fbpx

Mestre, o mar se revolta. Podes acalmar as tempestades?

A vida é cheia de tempestades. Tempestades que precisamos aprender a enfrentar. Recentemente, sentimos que as tempestades da vida estão cada vez mais fortes.

Pode até parecer que não terá fim. Mas as escrituras nos ensinam que o alívio para qualquer tempestade vem através de Cristo.

As tempestades da vida

Durante a vida, todos nós enfrentamos diferentes tempestades. Às vezes, a tempestade é pequena. As provações diárias são frustrantes, mas fáceis de lidar.

Às vezes, é uma tempestade forte. As provações são assustadoras, duras e perturbadoras.

E às vezes, é um furação. Esse tipo de tempestade é sombria e desconhecida. Os ventos são tão fortes que o seu barco é lançado de um lado para o outro pelo mar.

Essas tempestades provocam uma mudança de vida.

As escrituras nos ensinam

Em Marcos 4 lemos a história sobre quando o Senhor estava com os apóstolos em um barco no Mar da Galileia.

“E levantou-se uma grande tempestade de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia.

E ele estava na popa dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, e disseram-lhe: Mestre, não te importa que pereçamos?

E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.

E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Por que não tendes fé?

E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Marcos 4:37:41)

Há muito o que aprender e amar dentro desses versículos. Vamos mergulhar?

Cristo estava lá

Sempre que passo por minhas tempestades pessoais, me identifico com o conhecido hino da Primária “Oração de uma Criança” quando leio:

“Meu Pai Celeste, estás mesmo aí?

Ouves e atende da criança a oração?”

Implorei ao meu Pai Celestial dizendo, “Pai, Estás mesmo aí? Escutas a minha oração?”

Às vezes, pode parecer que nossas orações não estão sendo ouvidas ou respondidas. Mas isto não significa que o Pai Celestial não está conosco, chorando ao nosso lado.

Se observarmos essa história, vemos que Cristo estava lá durante toda a tempestade. Em seu discurso “O Sumo Sacerdote dos Bens Futuros”, o Élder Jeffrey R. Holland disse,

“Testifico a respeito do amor de Deus e do poder do Salvador para acalmar a tempestade. Lembrem-se sempre de que naquele episódio bíblico, Jesus estava no barco, em meio às águas, e que enfrentou o pior momento ao lado dos mais jovens e dos mais amedrontados.”

Ele estava no mesmo barco que os apóstolos, passando pelas duras ondas ao lado deles. Apesar dos apóstolos não O verem o tempo todo, porque dormia, Ele sempre esteve lá.

Como mencionado no versículo 38, durante a tempestade Cristo dormia no barco. Provavelmente Cristo sabia que ninguém se machucaria na tempestade e acalmou a tempestade para o bem dos apóstolos.

Cristo sabia que eles não seriam destruídos, mas porque ELES pensavam que seriam destruídos, Ele acalmou a tempestade.

Algumas provações parecem que irão nos destruir. Quando chegamos ao fundo do poço e parece que todas as janelas estão fechadas, o Senhor sabe que essa tempestade não nos destruirá. Mas Ele proverá paz durante a tempestade porque Ele nos ama.

Mestre, não te importa que pereçamos?

Tenho certeza que quando a tempestade começou, os apóstolos tinham fé em suas próprias forças. Aqueles apóstolos eram pescadores experientes. Pescar era o seu meia de vida. Eles passaram incontáveis horas no mar.

Eles provavelmente sabiam que quando as tempestades chegam, elas chegam rápido. Imagino que quando as ondas ficaram maiores, eles temeram por suas vidas.

Mas Cristo estava lá. Por que eles estavam com tanto medo?

Aqueles apóstolos testemunharam muito dos milagres de Cristo. Como eles haviam esquecido? Eles sabiam que Cristo poderia acalmar a tempestade, não é?

Acredito que quando estamos passando pelas tempestades da vida, frequentemente nos esquecemos dos poderes dos céus. Sei que também esqueço da minha habilidade de ser pacientes com o céu.

Mas talvez, assim como os apóstolos no Mar da Galileia, a agitação da fé deles foi mais importante do que a quietude do mar.

Ter a capacidade de passar por essas tempestades e com o Senhor ao nosso lado é definitivamente a experiência que faz o nosso testemunho crescer.

Devemos acreditar que o Deus da vida e do amor começou a acalmar os ventos e as ondas dessa tempestade. Devemos ter esperança em Cristo.

Ele não desistiu mesmo durante as dores que sofreu no Getsêmani e no Calvário, confiando no Deus que Ele momentaneamente temeu que O tivesse abandonado.

Todos nós passamos por tempestades

Sabemos que essa não é a única tempestade que eles passaram no Novo Testamento. Os apóstolos passaram por outra tempestade em Marcos 14. Por que esses homens, mesmo sendo próximos a Cristo, enfrentaram tempestades?

Não importa o quão justos, todos nós enfrentaremos tempestades em nossas vidas. Até mesmo os apóstolo e profetas não estão isentos.

Devemos nos lembrar que a nossa fé não tira a nossa possibilidade de passar por provações. Não importa o que façamos, os fardos pesados cruzarão o nosso caminho. Mas por causa da nossa fé, a jornada será possível.

Novamente, em seu discurso “O Sumo Sacerdote dos Bens Futuros”, o Élder Holland disse:

“Somente Aquele que tem poder sobre ondas ameaçadoras tem autoridade para dizer a nós, e também ao mar: ‘aquietai-vos’. Somente Aquele que nos poupou do impacto das adversidades e venceu o mundo pode nos dizer nesses momentos: ‘tende bom ânimo’. Este conselho não é um discurso retórico para convencer alguém sobre o poder positivo do pensamento, apesar do pensamento positivo ser muito necessário no mundo. Não, Cristo sabe mais que ninguém que as provações da vida podem ser muito duras e que não seremos pessoas superficiais se lutarmos por sobrepujá-las.”

Fonte: Third Hour

Relacionado: 

Como o Pai Celestial é a luz que ilumina o caminho à frente de nós

 

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *