fbpx

8.700 famílias recebem doações da Igreja na África do Sul após enchente

Após as inundações generalizadas que deixaram dezenas de famílias em KwaZulu-Natal, África do Sul enlutadas e desabrigadas, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias doou aproximadamente US$ 1 milhão ao Departamento de Desenvolvimento Social para fornecer ajuda aos afetados.

A doação da Igreja foi feita após inundações que não apenas devastaram estradas e edifícios, mas também as casas e os meios de subsistência dos moradores.

Na sexta-feira, 17 de junho de 2022, líderes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se reuniram com a ministra de desenvolvimento social da África do Sul, Lindiwe Zulu, e líderes do Departamento de Desenvolvimento Social de KwaZulu-Natal para determinar os danos e perdas incorridos. Eles também discutiram o que a Igreja pode fazer para ajudar os afetados a reconstruir suas vidas.

Phillip Moatlhodi, que lidera o braço humanitário da Igreja na Área África Sul, disse que a Igreja está pronta para ajudar com materiais de construção, alimentos e outras necessidades.

“Pretendemos atender um mínimo de 8.750 famílias em um período de quatro meses. Embora nossa assistência não alivie todos os desafios, aliviará alguns dos desafios”, assegurou Moatlhodi.

O Departamento de Desenvolvimento Social nomeou uma organização sem fins lucrativos, Action Development Agency, para administrar a doação.

Um relatório de progresso de junho do Departamento concluiu que aproximadamente 8.600 casas foram destruídas e outras 13.500 casas foram parcialmente danificadas pelo desastre natural. Na última contagem, as inundações deixaram 6.900 desabrigados e afetaram mais de 85.000 pessoas na província.

Um sentimento imenso de gratidão e paz

A Ministra de Desenvolvimento Social, Sra. Lindiwe Zulu com o Élder e Irmã Hurbrich, casal de missionários humanitários seniores.

Uma dessas pessoas é Happiness Vidimela, moradora do município de eNsimbini em Mayville, a oeste de Durban. Quase dois meses depois das cheias, Vidimela, o marido e os três filhos de 13 e 9 anos e um bebê de 11 meses ainda são obrigados a chamar uma igreja local de lar. Eles compartilham este lar com mais de 50 outras pessoas.

Ao pensar no dia em que foram atingidos pela enchente, Vidima disse que o que parecia um dia normal de chuva rapidamente se tornou o dia mais assustador de sua vida.

“Meus filhos e eu estávamos em casa quando começou a chover naquele dia fatídico. Da minha janela, notei como o nível do rio estava subindo constantemente. Logo depois, notei como algumas casas perto do rio estavam sendo carregados”, contou Vidima.

“Então fiz uma breve oração em meu coração pedindo a Deus que protegesse a mim e meus filhos, sem saber que eu também estava em perigo. Várias casas estavam prestes a desmoronar e cair sobre a nossa”, disse ela.

Com a ajuda de seu marido e vizinhos, Vidima e seus filhos conseguiram sair em segurança de sua casa, com nada além de suas vidas e as roupas do corpo. A notícia da doação de ajuda humanitária da Igreja trouxe um entusiasmo visível à Vidima.

“Não tenho palavras. Eu apenas tenho um sentimento imenso de gratidão e paz que o Senhor não se esqueceu de nós”, disse ela.

“Finalmente posso comer e dormir”

Sra. Nelisiwe Vilakazi Chefe do Departamento de Desenvolvimento Social de Kwazulu-Natal

Zandile Sigwebela, membro do comitê de moradores locais em eNsimbini, disse que a doação de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tirou um peso de seus ombros.

“Finalmente posso comer e dormir, sabendo que todos os afetados pelas enchentes serão bem atendidos”, explicou Sigwebela.

Os membros da igreja, no sábado, retornaram à igreja local onde Vidima e outros residem, trazendo carne, legumes, frutas, detergentes, produtos de higiene pessoal, fórmula infantil, brinquedos, botijões de gás e outras necessidades.

“Oportunidade de contribuir de todas as formas possíveis”

Élder Edward Dube – Presidente da Área África Sul de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O Élder Dube, membro da Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Área África Sul, estendeu suas sinceras condolências às famílias e comunidades que foram afetadas pelas enchentes.

“Nossos pensamentos e orações alcançam aqueles que sofreram por causa desses desastres naturais devastadores”, disse ele. “Lamentamos com aqueles que perderam seus entes queridos e estendemos nossas sinceras condolências a eles”, disse ele.

O Élder Dube expressou sua gratidão pela parceria da Igreja com o governo sul-africano. “Valorizamos nossa parceria de longa data e estamos satisfeitos com a oportunidade de contribuir de todas as formas que pudermos, como A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, disse ele.

A Igreja também colaborou com a Fundação Domino, CityHope Disaster Relief e a Sociedade da Cruz Vermelha Sul-Africana, entre outras fundações, para fornecer mais socorro em resposta às inundações.

A Ministra Zulu elogiou a Igreja pela generosa contribuição. Em uma carta à liderança da Igreja, ela disse:

“Desde o advento da pandemia da COVID-19, as revoltas violentas de 2021 e agora, mais recentemente, os desastres das inundações em KZN, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem e continua na linha de frente de nossos esforços nacionais para prestar iniciativas de ajuda humanitária, recuperação, reparação e reconstrução em áreas onde a ajuda humanitária é mais necessária.

“Valorizamos a forte parceria de colaboração com vocês e esperamos sua longa continuidade.”

A Ministra também convocou outros membros da sociedade a se envolverem na “construção de comunidades sustentáveis”.

“No próximo ano, se as chuvas vierem da mesma forma, não devemos nos encontrar na mesma situação. Devemos ter mudado a forma como os membros de nossas comunidades vivem”, concluiu a ministra Zulu.

Veja também: Comunicado oficial da Igreja sobre a importância da conservação da água

Fonte: Newsroom – África

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *