fbpx

O que fazer quando tudo esta dando errado

O que fazer quando tudo está dando errado?

Espere um instante! Pense bem: não esta dando tudo errado! Embora talvez você esteja tendo esse sentimento. Sem menosprezar a dor e a profundeza das provações é preciso entender que as dificuldades pelas quais passamos são suportáveis e é possível vencer todas essas coisas. O que fazer?

Certamente não é fácil quando um ente querido segue “o caminho de toda Terra” (Helamã 1:2) e nos deixa, às vezes repentinamente; ou quando estamos desempregados, sem enxergar uma solução para manter nossa família; ou quando os relacionamentos são sufocados pela discórdia e desconfiança; ou quando estamos tão envolvidos com o pecado – mesmo viciados – e não vemos possibilidade de libertação; ou ainda: quando sentimos um vazio tão grande, que nem desejamos acordar no próximo dia.

Quando passamos por agustia, tristeza e grande sofrimento – quando as promessas de Deus parecem tão distantes que para nós se tornam impossíveis – então é o momento de lembrar e fazer algumas das seguintes coisas:

7 CONSELHOS

Primeiro

Avaliar nossa vida. Quando a gigantesca onda da provação e da adversidade recai sobre nós é natural fazermos algumas perguntas duras. Essa autoavaliação é sadia se feita à maneira do Senhor. E qual essa maneira? As escrituras e os profetas ensinam que devemos ter esperança, orar sempre, ser otimista, considerar o plano eterno e trabalhar com fé. Então, minha sugestão é: retire-se para um lugar calmo onde possa ponderar. Ore à Deus e apresente seus problemas, seus motivos e peça ajuda. Reveja sua vida e pergunte-se: Estou onde deveria estar? Estou fazendo algo que desagrade à Deus? Preciso deixar de fazer ou pensar algo? Preciso começar a fazer alguma coisa? Depois de refletir sobre essas questões da alma determine em seu coração que melhorará. Talvez seja apropriado fazer ou renovar um convênio com Deus, solicitando Sua ajuda divina para cumprir o prometido.

Segundo

Quando as coisas dão errado é bom refletir se você esta fazendo as coisas pequenas e simples que o Senhor exige: orar diariamente, estudar as escrituras, servir ao próximo, realizar a noite familiar, ser assíduo nas reuniões da Igreja, pagar um dízimo honesto, ir ao Templo, entre outras. Caso não esteja fazendo alguma dessas coisas, ou reconheça que precise melhorar nelas, use a Expiação e se arrependa! Cumprir esses mandamentos concede “aquela felicidade que esta preparada para os santos” (2 Néfi 9:43, ver também Mosias 2:41)

Terceiro

Procurar as Bênçãos. Nos momentos de introspecção também é saudável fazer o exercício consciente de contar as bênçãos. Talvez seja melhor até enumerá-las escrevendo-as. Comece com você mesmo: e observe ao redor. O Presidente Thomas S. Monson disse: “Independentemente das circunstâncias, todos temos muito pelo que agradecer, se simplesmente pararmos para contar nossas bênçãos.” [1] Se não conseguir ver muitas bênçãos em sua vida ore para que Deus lhe dê o “espírito de gratidão” [2]. Você é sem dúvida muito abençoado!

Quarto

Lembrar-se das promessas. Deus fez promessas sagradas à você. Mesmo que você não lembre delas elas ainda assim são válidas! Algumas dessas promessas foram feitas na vida pré-mortal, antes de você nascer. Outras foram dadas aqui, ao nasceres, ao serdes batizado, ao receberdes uma bênção do sacerdócio – como uma bênção de conforto ou a bênção patriarcal. Outras promessas foram-te dadas no Templo. Deus não mente, e sempre cumpre suas promessas. Mas isso é feito do modo e no tempo Dele. E mediante a nossa obediência. Lembrar-nos das promessas ajudar-nos-á a ter esperança e amor para com Deus e todos os homens. Adoro essas palavras do Presidente Henry B. Eyring: “A demora do Senhor com frequência parece longa; às vezes dura a vida inteira. Mas ela sempre é planejada para abençoar.” [3]

Quinto

Estudar as escrituras e ouvir os profetas. As escrituras e as palavras dos profetas são uma das maneiras que Deus responde nossas petições. É útil lê-las com fervor e atenção. Você verá que as escrituras contém histórias com princípios que se aplicam a sua própria situação. Que bênção possuir escrituras sagradas que nos ajudam nas mais diversas circunstancias de nossa vida! “Quando queremos falar com Deus, oramos; e quando queremos que Ele fale conosco, estudamos as escrituras!” [4]

Sexto

Ouvir o conselho de nosso entes queridos, amigos e líderes locais da Igreja. Ouvir, ou dar ouvidos, aos pais, cônjuge, filhos, amigos e bispo é sábio – pois eles muitas vezes são como anjos de Deus, que estão preparados para abençoar-nos com conselhos, força e fé. Devemos deixar nosso orgulho de lado e também nosso julgamentos equivocados – e escutar sinceramente. Seus conselhos devem ser ponderados junto com a oração pessoal – então, tais conselhos poderão tornar-se um escudo e proteção – e até uma força para o bem.

Sétimo

Permitir ser confortado. Muitas vezes somos como Enoque: quando não entendemos o plano completo de Deus ficamos com a alma amargurada  e choramos dizendo aos céus: “Recusar-me-ei a ser consolado” (Moisés 7:44). Mas temos que aceitar o convite de Deus: “Anima-te e alegra-te e olha“. Ao olharmos para nós mesmos e para Deus, ao verificarmos as bênçãos que recebemos e as promessas que merecemos – e ao pensarmos em Cristo – receberemos aquela paz preciosa que Ele prometeu (João 14:27). Portanto não deixemos que a culpa de coisas já resolvidas nos atormente; não deixemos que o desanimo cegue nossa visão espiritual e congele nossas pernas; não deixemos de fazer o bem a nós mesmos, a nossa família e a outros. Vamos levantar a cabeça, regozijar-se e colocar a nossa confiança em Deus – porque Ele é o mesmo Deus de milagres de nossos pais Abraão, Isaque e Jacó – o mesmo Deus que sustentou Israel com maná e os libertou (Mosias 7:19-20).

Jesus Cristo MórmonOitavo

Agir. Talvez o mais importante de tudo o que escrevi seja agir para o bem. É quando servimos ao próximo que sentimo-nos servidos por Deus. E quando estamos empenhados em salvar os outros acabamos por salvar a nós mesmos (observe D&C 4:2 e 4 – ao servirmos trazemos salvação a nossa própria alma). Por isso é bom dedicar-nos a uma boa causa. Nosso serviço pode ser simples: visitar uma viúvas, ajudar um irmão nas tarefas da escola, pregar o evangelho com os missionários, arrumar um chuveiro de um vizinho – há centenas de maneiras de ajudar. Mas façamos algo. Nosso profeta incentivou-nos: “Há pessoas necessitadas em toda parte, e todos nós podemos fazer algo para ajudar alguém.” [5] O Presidente David O. McKay fez a seguinte declaração: “A maior felicidade do homem vem quando ele se entrega inteiramente ao serviço ao próximo” [6]

Um dia compreenderemos porque algumas vezes nossas orações não são imediatamente respondidas e porque temos que passar pela dura estrada do sofrimento e solidão. Nesta ocasião futura sentiremos grande gratidão e veremos que nenhuma dor ou provação foi em vão -e que tudo, na verdade, foi para nosso bem eterno.

Para terminar gostaria de mencionar o que o Senhor disse a seus santos quando estavam sendo expulsos do Missouri – e passando por uma das mais tenebrosas épocas da História da Igreja. Procure pensar que essas palavras são direcionadas a você, porque são mesmo: “EM verdade vos digo, meus amigos [pode ser útil colocar seu nome aqui]: Não temais; que se console vosso coração; sim, regozijai-vos sempre e em tudo dai graças; Esperando pacientemente no Senhor, porque vossas orações chegaram aos ouvidos do Senhor de Sabaote [ou Senhor dos Exércitos] e estão registradas com este selo e testamento – o Senhor jurou e decretou que serão atendidas. Portanto ele vos faz essa promessa, com um convênio imutável de que serão cumpridas; e todas as coisas que vos tiverem afligido reverterão para o vosso bem e para a glória do meu nome, diz o Senhor.” (D&C 98:1-3)

_____________

NOTAS

[1] “O Divino dom da Gratidão“, Conferência Geral Outubro de 2010.

[2] O Presidente Dieter F. Uchtdorf ensinou: “Podemos decidir ser gratos, não importa o que aconteça.

Esse tipo de gratidão transcende tudo o que esteja acontecendo a nosso redor. Sobrepuja o desânimo, a frustração e o desespero. Floresce lindamente tanto na gelada paisagem de inverno quanto no agradável calor do verão.

Se formos gratos a Deus em nossas circunstâncias, podemos vivenciar uma doce paz, em meio à tribulação. Mesmo na aflição, podemos elevar nosso coração em louvor. Na dor, podemos gloriar-nos na Expiação de Cristo. No frio da amarga tristeza, podemos sentir a proximidade e o calor do abraço do céu.

Às vezes, achamos que ser gratos é algo que fazemosdepois que nossos problemas forem solucionados, mas que visão terrivelmente limitada é essa! Perdemos muito na vida por esperarmos ver o arco-íris antes de agradecermos a Deus pela chuva.

Ser gratos em momentos de aflição não significa que estejamos contentes com nossa situação. Significa, sim,que pelos olhos da fé olhamos para além de nossas dificuldades atuais.

Essa não é uma gratidão dos lábios, mas da alma. É uma gratidão que cura o coração e expande a mente.” (Conferência Geral Abril de 2014)

[3] “Onde está o pavilhão?” Conferência Geral, Outubro de 2012

[4] “As Santas Escrituras: o Poder de Deus para nossa Salvação”, Elder Robert D. Hales, Conferência Geral, outubro de 2006.

[5] “O que fiz hoje por alguém?”, Conferência Geral Outubro de 2009.

[6] David O. McKay, Conference Report, outubro de 1963, p. 8.

Saiba mais sobre o tema

| Inspiração
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Jason Smyth, atleta Paralímpico que fará uma reunião no Rio de...
Mulher mórmon falando sobre perdão
Perdão de Acordo com a Ciência e a Religião

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *