fbpx

Como “incluir” a história da família no que já estamos fazendo

Uma verdade quase universal sobre a paternidade é a luta para fazer com que as crianças comam qualquer coisa com folhas ou verde. Como mãe, ouço frequentemente piadas sobre a aversão das crianças aos vegetais e as formas criativas como os pais fazem com que os seus filhos os comam.

Desde colocar vários tipos de espinafre em smoothies e massas até atrair as crianças com um “sorvete verde” especial feito de ervilhas congeladas, os cuidadores – inclusive eu – continuam encontrando maneiras inovadoras de garantir que as crianças obtenham os nutrientes importantes de que precisam dos vegetais.

Numa comparação espiritual, a história da família parece ser um dos “vegetais” do evangelho tanto para pais como para filhos. E, no entanto, é um ingrediente importante em cada uma de nossas “dietas” espirituais — ajudando-nos a coligar Israel, a fortalecer nossa família, a incentivar o trabalho no templo e a ter uma noção de quem somos e de onde viemos.

O que talvez não percebamos é que é fácil “incluir” a história da família em coisas que já estamos fazendo em nossa vida e em nossa família. Veja a seguir algumas idéias para você começar.

Dê significado às férias

As férias são uma oportunidade de fazer uma pausa na vida normal e se divertir. Mas onde e como você passa as férias também pode fazer a diferença.

Por exemplo, meu marido e eu recentemente levamos nossos filhos em uma viagem às cidades natais de seus avós. Esses avós (meus pais) vieram conosco e, embora tivéssemos feito muitas atividades esperadas de férias, como comprar souvenirs e aproveitar a vida ao ar livre, todas as nossas paradas foram planejadas em locais importantes para a família.

Visitamos primos e bisavós, andamos pelos templos, colocamos flores nas lápides dos familiares e passamos de carro por locais que eram importantes para meus pais. Tiramos dezenas de fotos e frequentemente gravava meus pais contando histórias sobre as coisas que nos mostravam.

Nossos filhos podem não se lembrar de todos os lugares que vimos, mas esperamos que eles se lembrem da sensação de criar lembranças familiares importantes e de passar bons momentos com seus parentes.

Se uma viagem construída em torno de memórias familiares parece muito pesada, existem outras maneiras de “infiltrar” a história da família nas férias.

Por exemplo, muitas famílias têm tradições anuais de visitar parques nacionais, praias ou outros locais juntos. Até mesmo visitar parentes próximos para o almoços de domingo ou fazer livros de recordações de suas viagens juntos ajuda a moldar e preservar a história de sua família.

Noite de cinema em família

Com tantas memórias digitais, agendar um horário para uma verdadeira noite de cinema em família sobre sua família é mais fácil do que nunca. E se sua família já tem uma tradição regular de noites de cinema, pode ser tão simples quanto trocar um filme de aventura por uma noite de reminiscências.

Escolha uma noite para compartilhar histórias de família ou ver álbuns de recordações, álbuns de fotos e vídeos antigos. Você pode tornar essa noite uma tradição para uma ocasião especial ou simplesmente escolher um dia aleatório.

Meu marido e eu comemoramos recentemente nosso aniversário e decidimos dar uma olhada em nosso álbum de casamento com nossos filhos pequenos. Eles gostaram de olhar as fotos e apontar itens que ainda reconhecem pela casa, como o enfeite de bolo de casamento e o buquê da mamãe.

Nossos filhos também gostam de ver fotos ou vídeos de quando eram mais novos e, para ser sincera, eu também. Lembro-me de passar horas quando era adolescente com meus irmãos e pais assistindo a vídeos antigos da câmera de vídeo do meu pai e lembrando daqueles momentos que caso contrário, me esqueceria completamente.

Pode ser interessante: A esquecida e provavelmente mais importante benção da História da Família

Cozinhe tradições

Li recentemente sobre uma mulher que visita túmulos que contêm receitas. Ela fotografa a receita, cozinha em casa e depois leva as delícias culinárias de volta à lápide da pessoa a quem pertencia. Isso me tocou como uma bela maneira de manter a memória de alguém.

Mas mesmo que as lápides dos seus parentes não contenham receitas familiares secretas, a comida ainda pode ser uma parte importante (e fácil) para lembrar de nossos antepassados.

Um livro de receitas especial contendo receitas de família e algumas das histórias e tradições por trás delas ainda é um pertence precioso entre meu marido e seus irmãos – uma lembrança dos parentes de onde vieram as receitas e de sua mãe, que já faleceu.

Da mesma forma, minha avó guardava dezenas de receitas manuscritas que foram transformadas em um lindo livro depois que ela faleceu. Eu me senti mais próxima dela vendo sua caligrafia, lendo suas anotações pessoais sobre diferentes receitas e ingredientes e imaginando-a cozinhando em sua pequena e aconchegante cozinha.

Que receitas ou pratos favoritos foram transmitidos na sua família? De quais novas receitas sua família gosta? Escolher uma receita de família para experimentar no jantar, compilar seu próprio livro de receitas de família ou continuar uma tradição culinária podem ser maneiras simples de incorporar a história da família em sua família.

RootsTech

Visitas familiares

Muitos de nós temos familiares que nos visitam ou que visitamos, mesmo que seja apenas ocasionalmente. As visitas familiares são a desculpa perfeita para folhear os álbuns de recortes da família, lembrar aos nossos filhos quem eles são parentes e quem visitarão, e uma maneira fácil de compartilhar histórias.

Quando estar juntos fisicamente não é possível, videochamadas, telefonemas ou até mesmo cartas podem ser igualmente significativas. Jamais me arrependerei de termos ajudado minha avó em outro país a aprender como conversar por vídeo para que ela pudesse “conhecer” meu filho antes de falecer.

E meus filhos adoram receber cartões de aniversário e de Natal dos bisavós que moram longe. Sempre que ajudamos nossos filhos a se conectarem com seus parentes, estamos fazendo a história da família.

Histórias de ninar

Você tem histórias familiares populares que adora ouvir ou recontar? Digite-as e compile-as em um livro de histórias familiares para a hora de dormir. Uma das histórias de ninar favoritas do meu filho é um álbum de recortes que sua avó fez para ele sobre o dia em que trouxemos seu irmãozinho do hospital para casa. É a maneira perfeita de compartilhar histórias e memórias de família e, ao mesmo tempo, ajudar seus filhos a aprender a ler.

Tradições significativas

Às vezes pode parecer mais fácil ver o que organicamente se torna uma tradição familiar, em vez de escolher uma conscientemente. Mas quando escolhidas e executadas cuidadosamente, as tradições podem tornar-se uma excelente forma de transmitir a história da família e fortalecer os laços familiares.

Pense na sua própria infância: existe alguma tradição familiar que você teve enquanto crescia ou que você conhece pela sua história de sua família e que deseja iniciar? Ou existe uma tradição totalmente nova que seria significativa para sua família agora?

Recentemente me deparei com uma linda história de uma família que fez suas próprias férias para celebrar a criação de sua família. Era perfeito para a família porque, mesmo que os membros individuais não estivessem todos juntos nos principais feriados tradicionais, eles sempre sabiam que passariam algum tempo juntos nas férias especiais em família.

Tal como esta família fez, você pode criar ou continuar tradições que não só façam sentido para a situação da sua família, mas que também possam construir relações familiares e um sentimento de pertencimento.

Fale sobre o templo

Você não precisa ter uma recomendação ou ser capaz de explicar tudo o que acontece no templo para que seus filhos se interessem pelo trabalho que é feito nesses lugares sagrados.

Visitar o templo por conta própria, passear por ele com seus filhos pequenos e incutir amor e apreço pelo templo é uma ótima maneira de abrir a porta para futuras conversas e entusiasmo sobre fazer o trabalho do templo por seus antepassados.

Existem muitas outras maneiras de envolver nossos filhos na coligação de Israel e no aprendizado sobre a história da família. Adoro que uma atualização recente do Manual da Igreja enfatize a organização do FamilySearch.

Coligar Israel, mesmo numa família com uma história bem documentada, é uma decisão ativa. Significa não apenas saber de onde viemos, mas aprender como torná-lo parte de nossas vidas e crescer por causa disso.

Ao apresentarmos aos nossos filhos esse importante combustível para seguirem o caminho do convênio, provavelmente encontraremos respostas para perguntas, lições das experiências de nossos antepassados, histórias de fé e milagres, coragem para seguir em frente e talvez até mesmo conforto ao encontrar alguém — até mesmo alguém que viveu há muito tempo – que passou por desafios semelhantes.

Nos aproximaremos de Cristo e uns dos outros e, assim como os benefícios físicos dos vegetais, nosso espírito será nutrido e teremos a energia necessária para continuar seguindo o caminho do convênio.

Fonte: LDS Living

Veja também: Quiz: O quanto você sabe sobre batismo vicário

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *