fbpx

FamilySearch testa o uso de Inteligência Artificial para indexação

indexação IA - FamilySearch

A intersecção entre o FamilySearch e a era digital de hoje trouxe alguns avanços e oportunidades incríveis para descobrir nossos ancestrais.

O FamilySearch tem desfrutado de um aumento maciço na disponibilidade de documentos históricos digitalizados, e a inteligência artificial pode ser apenas a chave para indexar todos eles.

Desde a década de 1940, o FamilySearch já enviou pessoas com câmeras em todo o mundo para capturar e preservar documentos históricos, como livros de registro de igrejas antigas ou censos.

O gerente de produto sênior do FamilySearch, John Alexander, disse ao Deseret News que agora eles têm mais documentos históricos do que podem acompanhar.

“Aqui está o problema que temos tido: para que essas imagens sejam úteis e acessíveis para as pessoas encontrarem seus familiares nelas, elas precisam ser indexadas”, disse ele.

Apenas cerca de 20% dos documentos a que o FamilySearch tem acesso hoje foram indexados. E embora mais de 2,6 bilhões de recursos históricos tenham sido indexados e são utilizáveis, mais de 5 bilhões de documentos adicionais ainda estão à espera de indexação.

indexação IA - FamilySearch

Esta é uma captura de tela do trabalho “Envolva-se” com o qual os voluntários podem trabalhar no FamilySearch. A IA lerá o documento e dará sugestões aos voluntários como parte do processo de controlo de qualidade.

A necessidade de ajuda humana na indexação

E novos documentos estão sendo adicionados a essa lista de espera a um ritmo historicamente elevado: cerca de 1 a 2 milhões a mais são adicionados todos os dias.

“Embora tenhamos tentado aumentar nossa indexação de pesquisa familiar e envolver mais pessoas, a digitalização ficou muito mais rápida, não podemos acompanhar”, disse Alexander ao Deseret News. “Não podemos indexar todas as imagens que temos acesso.”

Assim, uma nova inteligência artificial (IA) está sendo testada e “ensinada” a ler Inglês, Espanhol e Português, com planos para o italiano ainda este ano.

“Em apenas algumas horas, o computador pode indexar mais do que você ou eu poderíamos fazer em toda a vida se não fizéssemos nada além de indexar pelo resto de nossas vidas”, disse Alexander ao Deseret News. “Em termos de eficiência, é muito rápido.”

Mas um computador sempre cometerá erros, então, indexadores humanos sempre serão necessários para a verificação de qualidade.

Uma nova oportunidade foi lançada na RootsTech 2022 que permite que voluntários humanos analisem o que a IA pensa que um registro diz e aceitem, negem ou ignorem as informações apresentadas.

“A automação do computador não vai substituir nossos indexadores voluntários”, disse Alexander ao Deseret News. “Precisamos mais ainda deles.”

Você já fez indexação? Qual é a sua meta para este ano? Compartilhe conosco.

Fonte: Deseret News

Veja também:

A Igreja de Jesus Cristo faz doações e abençoa cinco cidades no Brasil
Agora é possível buscar 8 bilhões de nomes no FamilySearch.org
Élder Soares: “A história da família é uma combinação do passado e do presente”

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *