizar a atividade, com um belo espaço para trabalhar. Um detalhe interessante, foi que a pessoa responsável na prefeitura para a reserva no ginásio era mãe de um rapaz membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de nossa estaca, do qual iria participar da atividade. Ela não é membro, mas nos contou que estava muito animada e feliz com o relato do filho sobre a atividade que se aproximava e nos agradeceu muito e à Igreja, por todo o trabalho que estávamos desenvolvendo com seu filho. Os frutos do evangelho se espalham por todos os lugares, basta sempre os desenvolver com amor”, contou Cristiano.

Mais de 50 rapazes da Estaca e seus líderes participaram do dia da atividade. Eles comemoraram a Restauração do Sacerdócio Aarônico ao servir em sua comunidade.

Para ajudar, o IMAMA enviou uma voluntária para instruir os jovens, a voluntária Márcia Fernandes ajudou os na elaboração das próteses e compartilhou uma mensagem sobre a importância do trabalho voluntário.

“Os rapazes se demonstraram interessados nas instruções, aprendendo rapidamente as técnicas ensinadas. Separamos os rapazes em grupos de trabalho, e em um pouco mais de uma hora de voluntariado, mais de 200 próteses foram fabricadas, e a alegria no rosto de cada rapaz, vendo os frutos de seu trabalho nas mãos, foi contagiante.”

Cristiano também compartilhou ao ver a dedicação, o comportamento e o amor dos rapazes ao servir, Marcia se sentiu grato pelo exemplo daqueles jovens.

Após serem concluídas, as próteses fabricadas foram levadas para sede do IMAMA em Porto Alegre, RS.

Veja também: Como falar [e não falar] com seu filho sobre servir missão

O amor ao próximo por meio do serviço

“Essa atividade mostrou para todos, jovens e líderes, como é importante desenvolvermos atitudes de ministrar ao nosso próximo. Existem muitas oportunidades em que podemos doar nosso tempo e talentos para ajuda a nossa comunidade. E utilizar o dom e poder do Sacerdócio Aarônico para este fim, é a chance de tornar o mundo cada vez melhor e espalhar o exemplo de Cristo. Cada rapaz viu esta oportunidade e oramos para que se multiplique cada vez mais.”

Cristiano compartilhou como esse projeto aproximou os rapazes de Jesus Cristo e como aquele tipo de serviço os ajudará a se tornarem futuros missionários, líderes e pais maravilhosos. Ele ainda falou sobre como servir pode nos ajudar a entender o real significado de amar ao próximo.

“O poder de Deus, por meio do Sacerdócio, pode gerar muitos frutos, se usarmos realmente em serviço ao nosso próximo. Nossas mãos são as que podem ajudar, e o Pai Celestial nos deu essa grande oportunidade, e sei que Ele demonstra seu grande amor por nós, nos ajudando a passar este amor ao nosso próximo, servindo.”

Junto com essa experiência incrível, Cristiano também compartilhou como a ajuda de sua esposa foi essencial para que o sucesso do projeto e o depoimento de dois rapazes que participaram do projeto.

“A atividade de sábado foi especial por causa do propósito. O propósito que tivemos de ajudar mulheres com uma doença que atinge várias pessoas (tanto homens quanto mulheres) nos deu motivação para trabalhar. Essa motivação que faz diferença.” (Brayan M. I. Barros – 16 anos – Ala Guajuviras 2)

“Eu achei muito legal a atividade em questão do projeto serviço das próteses. Achei muito, muito, muito legal porque o Senhor gosta disso, de que a gente ajude outras pessoas e também achei muito legal o empenho dos jovens e o esforço deles para fazer as próteses. E o que eu achei interessante foi porque eu achei que seria uma coisa as próteses, seriam tipo algo mecânico ou elétrico, mas foi uma coisa simples que ajudaria muitas mulheres com câncer de mama… mas eu gostei bastante da atividade, muito mesmo!”  (Rodrigo Klein – 13 anos – Ala Olaria)

Para concluir, Cristiano compartilhou:

“Depoimentos e testemunhos como este de nossos rapazes, são os que nos motivam e nos incentivam a cada vez mais a servir no propósito do sacerdócio. Ver o milagre do sacerdócio em ação e o crescimento dos rapazes são as maiores bênção que podemos obter como líderes e pais desses maravilhosos portadores do sacerdócio aarônico.”

O projeto de serviço dos rapazes da Estaca Canoas Norte é inspirador. E você, tem uma experiência parecida em sua Ala, Estaca ou comunidade? Compartilhe conosco!

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *