fbpx

David Archuleta fala sobre homossexualidade e fé

Em uma recente entrevista ao Deseret News, David Archuleta discutiu os pontos-chave de sua jornada para reconciliar sua sexualidade com sua fé no evangelho restaurado de Jesus Cristo.

Ele disse que deseja ser honesto sobre sua vida, honrar suas crenças religiosas e pedir mais compaixão e compreensão com a comunidade LGTBQIA +.

Exercer a fé em Jesus Cristo

A fé no evangelho restaurado de Jesus Cristo de David Archuleta continua muito importante para ele.

“Ainda vou à igreja todas as semanas. Eu ainda estudo e oro todos os dias. Ainda me encontro com meu bispo para me manter no caminho certo. Ainda vou ao templo”, disse David. “Nada mudou além do fato de que eu não namoro mulheres”.

Archuleta diz que sai com garotos da mesma forma que sai com mulheres – não de uma forma sexual.

“Ser gay não se traduz em sexo”, disse ele. “É com quem naturalmente nos conectamos e com quem temos um vínculo, da mesma forma que qualquer heterossexual e fiel santo dos últimos dias gostaria de se relacionar e se conectar com alguém”.

Ao contar sua história, David Archuleta espera que outros como ele saibam que não precisam sofrer em silêncio ou deixar a Igreja.

“Deve haver uma maneira de saber que você pode vir como está, viver a vida da melhor maneira possível e ainda seguir a Deus, mesmo que não haja respostas claras agora”, disse ele.

Em 2014, o Presidente M. Russell Ballard, presidente interino do Quórum dos Doze Apóstolos, disse que a Igreja de Jesus Cristo acredita que a experiência da atração pelo mesmo sexo é uma realidade complexa para muitas pessoas.

“Mesmo que as pessoas não escolham essas atrações, elas escolhem como reagir a elas”, disse o Presidente Ballard. “Com amor e compreensão, a igreja alcança todos os filhos de Deus, incluindo (aqueles com atração pelo mesmo sexo).'”

Um presidente de missão cheio de amor, compaixão e compreensão

De 2012 a 2014, Archuleta serviu como missionário de tempo integra para A Igreja de Jesus Cristo dos Santo dos Últimos Dias no Chile.

Antes de decidir servir em uma missão, Archuleta imaginou que dedicar sua vida à obra do Senhor o ajudaria a se sentir “limpo” e “santificado”. Mas depois de um ano e meio, ele disse que se sentiu “quebrado” e “arrasado”.

“Eu não sabia mais o que fazer. Quantas vezes orei e jejuei? Quantas vezes li minhas escrituras e tentei manter meus pensamentos focados no Salvador e em Deus, e ainda estar ali? Ele não está ouvindo ou não se importa com minhas orações”, disse ele. “Eu simplesmente não aguentava mais”.

A primeira pessoa a quem ele confidenciou sobre sua sexualidade foi o presidente de sua missão, um líder eclesiástico que supervisiona o trabalho missionário de rapazes e moças.

“Percebi que precisava ser honesto sobre o que eu estava passando e por me sentir tão culpado”, disse Archuleta, que temia que sua confissão pudesse significar o fim de sua missão.

O presidente da missão reagiu com amor, compaixão e compreensão.

“Ele não disse: ‘Bem, você pode trabalhar nisso dessa maneira, ou é assim que podemos mudar isso’ …nada como consertar o que eu pensei que estava quebrado”, disse Archuleta.

“Ele disse: ‘David, este deve ser um dos dias mais importantes da sua vida. Apenas saiba que te amo e que você está fazendo um ótimo trabalho. Continue fazendo o que você está fazendo’.

“Foi a primeira vez que pensei: ‘Talvez eu esteja bem e não preciso entender totalmente o que está acontecendo, pelo menos neste momento'”.

Veja também: A homossexualidade e o amor pelo Evangelho de Jesus Cristo

Um lugar de escuridão

Depois de sua missão, Archuleta sabia que se sentia mais atraído por garotos do que por garotas, mas pensou que ainda poderia ter um casamento feliz como uma moça membro da Igreja de Jesus Cristo e começou a namorar.

Ele disse que quase se casou em três ocasiões diferentes e comprou uma aliança em cada uma delas, mas todo relacionamento terminava quando ele passava por um ciclo repetido de emoções que envolviam ansiedade, raiva e ressentimento.

“Tive que ser honesto comigo mesmo. …Eu estava com uma garota, mais uma vez me esforçando para me casar, e minhas crises de ansiedade estavam piorando. Minha raiva estava ficando muito forte. Eu estava tipo, ‘Não quero fazer isso com essa garota’. Não é justo colocar alguém nisso só porque quero parecer que estou fazendo a coisa certa. Eu preciso lidar com isso”, disse Archuleta.

“Ela era tão legal. Eu disse: ‘Me desculpe, eu sei que você sabe que sou bissexual. Achei que por isso que daria certo …Acho que é por isso que tem sido tão difícil para mim, porque estou tentando fingir que não é o caso”.

Depois que o relacionamento acabou, Archuleta disse que ficou “entorpecido” com a maioria dos relacionamentos em sua vida e começou a questionar sua fé.

Ele se perguntou se Deus o havia abandonado e até considerou tirar a própria vida.

“Não consegui sentir nada por cerca de um mês e meio”, disse ele. “Eu me senti como se estivesse em uma caverna escura. Não consegui ver nada”.

O poder da oração

Apesar de sua depressão, Archuleta continuou a orar. Um dia, ele finalmente sentiu a presença de Deus e imediatamente caiu de joelhos. Ele implorou ao Senhor para tirar sua atração pelo mesmo sexo. A resposta que recebeu o deixou em choque.

“Deus disse: ‘David, você precisa parar de me perguntar isso'”, disse Archuleta. “Ele disse: ‘Eu não te vejo da mesma maneira que você se vê. Você precisa entender isso. Você precisa entender o meu propósito para você'”.

Cerca de uma semana depois, ele estava trabalhando em seu quintal quando sentiu outra resposta a sua oração.

“Deus disse: ‘David, você sabe que eu confio em você, certo?'”, disse Archuleta. “‘Quero que você compartilhe o que está passando agora’. Eu sabia exatamente o que precisava dizer”.

O post no Instagram

Foi quando David Archuleta postou nas redes sociais sobre sua jornada, contando aos fãs sobre sua percepção de que não precisava desistir de suas crenças religiosas apenas por causa da sua sexualidade.

“As pessoas na igreja acham que precisam escolher um ou outro, porque você não pode fazer os dois. Então, muitas pessoas que são gays, bissexuais, etc., querem se encaixar, têm um testemunho e querem pertencer, mas não sabem como, então vão embora”, disse ele.

De modo geral, a resposta ao post de junho de Archuleta foi positiva e de apoio, disse ele.

“Todo mundo foi tão respeitoso”, disse ele. “Fiquei impressionado com a compaixão de todos, porque sei que nem sempre é o caso. Achei que era a maneira de Deus dizer: ‘David, isso é para que você saiba que estou aqui com você. Você não está sozinho. ‘Eu literalmente senti que anjos estavam me ajudando”.

Ele disse que isso lhe permitiu se sentir confortável consigo mesmo como um santo dos últimos dias.

“Eu sinto que não tenho nada a esconder. Eu não tenho que esconder que me sinto atraído por homens. E não tenho que esconder que ainda amo a Deus e confio nele enquanto ele me conduz por este território que nunca imaginei estar”, disse Archuleta.

“É bom saber que eu não tenho que deixá-lo ir porque os pensamentos e vozes negativas em minha cabeça dizem que eu tenho que fazer isso. Eu sinto que talvez agora seja o mais próximo que já estive Dele”.

Pode ser interessante: Atração pelo mesmo sexo: Como a conferência geral me ajudou a entender que eu pertenço

O que Archuleta espera que os santos dos últimos dias entendam sobre sua jornada?

Primeiro, disse ele, a comunidade LGTBQIA + está em todo lugar.

Antes de sair, Archuleta conhecia cinco membros LGTBQIA + que deixaram a igreja porque não sentiam que pertenciam.

Depois que Archuleta falou abertamente sobre sua sexualidade, outros membros que ele não conhecia em sua congregação de Jovens Adultos Solteiros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias enviaram-lhe mensagens privadas para agradecê-lo.

Cada um disse que estava passando pela mesma coisa, mas estava com muito medo de falar sobre isso abertamente.

Os membros da igreja podem ajudar aprendendo a falar sobre algo que afeta os membros em suas alas e casas, disse Archuleta.

“Por favor, seja compassivo. É algo que muitas pessoas passam em silêncio porque têm muito medo. É por isso que sinto que precisamos conversar sobre isso”, disse Archuleta.

O que Archuleta espera que a comunidade LGTBQIA + entenda sobre sua jornada com a igreja?

“Eu sei que há muitas mágoas, muitas experiências negativas que você pode ter tido com a religião”, disse Archuleta.

“Mas, por favor, saiba que isso é a falta de compreensão das pessoas sobre o que você passa, porque elas não sabem como é. …Não importa onde você esteja em sua vida, escolha ter coragem para ainda buscar a Deus e ter fé Nele para mostrar às pessoas que você não precisa ser ateu para aceitar quem você é”.

Fonte: Deseret News

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *