fbpx

Como o naufrágio de Paulo se aplica a nossas vidas

Escrituras antigas e literatura antiga estão cheias de histórias angustiantes de marinheiros açoitados pela tempestade. Ainda hoje, Hollywood com certeza ganha muito dinheiro ao vender histórias cheias de drama sobre desastres e catástrofes.

Por que essas histórias são tão atraentes para tantos milhões de pessoas?

Porque essas histórias representam nossas próprias vidas.

Com Deus, somos os heróis da jornada de nossas vidas

Nossas vidas são uma jornada heroica repleta de oportunidades e desafios, dor e perda e, por fim, descoberta e redenção.

Uma jornada em um mar tempestuoso representa, em um microcosmo, nossas vidas. Em uma única história, podemos encontrar muitos dos temas e respostas de nossas próprias jornadas.

Podemos olhar a jornada empreendida por Néfi e sua família. Com fé, ele trabalhou para construir um barco. Com fé, ele se sofreu no mar por causa da dor e das conseqüências das escolhas dos outros. Com fé, ele guiou o barco para a Terra Prometida.

Como Néfi, trabalhamos com fé para construir o navio da vida por meio de escolhas, para atravessar a extensão desconhecida da vida e alcançar a margem mais distante da Terra Prometida, prometida a nós por Deus. Como Néfi, colocamos nossa fé em Deus para nos orientar corretamente. Como Néfi, perseveramos até o fim, através da fé em Deus, quando somos açoitados pela tempestade da vida por causa da dor e das conseqüências de nossas escolhas ou das escolhas dos outros.

Ou podemos olhar para os jareditas. Sua fé os sustentou para confiar em Deus dentro de navios que eram apertados e sem iluminação, exceto pelas pedras miraculosamente brilhantes tocadas pela mão toda-poderosa de Deus. Embora os jareditas fossem freqüentemente submersos pelas terríveis ondas, eles cantavam louvores a Deus. Eles sabiam que quando estavam com Deus, nenhum monstro do mar poderia atacá-los.

Como os jareditas, fomos simbolicamente tocados pela mão de Deus, para nos iluminar com o dom do Espírito Santo, iluminando o caminho através de uma jornada escura. Quando somos sugados por baixo das ondas da vida, nossos corações são iluminados quando expressamos gratidão e cantamos louvores por nossas bênçãos (mesmo através de dificuldades ou quando não nos sentimos gratos). Como os jareditas, confiamos que nenhum monstro, nem mesmo a morte ou o inferno, possa nos manter afastados da Terra Prometida da presença de Deus, se continuarmos a ter fé em Deus.

Paulo e o cálculo da iluminação do navio

O que eu amo sobre o drama do naufrágio de Paulo narrado em Atos 27 é este:

“E, sendo nós violentamente açoitados por uma tempestade, no dia seguinte aliviaram o navio” (v. 18).

Que verdade preciosa está escondida neste verso aparentemente esquecido e muitas vezes negligenciado. Qual é uma das formas mais poderosas de sobreviver a uma tempestade no mar?

Aliviar sua carga!

Quantos de nós, quando sofremos ou lutamos, pensamos em aliviar imediatamente nossas cargas? Jogar ao mar a raiva,o desespero, o orgulho? Para eliminar maus hábitos, pensamentos errados, sonhos fracassados?

Por que queremos levar para a Terra Prometida algo do passado que nos ligasse ao passado? Não queremos nos tornar novas criaturas no Senhor em uma nova terra? Por que prejudicarmos ou pararmos nosso desenvolvimento? Os mares violentos não são a bênção de Deus para nos ajudar a mudar, a crescer, a aceitá-lo plenamente em nossas vidas?

Podemos realmente chegar a um acordo com Deus sem o mar tempestuoso?

Deus não pode salvar aqueles que não precisam de salvação.

Eu agradeço ao Senhor pelos meus mares tempestuosos e o poder, através de Cristo, para aliviar minha carga.

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

Vem e Segue-me – lição 31 – Ministro e Testemunha – Atos 22-28

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *