Adoramos conhecer as belas histórias de experiências com a história da família enviadas por pessoas de todo o mundo. Esses relatos inspiram, encorajam e trazem esperança a muitos que estão pesquisando suas próprias raízes familiares.
A coluna desta semana mostra que os nomes que encontramos em nossas pesquisas são muito mais do que simples nomes. São pessoas que tiveram uma vida, com inúmeras experiências que levaram consigo para o mundo espiritual. São indivíduos que continuam vivos, embora estejam no mundo dos espíritos, e que têm sentimentos, necessidades, desejos e amor para compartilhar.
Se você tem uma experiência com a história da família ou com o templo que gostaria de compartilhar com os leitores do Meridian Magazine, envie seu relato, seu nome e o lugar de onde você é clicando aqui.
Conhecendo as bênçãos patriarcais dos meus antepassados
Nunca me envolvi muito com a história da família. Enquanto crescia, nunca senti um grande interesse pelo assunto. Suspeito que isso tenha a ver com a acomodação de fazer parte de uma família grande, que está na Igreja desde o século XIX.
Nunca ouvi ninguém dizer que “já estava tudo feito”, mas sempre imaginei que havia muitas pessoas na família mais inteligentes e capazes do que eu que cuidariam disso.
O que despertou meu interesse foi um projeto que comecei no início deste ano. O Departamento de História da Igreja pode fornecer as bênçãos patriarcais de todos os seus antepassados falecidos em linha direta, desde que tenham recebido uma bênção durante a vida.
As bênçãos patriarcais sempre me interessaram, então fiz uma solicitação para receber as bênçãos dos meus avós e bisavós. Também mencionei no pedido que gostaria de receber todas as bênçãos disponíveis da minha linhagem direta, voltando o máximo possível no tempo.
E o Departamento de História da Igreja realmente me surpreendeu! Recebi cerca de 40 bênçãos patriarcais, algumas datadas do início da Igreja, incluindo aquelas dadas aos meus primeiros antepassados que migraram da Inglaterra e da Dinamarca para Utah.
Meu projeto consistia em transcrever todas elas, o que também significava aprender a decifrar a caligrafia do século XIX.
Enquanto trabalhava, eu sentia que aqueles antepassados estavam cientes do que eu fazia. Sentia que estavam felizes com minha curiosidade e satisfeitos por eu estar conhecendo minhas profundas raízes espirituais.
Desde então, minha curiosidade sobre meus antepassados e sobre a história da família só aumentou.
Uma das curiosidades de que mais gosto sobre minha família envolve meu antepassado Edmund, de muitas gerações atrás. Ele nasceu em 1819 e pertence à tribo de Naftali. É o único membro da família que conheço, além de mim, que não pertence à tribo de Efraim.
— Wendy DeVoe

O antepassado condenado que eu não conhecia
Minha tia materna, Joan Armstrong, foi a primeira pessoa da minha família a se filiar à Igreja. Pelo menos era o que eu pensava. Joan foi batizada quando já era casada e tinha quatro filhos. Na época, eu morava no exterior, mas, quando voltei, ela me apresentou ao evangelho. Eu tinha 15 anos.
Pouco tempo depois, também me filiei à Igreja, após vivenciar algumas experiências espirituais pessoais maravilhosas. Joan era uma pesquisadora dedicada da história da família, mas havia encontrado um obstáculo em suas pesquisas sobre o avô de seu pai, Matthew Collier (ou Collyer).
Ela acreditava que ele havia sido um condenado enviado para a Austrália, mas não sabia muito mais do que isso. Certo dia, por uma grande coincidência, ela estava conversando com uma amiga, Marjorie Newton, e comentou sobre a dificuldade que enfrentava em sua pesquisa genealógica.
Marjorie também pesquisava história da família e era uma respeitada especialista em História da Igreja. Ela conhecia muito sobre os primeiros anos de nossa fé na Austrália. Quando Joan mencionou o nome Matthew Collier, Marjorie ficou encantada ao contar que ele provavelmente já havia sido membro da Igreja, tendo sido batizado em Melbourne por volta de 1843!
Ela sabia disso porque o nome dele aparecia várias vezes nos primeiros registros manuscritos da História da Igreja naquele país. Pesquisas posteriores confirmaram que estavam falando da mesma pessoa.
Essa descoberta abriu caminho para novas pesquisas sobre a linhagem de Matthew, além da realização das ordenanças do templo por sua esposa e seus descendentes, nossos parentes.
Descobrimos que Matthew precisava receber novamente a ordenança do batismo, dessa vez por procuração no templo, porque suas informações não haviam sido registradas adequadamente nos primeiros documentos da Igreja.
Infelizmente, depois da morte de Matthew, sua família deixou de ter vínculos com a Igreja, o que criou muitas oportunidades para realizar o trabalho do templo por seus familiares.
Muito tempo depois, ao acessar o Ancestry.com por meio do FamilySearch, utilizando a versão gratuita disponível aos membros da Igreja, encontramos muitas informações sobre nosso antepassado condenado.
Ele havia sido apenas um ladrão de pequenos delitos, condenado no tribunal de Old Bailey, em Londres, e enviado por sete anos para a ilha da Tasmânia, onde acabou reconstruindo sua vida. Encontramos até descrições físicas dele, e parece que herdei algumas de suas características.
A ironia é que os registros mostram que, mais tarde, ele próprio denunciou à polícia o roubo de sapatos que estavam expostos do lado de fora de sua sapataria, na rua principal de Sydney. Os responsáveis eram outros dois ladrões de pequenos delitos.
Tenho orgulho de ter conhecido a história desse meu antepassado condenado, que também foi meu único antepassado santo dos últimos dias, uma testemunha pioneira do estabelecimento da Igreja na Austrália.
— Alan Wakeley Nova Gales do Sul, Austrália
Um nome que surgiu durante a noite
Como já se tornou bastante comum para mim, costumo trabalhar mentalmente com a história da família durante a noite. Geralmente, esqueço os detalhes quando acordo pela manhã, mas a noite passada foi diferente.
O nome John Ocheltree veio à minha mente durante a noite, acompanhado de uma data de nascimento aproximada: 1760. Era um nome tão incomum e uma data tão específica que fiz questão de memorizá-los para pesquisar pela manhã.
Eu nem sabia se Ocheltree era um sobrenome verdadeiro ou se aquela era a grafia correta. Mas, quando digitei o nome na ferramenta de busca do FamilySearch, ele apareceu imediatamente! A grafia estava correta e a data de nascimento registrada era 1764.
Fiquei bastante surpreso, porque nunca havia encontrado aquele nome em todas as minhas pesquisas. Além disso, normalmente não encontro bons registros anteriores a 1800.
Pensei que deveria ser muito importante dar continuidade àquele sonho e fazer tudo o que estivesse ao meu alcance para documentar aquela família. Havia centenas de documentos disponíveis sobre eles.
Consegui encontrar e documentar duas gerações anteriores a John Ocheltree e outras três ou quatro gerações de seus descendentes.
Acrescentei muitas pessoas à árvore familiar, incluindo datas de nascimento, falecimento, casamento e todas as outras informações que consegui encontrar.
A maioria vivia em Delaware, onde os registros eram bem preservados e relativamente fáceis de relacionar, especialmente depois das dificuldades que eu havia enfrentado recentemente com os registros de Boston. Alguns dos descendentes chegaram até a se estabelecer em Utah.
Passei o dia inteiro trabalhando nesse projeto e calculei que provavelmente cem pessoas ou mais haviam sido documentadas com informações suficientes para receber suas ordenanças do templo.
Não faço ideia se tenho algum parentesco com essas pessoas, mas fico feliz que tenham conseguido me transmitir a mensagem de que precisavam que seu trabalho fosse realizado. Poucos dias depois dessa experiência, as irmãs ministradoras de minha esposa vieram nos visitar.
Durante a conversa, surgiu o assunto da história da família, e mencionei minha experiência com John Ocheltree.
Uma das visitantes exclamou: “Essa é a minha família!”
— Terry Stephens

O véu é muito fino no templo
Quando nosso novo templo foi dedicado, decidi me tornar oficiante naquele templo recém-inaugurado. Foi uma experiência maravilhosa, durante a qual aprendi muitas coisas importantes sobre as ordenanças realizadas dentro daquelas paredes.
Um ano e meio depois de começar a servir, fui diagnosticada com linfoma em estágio 4. Fui completamente surpreendida pelo diagnóstico, e meu maior medo era não poder mais servir no templo.
Levei minhas preocupações ao Senhor e pedi que, independentemente do tratamento que precisasse enfrentar, Ele me permitisse continuar servindo em Sua casa.
Esse desejo me foi concedido, e consegui continuar servindo no templo durante todo o meu tratamento. Ao longo do meu serviço, em muitas ocasiões e em diferentes lugares sagrados onde as ordenanças são realizadas, senti a presença das pessoas por quem aquelas ordenanças estavam sendo feitas.
Enquanto ajudava a realizar as ordenanças necessárias por esses familiares, eu sentia que eles estavam ali, presentes. Às vezes, essa presença também era sentida pela pessoa que atuava como procuradora.
O templo é um lugar onde o véu é muito fino. O Espírito é muito forte ali. Muitas vezes, podemos sentir a presença dessas pessoas em diferentes lugares do templo de maneira tão intensa que as lágrimas vêm aos nossos olhos.
Somos muito abençoados por termos as bênçãos do templo e por podermos não apenas realizar o trabalho por nossos familiares, mas também sentir sua presença enquanto fazemos isso. Sim, eles estão cientes das coisas que fazemos em favor deles.
— Starla Rees St. George, Utah
Um presente de aniversário de casamento inesquecível
Meus pais se casaram no Templo de Logan no domingo, 17 de agosto de 1941, com permissão especial do presidente Heber J. Grant. Naquele dia, os pais deles comemoravam suas bodas de prata, ou seja, 25 anos de casamento.
Apenas sete pessoas estavam presentes: meus pais, três avós, meu bisavô e o presidente Quinne, que realizou o casamento.
Depois da cerimônia, eles voltaram para Preston, Idaho, onde moravam meus avós maternos, para participar do casamento de minha tia e meu tio, realizado no mesmo dia.
No domingo anterior ao 60º aniversário de casamento dos meus pais, comecei a pensar no que poderia fazer para tornar aquela data especial. Minha mãe estava morando em uma instituição de cuidados e já não conseguia se locomover.
Foi então que senti a inspiração de realizar o trabalho do templo por minha tia e meu tio. Durante aquela semana, meu marido e meus filhos me ajudaram a realizar os batismos, as ordenanças iniciatórias e as investiduras.
No dia do aniversário de casamento, meu filho mais velho e eu fomos ao templo e realizamos o selamento deles por procuração. Depois, fui até a instituição onde minha mãe morava para contar que sua família agora estava completa.
Tia Mary e tio DeRay haviam sido selados. Uma alegria e uma paz imensas encheram o coração de muitas pessoas. Especialmente o meu.
— Margaret Udy Mansell Salt Lake City, Utah

“Não se esqueça de mim!”
Certo dia, eu estava examinando uma planilha com nomes que outro pesquisador havia reunido a partir dos registros paroquiais de Kolzow, na região de Usedom-Wollin, na Prússia.
Eu procurava alguém cujo sobrenome de casada fosse “Plötz”. De repente, encontrei o nome de uma mulher cujo sobrenome de solteira era Dorothea Sophia Plötz.
Naquele exato instante, um pensamento surgiu em minha mente: “Não se esqueça de mim.” Olhei novamente para o nome e pensei: “Não me esquecer de você? Mas quem é você?”
Eu não reconhecia aquele nome nem conseguia entender como ele se encaixava na pesquisa que estava fazendo. Mesmo assim, anotei o nome e o guardei entre meus registros.
Um mês depois, enquanto preparava um grupo de nomes para levar ao templo, pensei que deveria pesquisar melhor aquela mulher que havia me transmitido a mensagem “Não se esqueça de mim”, para tentar descobrir quem ela era.
Depois de mais algumas pesquisas, descobri que já havia identificado e registrado os pais dela, seu irmão, seu marido e uma filha, mas havia deixado Dorothea de fora.
Acrescentei seu nome aos registros e também encontrei outros dois filhos dela, cujos nomes pude incluir no grupo que estava preparando.
Na manhã seguinte, acordei com outro nome na mente: Dorothea Maria Schmidt. Dessa vez, reconheci o nome. Era alguém que já estava em meu banco de dados.
Enquanto me levantava, aquele nome continuava insistindo em minha mente com tanta força e ansiedade que, antes mesmo de me preparar para ir ao trabalho, acabei dizendo em voz alta: “Está bem! Vou incluir seu nome também!”
Fui imediatamente ao computador, encontrei o nome e o acrescentei ao grupo de pessoas cujas ordenanças eu estava preparando. Mais tarde, decidi investigar melhor aquelas duas mulheres.
Descobri que as duas Dorotheas haviam vivido na mesma época e na mesma região. Além disso, a filha de Dorothea Plötz, Sophia Christina Krüger, havia se casado com o enteado de Dorothea Schmidt, Johann Michael Deitlaff.
Portanto, as duas Dorotheas eram parentes por casamento e, muito provavelmente, haviam sido amigas próximas durante a vida mortal.
Nunca havia sentido uma ansiedade tão intensa vinda de pessoas que desejavam ser incluídas em um grupo de nomes para o templo.
Por coincidência, aquele foi um dos últimos grupos de nomes que enviei daquela paróquia de Kolzow durante vários anos. Talvez elas soubessem disso.
De qualquer forma, para mim ficou claro que elas não queriam ser deixadas de fora nem separadas, nem mesmo por um instante.
— Sullivan Richardson Springville, Utah
Fonte: Meridian Magazine
Veja também
- Como posso explicar a importância da história da família a um não-membro?
- Como “incluir” a história da família no que já estamos fazendo
- Como o templo e a história da família aproximam você de Deus



