fbpx

6 Passos Para Enfrentar os Desafios do Mundo

O mundo está cada dia mais desafiador de se viver; principalmente como um seguidor de Cristo. A liderança da Igreja se preocupa com todos os seus membros e com o bem-estar espiritual deles e um grupo em especial que está sempre na mente dos líderes são os jovens adultos. Observa-se a facilidade nessa idade de se desgrenhar pelas filosofias e facilidades do mundo, como não valorizar o casamento ou de não ter filhos, e de se resistir a religião formal e protelar responsabilidades.

Mesmo como membros da Igreja, temos uma proteção extra por termos sido ensinados a respeito do plano de salvação e da vontade do Senhor, mas ainda assim podemos ser pegos desprevenidos, e às vezes até nos enganarmos por caminhos duvidosos que nos trazem dor e arrependimento. Abaixo trago uma lista de ideias e sugestões para evitarmos o centro da tempestade, como disse o Elder Hales[1] do quórum dos doze apóstolos, e que possamos contornar as dificuldades, minimizando seus efeitos negativos em nossa vida.

1. Ore por orientação do Senhor

Homem orando - Oração
O senhor nos aconselhou: Ora sempre, para que saias vencedor; sim, para que venças Satanás e escapes das mãos dos servos de Satanás, que apoiam o trabalho dele. (D&C 10:5) O propósito da oração não é mudar a vontade de Deus, mas obtermos as bênçãos que Deus deseja nos conceder, mas que precisamos de ter a humildade de pedir [2]. Os profetas da antiguidade oraram por forças, consolo e para receber orientação do Senhor a respeito do que fazer em momentos de crise.

2. Siga a orientação recebida

Devemos ter fé suficiente para confiar no senhor. Recordo o pai de um amigo meu que sempre citava a seguinte passagem do livro de Provérbios: Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. (Provérbios 3:5-6) Moroni nos ensina que se pedirmos a Deus com real intenção, ele nos responderá. Quando sentir-se perdido, confie em Deus, e que tudo tem seu tempo e propósito, afinal, se ele ensinou Néfi a construir um navio, por que não pode nos orientar em nossas tribulações[3]?

3. Leia as escrituras

Negros Estudando Escrituras

Vivemos na plenitude dos tempos, e muitas vezes não damos valor a isso. Uma das maiores bênçãos de menosprezamos é o fato de termos abundantes escrituras sagradas a nossa disposição. As escrituras servem também para nos ensinar através do exemplo das pessoas justas do passado e como elas reagiram à tentação e ao mal[4]. Busquem exemplos também nos profetas e líderes modernos e nos atuais. Toda palavra dita pelos servos autorizados de Deus, quando feita sob inspiração é também escritura[5]. As conferências Gerais são escrituras em tempo real para os nossos dias.

4. Frequente o instituto

Reunião de Jovens

Já se tornou famoso o conselho do presidente Thomas S. Monson: Façam do instituto uma prioridade em sua vida. Mas eu gostaria de utilizar todas as suas palavras e promessas grandiosas que são as seguintes: “Se você é estudante universitário solteiro, peço que faça da participação no instituto uma prioridade. Os estudantes casados e outros jovens adultos também são bem-vindos, e os incentivamos a participar. Pensem nisto. Vocês farão amigos, sentirão o Espírito e sua fé será fortalecida. Prometo-lhes que se participarem do instituto e estudarem as escrituras diligentemente, sua capacidade de resistir à tentação e de receber orientação do Espírito Santo em tudo o que fizerem será aumentada. A Providência Divina vai auxiliar aqueles que a buscarem com humildade. Essa é a promessa que lhes faço. ”[6]

5. Evite dívidas desnecessárias

Casal Problemas Financeiros

O consumismo tem tomado conta do mundo, e muitas vezes utilizado para suprir alguma perda ou frustração. O uso inadequado de créditos e cheques especiais são uma armadilha. Um dos princípios básicos de economia é o de se gastar menos do que se arrecada. Isto é matemática básica. A renda que entra deve ser maior ou igual a que se gasta. Não entre na armadilha do consumismo. Ao comprar algo avalie: é necessidade ou desejo? Muitas vezes desejamos coisas que não podemos pagar, então somos levados a ceder à tentação de fazermos dívidas desnecessárias, que talvez levem anos para nos livrarmos delas. Em tempos de crise econômica mundial e nacional, devemos viver o mais previdente possível. Tenha uma reserva econômica. Previdências privadas e cooperativas são retornos a logo prazo e nem sempre os fundos estão disponíveis para retirada instantânea; opte também por uma poupança convencional.

6. Apoie-se no seu cônjuge

Casal Idoso

Um princípio básico estabelecido pelo Senhor a respeito do casamento é o fato de os cônjuges auxiliarem-se mutualmente e juntos crescerem. Ambos devem ser uma só carne, ou seja, um só pensamento e propósito. [7] Vemos nas escrituras alguns exemplos de como a união é um princípio celestial: Cristo é um com o Pai Celestial e com o Espírito Santo, e orou para que nós fôssemos unidos como eles são [8]. O povo da cidade de Enoque alcançou o status de Sião pois eram igualmente unos em coração e vontade[9]. Todas as decisões devem ser tomadas em conjunto. Busquem junto as respostas, aconselhem-se a consolem um ao outro nos momentos de desânimo e falta de tristeza. Como solteiro, um dos maiores desafios é o de não ter alguém com este nível de cumplicidade e união para desabafar e se aconselhar. Aqueles que são casados devem aproveitar ao máximo esta bênção recebida.

Seja qual for o desafio que estivermos passando, lembremo-nos que todas as provações são para o nosso crescimento. Ás vezes precisamos ter coragem de tomar o caminho mais longo, e passar por fora da tempestade para que não sejamos atingidos ou para que soframos menos. O Senhor nunca nos deixará provar acima da nossa capacidade (1cor. 10:13) e nos prometeu a companhia do Espírito Santo. Que busquemos sua orientação em cada caso em particular, pois o Pai Celestial nos conhece individualmente e nos ama com perfeição. Ele espera ansiosamente para nos guiar nessa jornada da mortalidade, mas também deseja que usemos toda nossa capacidade de exercer o nosso arbítrio corretamente e fazer o que estiver ao nosso alcance.

Referências:

[1] [4] Elder Robert D. Hales, Conferência Geral 3 out. 2015, Sessão da tarde de sábado (https://www.lds.org/general-conference/2015/10/meeting-the-challenges-of-todays-world?lang=por)
[2] GEE – Oração
[3] 1 Néfi 17:51
[5] GEE – Escrituras
[6] Thomas S. Monson – 21 de Abril de 2011 – institute.lds.org (http://institute.lds.org/importance/quotes?lang=por)
[7] Efésios 5:31; 33
[8] João 17:9-23
[9] Moisés 7:18

| Inspiração
Publicado por: Reinaldo Oliveira
Serviu na missão Brasil Curitiba e gosta de aprender sobre o Evangelho de Jesus Cristo. Um mineiro que adora comer frango com quiabo e angu. Amante de cinema, literatura, música, séries e culinária. Estudante de Engenharia. Fã de Star Wars e do universo nerd.
Minuto Mórmon - 29 de Outubro de 2015
Jovens do Distrito Juazeiro do Norte #foramchamados e aceitaram o...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *