fbpx

Perguntas e Respostas: É errado visitar outras denominações religiosas?

Pergunta:

Uma amiga muito próxima é católica e muito ativa em sua igreja. Ela sempre me convida para visitar algumas das reuniões, mas nunca soube se deveria ir ou não. Qual é a posição da Igreja sobre seus membros visitarem outras denominações?

Resposta:

Gostei muito da sua pergunta. Tenho certeza que essa é a dúvida de muitos Santos dos Últimos Dias. Assim como você, também tenho amigos e parentes próximos que pertencem a outras denominações. E assim como eu os convido a estar comigo em atividades da Igreja e nos serviços de adoração aos domingos, também recebo convites para reuniões em outras denominações.

Mas, e se eu aceitasse, estaria errada? Não. Já aceitei convites para reuniões de outras denominações religiosas. Algumas experiências foram boas e em outras senti que não deveria retornar.

Contudo, existem algumas diretrizes que podem ajudar você a saber se está agindo da maneira do Senhor ou se realmente deve recusar esses convites.

unico membro

Siga o Espírito

Quando alguém convidar você para participar de reuniões em outra igreja, ore e pondere sobre o assunto. Leve em conta o ambiente em que você estará inserida e lembre-se da orientação do Senhor em Doutrina e Convênios 87:

“Permanecei em lugares santos e não sejais movidos até que venha o dia do Senhor”

Existem lugares que mesmo que as intenções ali sejam boas, o Espirito do Senhor não pode habitar, e você vai saber reconhecer esses ambientes quando você buscar em espírito de oração a melhor decisão a ser tomada.

Lembre-se que a prioridade é dar ouvido à voz do Senhor de permanecer em lugares santos, e de agradar mais a Deus do que aos homens ou aos nossos amigos.

Fomos enviados à Terra para aprender a usar nosso arbítrio

Agora, existem situações e convites que nem precisamos da ajuda do Senhor para tomar a decisão correta. Em Doutrina e Conênios, lemos.:

”Pois eis que não é conveniente que em todas as coisas eu mande; pois o que é compelido em todas as coisas é servo indolente e não sábio; portanto, não recebe recompensa. Em verdade eu digo: Os homens devem ocupar-se zelosamente numa boa causa e fazer muitas coisas de sua livre e espontânea vontade e realizar muita retidão. Pois neles está o poder e nisso são seus próprios árbitros.”

O Senhor nos advertiu que devemos buscá-lo, mas que também devemos agir sob o nosso arbítrio para escolher o que é certo.

Respeito às outras religiões

Outro ponto importante é que, eu e você, como Santos dos Últimos Dias, somos ensinados que a liberdade religiosa é um direito individual de cada pessoa e deve ser respeitado. O Presidente Dieter Uchtdorf ensinou:

“Os membros da Igreja devem procurar boa vontade entre as pessoas de todas as crenças religiosas, tendências políticas e raças”.

Ele e todos os outros membros do Quórum dos Doze Apóstolos já se manifestaram sobre a importância do respeito e da união entre as religiões. Todos nós defendemos os mesmos princípios de espressar nossa fé de forma livre e respeitosa.

O Élder Quentin L. Cook também ensinou:

“As pessoas de fé precisam estar na linha de frente para proteger a liberdade religiosa — uma liberdade da qual emanam muitas das outras liberdades essenciais”.

Diferenças que aproximam

Quando penso em meus amigos em outras religiões, sempre lembro da amizade entre o Élder Jeffrey R. Holland e o Reverendo Anglicano Andrew Teal. Eles são amigos de longa dada e as diferenças em suas religiões os aproximam e os fazem admirar e respeitar suas qualidades como filhos de Deus.

Ao falar sobre o Rev. Teal, o Élder Holland disse o seguinte:

“Nunca perca a oportunidade de aprender com o testemunho de Deus de outra pessoa – mesmo que seja expresso em um idioma diferente do seu.”

Assim como esses amigos se apoiam mutuamente, você também pode apoiar os seus familiares e amigos e suas crenças sem interferir em seu testemunho do evangelho restaurado e em sua devoção a Cristo.

Quando participamos de serviços de adoração ou atividades salutares de outras denominações, demonstramos apoio e respeito pelo que o nosso ente querido acredita. E o mais importante, demonstramos amor ao nosso próximo.

Conclusão

Espero ter respondido a sua pergunta e ajudado você a tomar a melhor decisão em sua situação. Tenho certeza que o Senhor irá orientar você e que se o convite for genuíno, não há porque dizer não. Essa pode até ser uma oportunidade para que ela aceite um convite para visitar uma de nossas reuniões domincais.

Veja também: A amizade e o respeito entre o Élder Holland e o Reverendo Teal

 

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *