fbpx

Como o Senhor me ajudou a entender meu valor durante o divórcio

Ao contar com o Salvador durante minhas provações, aprendi a ver os outros—e a mim mesma—por uma nova perspectiva.

De onde eu sou na África do Sul, há certas crenças culturais que enfatizam a aparência exterior e padrões de beleza, o que pode ser difícil de suportar e, às vezes, me faz sentir insegura sobre a minha aparência e quem eu sou.

E eu aprendi que muitos outros jovens adultos em todo o mundo não conseguem lidar com a imagem que têm de seu corpo e com sua autoestima também.

Também pode ser interessante: Terapeuta responde: Minha família quer que eu tome partido em um divórcio

Mulher mediana - heroina, princesa, filha de um rei

Uma das táticas poderosas de Satanás é a insegurança em relação ao nosso corpo. Ele tenta nos convencer a julgar a nós mesmos e aos outros com base na aparência.

Mas descobri que se tentar acompanhar os padrões do mundo de beleza e autoestima, nunca me sentirei satisfeita ou em paz com quem sou.

A chave para encontrar confiança tem sido me esforçar para enxergar a mim mesma e aos outros como o Pai Celestial nos enxerga. Isso me permitiu entender meu verdadeiro valor e reconhecer o valor dos outros também.

O foco errado

Quando estava conhecendo alguns rapazes antes de me casar, vi muitos cenários onde o valor dos outros era baseado na aparência. Fiquei triste ao ver como alguns dos meus amigos tiveram menos encontros do que aqueles que pareciam encaixar nos padrões de beleza do mundo.

E, infelizmente, na minha própria busca por um companheiro eterno, eu também tinha minha própria lista de coisas—incluindo aspectos físicos—que eu estava procurando em um futuro marido.

Até que encontrei alguém para casar no templo. E no início, pensei que tínhamos um casamento maravilhoso. Mas comecei a notar que meu marido se gabava aos outros de como ele tinha casado com a moça mais bonita de todas, e, no entanto, não conseguia dizer nada de legal sobre a minha aparência quando estávamos a sós.

Ele sempre comentava se eu tinha engordado ou emagrecido, me dizia como arrumar meu cabelo e como eu deveria me vestir.

Alguns meses depois de ter tido o nosso primeiro filho, o meu marido inesperadamente disse que queria o divórcio. Eu nem sabia que algo estava errado. Apesar dos meus melhores esforços, ele não pôde ser persuadido a trabalhar para salvar o nosso casamento, e eu fiquei sozinha com meu filho.

Mais tarde, descobri que ele estava envolvido com outra mulher enquanto ainda estávamos casados, e eu fiquei espantada ao descobrir que ela se parecia comigo, só que alguns anos mais jovem e não tinha nenhum tipo de mudança em seu corpo que vem com uma gestação ou um parto. Comecei a me perguntar porque eu não era suficientemente boa e a me concentrar nos defeitos de meu corpo.

Com o tempo aprendi que a minha situação não era assim tão rara. Quando eu reentrei no mundo dos encontros, ouvi muitas histórias de jovens se divorciando porque eles “perderam o interesse” em seu cônjuge que tinha “se libertado do casamento” ou porque não havia mais” faísca física”.

Eu estremeci cada vez que ouvi alguém dizer que a aparência era a parte mais importante de um cônjuge. Sempre que pensava na percepção da beleza do mundo, perguntava-me se não merecia o amor por causa das mudanças que o meu corpo experimentou durante a gravidez.

O que é a verdadeira beleza

Enquanto refletia sobre o significado da verdadeira beleza, encontrei uma citação que contrastava com a visão do mundo da matéria: “Em meio a ‘toda a decepção’ que pode ocorrer inicialmente no namoro—o que inclui sempre estar em nossa melhor aparência—devemos lembrar que aparência e estilo ‘são essencialmente não essenciais.’”

Isso me ajudou a entender que ver os espíritos uns dos outros, ou o que está no interior, é o que realmente é importante para encontrar um cônjuge e é a chave para amar os outros e a nós mesmos. Como discípulos de Jesus Cristo, devemos nos concentrar na força do caráter e em nossas identidades como espíritos divinos.

O meu divórcio me machucou muito, mas também me deu uma oportunidade de reavaliar o significado da verdadeira beleza e do valor individual. Se você está com dificuldades para reconhecer o seu valor divino ou o dos outros, considere as seguintes dicas, que me ajudaram a reformular minha perspectiva.

1. Frequente o templo regularmente

No templo, as coisas do mundo ficam em segundo plano e a eternidade é colocada em foco. Quanto mais frequentava o templo e me lembrava dos meus convênios, mais a minha perspectiva limitada mudou para uma perspectiva eterna. O que parece importante nos padrões do mundo não parece tão importante no templo.

Mas esta mudança não acontece da noite para o dia. Ela vem por passar tempo intencional, consistentemente, na casa do Senhor. Como o Presidente Russell M. Nelson ensinou: “cumprir com um convênio no templo não nos restringe, nos capacita. Eleva-nos para além dos limites da nossa própria perspectiva e poder.”

2. Aprenda a ouvir o Espírito Santo

O Presidente Nelson também nos convidou a “aumentar [nossa] capacidade espiritual de receber revelações. Escolha fazer o trabalho espiritual necessário para desfrutar o dom do Espírito Santo e ouvir a voz do Espírito com mais frequência e de modo mais claro.”

Quando escolhermos nos concentrar nas coisas do Espírito ao invés das coisas do mundo, estaremos mais preparados para ouvir as Suas promessas e verdades.

3. Ore por dons espirituais

Alguns dons espirituais podem nos dar o conhecimento e perspectiva que precisamos para entender o nosso valor e o valor dos outros. O Pai Celestial nos exortou a” buscar … sinceramente os melhores dons ” e nos disse que se desejarmos e orarmos por eles, podemos receber o que precisamos (Doutrina e Convênios 46:8; ver também versículo 9).

Os dons de discernimento, caridade e sabedoria são dons que podem ser interessantes estudar e pedir ao Senhor em oração à medida que você procura entender melhor o significado da verdadeira beleza e do valor divino.

4. Siga a palavra da sabedoria

Os nossos corpos são um lindo presente do Pai Celestial. Satanás, que procura destruir o plano de Deus e nunca terá um corpo próprio, ataca este presente sagrado.

Tratar nossos corpos com respeito e descobrir o que eles podem fazer quando nos exercitamos e evitamos substâncias nocivas pode nos ajudar a aprender a valorizar nossos corpos e ajudar outros a fazer o mesmo.

Cuidar da saúde física e da saúde espiritual

5. Concentre-se no Salvador

Quando confiamos em Jesus Cristo, enxergamos a nós mesmos como realmente somos—filhos divinos de Pais Celestiais. À medida que aprendemos a amar a nós mesmos e somos gentis conosco, mesmo quando cometemos erros, o Salvador pode nos ajudar a continuar a crescer e desenvolver Seus atributos.

Irmã Joy D. Jones, ex-Presidente Geral da Primária, disse: “Se o amor que sentimos pelo Salvador e o que Ele fez por nós forem maiores que a energia que canalizamos para a fraqueza, para as nossas inseguranças ou para os maus hábitos, Ele vai nos ajudar a vencer aquilo que nos traz sofrimento. Ele nos salva de nós mesmas.”

Ao esforçar-me para ver os outros como eles realmente são, comecei a olhar para eles de forma diferente. Se me pegasse julgando alguém com base em sua aparência, olharia mais de perto e tentaria ver o que o Pai Celestial vê. Fiquei espantada com a forma como Deus foi capaz de abrir meus os olhos. Parei de notar atributos físicos e comecei a entender o que é verdadeira beleza e valor—a luz de Cristo dentro de cada um de nós.

O Livro de Mórmon fala de Jesus Cristo

Aproximar-se de Cristo

Apesar de ter passado por experiências dolorosas, aprendi a deixar Cristo me curar e a amar o meu corpo e o meu Espírito. O Presidente James E. Faust (1920-2007), que foi Segundo Conselheiro na Primeira Presidência, ensinou: “A convicção de que são filhas [e filhos] de Deus lhes proporcionará consolo e autoestima. Isso significa que poderão encontrar forças no bálsamo de Cristo, que lhes ajudará a enfrentar os sofrimentos e problemas com fé e serenidade.”

O mundo pode ter suas próprias ideias sobre o significado da beleza e do valor divino, mas à medida que nos aproximamos do Pai Celestial e de Jesus Cristo, nossa capacidade de ver através da distorção do mundo e reconhecer a verdadeira beleza crescerá. Que sejamos abençoados por ver a beleza nos outros e em nós mesmos com precisão – da maneira como Eles nos enxergam.

Fonte: ChurchOfJesusChrist.org

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *