fbpx

Você tem buscado dons espirituais?

Dons espirituais são bênçãos ou habilidades que nos são dadas pelo poder do Espírito Santo. Os Dons do Espírito são dados para abençoar e beneficiar aqueles que amam o Senhor e procuram guardar Seus mandamentos ( D&C 46:9).

Todo membro fiel da Igreja tem pelo menos um dom espiritual, e o Senhor incentiva Seus filhos a “procurar com zelo os melhores dons, lembrando sempre por que são dados” (D&C 46:8). As escrituras ensinam a respeito de muitos dons do Espírito:

O conhecimento de que “Jesus Cristo é o Filho de Deus e que foi crucificado pelos pecados do mundo” (D&C 46:13).

domingo de páscoa

A capacidade de acreditar nas palavras daqueles que testificam de Jesus Cristo (ver D&C 46:14).

O conhecimento das “diferenças de administração” (D&C 46:15; I Coríntios 12:5). Esse dom é usado para administrar e liderar a Igreja.

O conhecimento das “diversidades de operações”, que ajuda as pessoas a discernir se um ensinamento ou uma influência vem de Deus ou de outra fonte (D&C 46:16; I Coríntios 12:6–7).

O dom da “palavra de sabedoria” (I Coríntios 12:8; D&C 46:17). Isso não se refere à lei conhecida como Palavra de Sabedoria (D&C 89). Em vez disso, trata-se do dom da sabedoria — a capacidade de usar o conhecimento de modo justo.

vida bagunçada em santa

O dom da “palavra de conhecimento” (I Coríntios 12:8; D&C 46:18).

A capacidade de ensinar pelo poder do Espírito Santo (Morôni 10:9–10; ver também D&C 46:18).

O dom da fé ( I Coríntios 12:9; Morôni 10:11).

O dom de “ter fé para serem curados” (D&C 46:19).

O dom de “ter fé para curar” (D&C 46:20; I Coríntios 12:9; Morôni 10:11).

cura

“A operação de milagres” (I Coríntios 12:10; D&C 46:21; Morôni 10:12).

O dom da profecia (ver I Coríntios 12:10; Morôni 10:13; D&C 46:22). O Apóstolo João ensinou que “o testemunho de Jesus é o espírito de profecia” (Apocalipse 19:10).

Ver anjos e espíritos ministradores (Morôni 10:14).

“O discernimento de espíritos” (I Coríntios 12:10; D&C 46:23).

O dom de falar em diversos idiomas ou línguas ( I Coríntios 12:10; Morôni 10:15; D&C 46:24).

O dom da “interpretação de línguas” (I Coríntios 12:10; D&C 46:25; Morôni 10:16).

Diversos dons

Há ainda muitos outros dons que poderíamos citar como espirituais – o dom da caridade, o dom de chorar com os que choram, de consolar os que necessitam de consolo, o dom de perdoar, o dom de servir, o dom de obedecer, o dom de cozinhar, o dom de cantar, o dom de ensinar e tantos outros. Afinal, todos os dons podem ser usados para abençoar espiritualmente a vida daqueles que nos cercam.

Esses e outros dons espirituais relacionados nas escrituras são apenas alguns exemplos dos muitos dons do Espírito. O Senhor abençoa Seus filhos de várias maneiras, de acordo com sua fidelidade, suas necessidades e as necessidades daqueles que eles servem.

No entanto, um ponto importante que devemos sempre nos lembrar, é de que o Senhor irá nos abençoar com dons espirituais somente se nós desejarmos. Ele pode estar com um dom espiritual para nos conceder em sua mão, mas se não desejarmos Ele irá respeitar nosso livre arbítrio, compreende?  Precisamos buscar por esses dons.

Você está buscando por esses dons espirituais?

Buscamos pelos dons espirituais quando:

1)   Buscamos a Ele em cada pensamento.

Em Doutrina e Convênios 6:36 lemos: “Buscai-me em cada pensamento; não duvideis, não temais.” Uma das formas de buscar pelos dons espirituais, é buscarmos a Ele, em cada momento, em cada ação de nossas vidas. Muitas vezes, nos vemos em situações difíceis e embaraçosas, mas podemos recorrer a Ele, sem duvidar e sem teimar.

Quando assim fazemos, Ele nos abençoa com o dom espiritual necessário para prosseguir nossa caminhada e abençoar não somente nossa vida, mas também a vida daqueles que estão ao nosso redor.

2)   Abrimos mão de nossa vontade para fazer a vontade Dele.

Os dons espirituais são concedidos aos mansos de coração. São concedidos àqueles que buscam em primeiro lugar, fazer a vontade do Senhor ao invés de satisfazer suas próprias vontades. É muito fácil seguir nossas paixões e nossos desejos, mas é extremamente difícil professar como Cristo “não se faça a minha vontade, senão a tua” (Lucas 22:42). No entanto, quando assim fazemos, mostramos ao Senhor, que conosco Ele pode confiar. Estamos transmitindo assim como Maria, a mãe de Jesus, que nós somos seus servos e que em nós pode ser cumprida sua santa vontade. (Lucas 1:38)

3)   Guardamos seus mandamentos.

“Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15). Guardar os mandamentos é nitidamente uma expressão de nosso amor a Deus. E quando guardamos os mandamentos, estamos dizendo que nós O amamos. E então, recebemos também seu amor divino, em forma de dons espirituais diversos.  

Esses dons poderão ainda abençoar a vida de muitos outros. Ele nos abençoa para podermos abençoar a tantos outros.

4)   Servimos.

Há um dito popular que diz que “quem não vive para servir, não serve para viver”. Como discípulos de Cristo, precisamos procurar sempre oportunidades de servir ao próximo. Muitas vezes, não serão grandes feitos, grandes ações ou grandes conquistas. Pode nos ser solicitado lavar uma louça, cuidar de uma criança, trocar uma lâmpada, cortar a grama, estender roupas no varal etc.

Na maioria das vezes, inclusive, não nos será solicitado, mas sim, precisaremos estar atentos para notar as necessidades daqueles ao nosso redor. Mais importante que o que somos designados a fazer, é como fazemos aquilo para o qual fomos designados.

A escritura de Mosias 2:17 deve permear nossas ações diárias para que nunca nos esqueçamos de que: “quando estais a serviço de vosso próximo, estais somente a serviço de vosso Deus.”

5)   Mantemo-nos dignos.

“Pois eu, o Senhor, não posso encarar o pecado com o mínimo grau de tolerância”. (D&C 1:31). À medida que nos arrependemos de nossos pecados, tornamo-nos limpos e dignos da confiança e das bênçãos do Senhor. Mostramos ao Senhor, que Ele pode contar conosco nos abençoado com dons espirituais, à medida que mantemo-nos dignos.

A cada vez que buscamos fazer o correto mais difícil, ao invés do errado mais fácil, o Senhor se alegra com nossa decisão e então, poderemos ser abençoados com dons espirituais devido a nossa fidelidade e devoção.

6)   Pedimos.

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque todo aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e ao que bate, se abre” (Mateus 7:7-8).  Quando precisamos ou quando queremos algo de alguém, o que devemos fazer? Pedir não é? E de forma semelhante, deve acontecer também com os dons espirituais. Buscamos aos dons espirituais quando pedimos por eles. O Senhor de antemão, sabe do que nós precisamos.

Todavia, Ele deseja que nos acheguemos a Ele. Busquemos a Ele através da oração.  E através da oração possamos solicitar que nos abençoe com determinados dons espirituais.

Há muitas formas de buscarmos os dons espirituais. O Presidente Oaks, do Quórum dos Doze, ensinou que os dons do Espírito “podem conduzir-nos a Deus, servir-nos de escudo contra o poder do adversário, compensar a nossa falta de capacidade e consertar as nossas imperfeições”. (“Spiritual Gifts”, Ensign, setembro de 1986, p. 72.)

Há uma citação, do Élder Orson Pratt, que foi membro do Quórum dos Doze, que diz:

“Os dons espirituais são distribuídos entre os membros da Igreja de acordo com sua fidelidade, situação, habilidades naturais, deveres e chamados, de modo que o grupo, como um todo, seja devidamente ensinado, confirmado, aperfeiçoado e salvo”. (Masterful Discourses and Writings of Orson Pratt. N. B. Lundwall (org.), 1953, p. 571.)

Em conclusão, todos nós podemos receber dons espirituais. Na verdade, todos nós já possuímos uma porção deles. Contudo, nós podemos ser aperfeiçoados sempre. Podemos tal como Jesus, crescer em estatura, sabedoria e graça (Lucas 2:52) e é esse o desejo de nosso Pai Celestial. Afinal, “portanto, que tipo de homens devereis ser? Em verdade vos digo que devereis ser como eu sou” ( 3 Néfi 3:27).

Relacionado:

| Inspiração
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
casal recebe no templo mensagem da filha que não nasceu
Casal ouve no templo mensagem da filha que não nasceu
Algo que talvez não entendemos direito sobre a negação de Pedro

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *