fbpx

Como encontrar o Salvador em meio às aflições

O Espírito Santo me mostrou que essa provação foi uma experiência única na minha vida, mas não por acaso. Deus tinha um plano maior em mente.

As palavras de Néfi ressoam em meus ouvidos:

“E tendo passado muitas aflições no decurso meus dias … havendo adquirido um grande conhecimento da bondade e dos mistérios de Deus.” –1 Néfi 1: 1

Não é muito comum que o que você vive se reflita nas palavras que um homem escreveu há milhares de anos!

Também pode ser interessante: Saiba por que você deveria escolher ter uma vida cheia de provações

Encontrar Jesus em meio às dificuldades

Minhas “aflições” começaram quando eu tinha 20 anos e servia como missionário na Missão Gana, Acra. Fui diagnosticado com leucemia. Foi uma experiência difícil que espero nunca mais vivenciar.

Mas também é um desafio pelo qual sou eternamente grato.

Isso me transformou em um ser humano mais compassivo. E me ajudou a me conectar ainda mais com meus pais e irmãos. Meu irmão, que foi meu doador de medula óssea, e eu agora somos gêmeos idênticos quando se trata de nossa medula óssea e sangue!

Isso suavizou minha alma e intensificou meus sentidos espirituais. Mas o que realmente quero contar a vocês é a experiência de minha querida amiga, minha amada, minha esposa Elise, e como ela e o Senhor me ensinaram a encontrar paz mesmo nos momentos mais sombrios e difíceis.

Cerca de um ano após meu diagnóstico, e quando comecei a me sentir um pouco normal, passei na casa de minha querida amiga Elise para lhe desejar um feliz aniversário. Enquanto conversávamos, a conversa mudou para o tema da fé.

Elise mencionou que quando criança desejava conhecer o futuro.

“Não seria ótimo se pudéssemos descobrir com quem vamos casar ou como será nosso futuro?”

Então ela fez uma pausa.

“Mas, quanto mais penso nisso, mais grata sou por podermos todos andar pela fé. Por exemplo, amanhã algo ruim vai acontecer a alguém no mundo, mas porque andamos pela fé, essa pessoa pode aproveitar o presente! Ela não precisa se preocupar com o que vai acontecer amanhã.”

O Espírito parecia irradiar dela quando ela disse isso. Ainda posso ouvir suas palavras. Mas isso parecia ser uma profecia. No dia seguinte, Elise sofreu um terrível acidente.

Ele sofreu ferimentos graves nas costas e na cabeça. Uma das minhas melhores amigas, a garota com quem eu esperava me casar um dia, estava à beira da morte.

Os sentimentos que tive nas duas semanas seguintes, enquanto sua vida estava por um fio, não podem ser adequadamente expressos em palavras. No entanto, as palavras “angústia” e “humildade” e “mansidão” são as mais próximas.

Por experiência própria, por ter lutado contra o câncer no passado, descobri que Deus é nosso Pai, um Pai amoroso e misericordioso. Conheci nosso Salvador, um irmão amoroso e misericordioso.

Nos dias que se seguiram ao acidente de Elise, senti Seu amor, mas também senti fortes ondas intermitentes de desgosto.

“E se Elise morrer?”

“Como posso continuar sem essa pessoa tão incrível em minha vida?”

Lembro-me de três momentos diferentes que prepararam meu coração para o que estava por vir.

O primeiro foi quando liguei para um amigo em comum. Choramos juntos ao telefone. Juntos, lamentamos o acidente de Elise. Me senti fortalecido pelo Espírito Santo enquanto conversávamos.

O segundo momento aconteceu à noite, enquanto eu caminhava pelo campus da BYU – Idaho, refletindo sobre o que estava acontecendo e falando com o Senhor em minha mente.

Ao falar com Ele, finalmente senti o poder de dizer, com real intenção: “Seja feita a tua vontade”.

Eu disse a Ele que aceitaria se Ele tivesse que levar Elise. Eu não sabia o que faria sem ela, mas disse que confiava Nele e O amava. O sentimento de amor que tive naquele momento me consumiu completamente.

Não foi apenas uma invenção da minha imaginação. Foi real. É uma experiência que tem sido uma âncora para meu testemunho da realidade e do amor de Deus.

Poucos dias depois dessa experiência comecei a me sentir em paz, porém Deus achou bom continuar me ensinando. Seu ensinamento veio a mim dentro do templo de Idaho Falls.

Na parede existe um lindo mural. Eu estava sentado ao lado dele, mas tudo o que eu podia ver era o que parecia ser pinceladas aleatórias e bastante feias na parede.

Templo de Idaho Falls

Templo de Idaho Falls

Enquanto eu olhava para essas pinceladas, o Espírito Santo falou à minha mente novamente. Ele me ensinou que essa provação foi apenas uma pincelada na minha vida, mas não aleatória, Deus tinha um plano maior em mente, Ele estava no comando e essas experiências trabalhariam juntas para o meu próprio bem e para o bem dos outros.

Seis semanas depois, Elise deixou o hospital e iniciou uma recuperação lenta e dolorosa. Quinze meses após o acidente, ficamos noivos. Três meses depois, nos casamos.

Muitas outras provações surgiram em nossas vidas. Elise teve complicações com o acidente, incluindo um derrame. Houve mais algumas vezes em que tive que enfrentar a possibilidade de perder minha amada esposa.

Mas posso testificar que, por meio dessas muitas aflições, podemos sentir a bondade de Deus. Durante a internação no hospital e nos dias seguintes em casa, sentimos uma luz em nossos corações. Encontramos motivos para rir, sorrir e adorar a Deus.

Há mais provações pela frente, com certeza, mas a partir dessas experiências passadas sabemos que Deus é nosso Pai.

Jesus é nosso irmão. E, junto com o Espírito Santo, eles estão nos conduzindo à terra prometida como fizeram com Néfi e sua família.

“Tudo vai dar certo, coloque sua confiança em Deus e siga em frente com fé.” –Gordon B. Hinckley

“Não temas, porque estou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça” – Isaías 41: 10

Fonte: ChurchOfJesusChrist.org

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *